Solidariedade com a ACORDI

Publicado em: 03/08/2010 às 11:39
Solidariedade com a ACORDI

Comissão de Comunicação Solidariedade à ACORDI.

Nesta última quarta-feira (28/07) iniciou-se a ação de despejo da comunidade tradicional dos Areais da Ribanceira de Imbituba. Esta comunidade, representada oficialmente pela ACORDI (Associação Comunitária Rural de Imbituba) desde 2002, já enfrenta conflitos pela sua permanência na terra desde meados da década de 70.

Para quem ainda não conhece, esta área caracteriza-se como um verdadeiro patrimônio histórico, ambiental e cultural existente, sobretudo, devido a presença de uma comunidade tradicional de agricultores e pescadores artesanais que há gerações e gerações se mantiveram na área como verdadeiros guardiões da biodiversidade local. Cultivando principalmente diversas variedades de mandioca e coexistindo com o extrativismo sustentável do butiá.

A ação de despejo contou com a força tarefa de aproximadamente cinqüenta Policiais Militares, somados a cavalaria e a Polícia de Patrulhamento Tático. Iniciaram com a destruição da casa da família do Seu Antero (62 anos), posteriormente, a casa de Seu Zé Farias (72 anos), Seu Valentim (78 anos) e Seu Nei (62 anos).

Agora se encontra sob ameaça de desapropriação e destruição o coração da ACORDI, a sede da associação e o engenho de farinha coletivo (recém inaugurado na 7ª Feira da Mandioca). Neste domingo ocorreu na sede da associação a celebração de uma missa em solidariedade a luta dos agricultores e desde então iniciou-se também o estado de vigília permanente em defesa desta população.

Vimos assim, por meio desta, convocá-los a somar-se a esta luta. A ACORDI está aberta para receber e alojar todos os apoiadores da causa. Não é necessário se preocupar com alimentação, tragam apenas cobertores, agasalhos, colchão e objetos pessoais. Recorremos assim, a força, persistência, solidariedade e união de quem sabe e acredita na luta do povo.

Convidamos também todos e todas que puderem participar da reunião que ocorrerá nesta quinta-feira (05/08) às 17:00h na sede da ACORDI para discutir os impactos sócio-ambientais dos projetos e empreendimentos projetados para Imbituba, bem como para o  todo o litoral de Santa Catarina e outras regiões do país.

Atenciosamente,

Comissão de Comunicação Solidariedade à ACORDI

Foto: Mateus Pinho Bernardes.

Para acesso as fotos e mais informações acesse:

http://imbitubaurgente.blogspot.com/

http://www.enovasproducoes.blogspot.com/

http://assessoriajuridicapopular.blogspot.com/2010/07/despejo-em-imbituba-mas-essa-gente-ai.html>

http://picasaweb.google.com.br/mateus.hist/DesocupacaoAreaisDaRibanceira28072010?authkey=Gv1sRgCInrjfz9zoTSNw&fgl=true&pli=1#

Deixe uma resposta