Sofia Batuta Apresenta “Catarina Maçaroca” (2013)

Publicado em: 28/11/2013 às 07:25
Sofia Batuta Apresenta “Catarina Maçaroca” (2013)
DVD_capa
Capa do DVD

 Hoje o Solo Catarina traz um presente para vocês: o DVD do espetáculo Catarina Maçaroca, do grupo blumenauense Sofia Batuta.

Este texto não é uma resenha. Como integrante da extinta banda, julgo impossível escrever uma crítica impessoal sobre este trabalho, que ao mesmo em que representa a realização de um sonho pessoal e a melhor fase do grupo, também simboliza o encerramento de suas atividades. No entanto, algumas explicações são importantes para situar os leitores do blog quanto ao material aqui disponibilizado.

Sofia Batuta Apresenta “Catarina Maçaroca” consistiu em um projeto artístico-pedagógico que circulou nas escolas públicas de Blumenau no ano de 2012, com recursos do Fundo Municipal de Apoio à Cultura do mesmo município. Trata-se da proposta corajosa de realizar um espetáculo totalmente voltado à cultura catarinense, e levá-lo aos espaços educacionais.

O espetáculo Catarina Maçaroca reverencia a musicalidade dos folguedos do Boi-de-Mamão, Terno de Reis, Cacumbi e das Festas do Divino Espírito Santo. Além disso, também releva alguns dos artistas responsáveis pela consolidação de uma identidade sonora catarinense no cenário artístico-cultural, tais como os grupos Engenho, Expresso Rural, Dazaranha, Tribuzana, Primavera nos Dentes, Tijuquera, Tarrafa Elétrica, Cravo-da-Terra, além dos grandes compositores Valdir Agostinho, Orlando de Mello (Neco) e Carlos Niehues.

Em consonância com os parâmetros legais que protegem o direito autoral das canções interpretadas no show, o Sofia Batuta estabeleceu contato com todos os compositores acima (no caso de Carlos Niehues, já falecido, falamos com Aninha Niehues, sua esposa, que detém os direitos das canções). Neste sentido, um fator importante deve ser relatado: TODOS, sem exceção, concederam os direitos de gravação e apresentação da música, tão logo souberam que se tratava de um projeto cuja finalidade maior era valorizar a cultura local e torná-la objeto de abordagem pedagógica.

Estes contatos foram registrados através de videoentrevistas, as quais permeiam este trabalho de duas maneiras: entre as faixas do show, são exibidos trechos referentes ao processo de composição das músicas interpretadas. Além disso, o DVD traz um documentário anexo (com roteiro assinado por Ana Russi e Josi Lahorgue) no qual estes artistas falam sobre a cultura catarinense, sua influência nos trabalhos artísticos, a importância da relação entre a cultura local e a educação e, sobretudo, o delicado assunto que é a atenção do poder público com relação ao cenário artístico-cultural local. Além dos artistas supracitados, contamos também com a participação de pessoas com notório saber acerca destes assuntos: Joi (historiador e diretor do Núcleo de Estudos Açorianos da UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina), Janga (curador da Casa de Cultura Açoriana), Dona Vá (rendeira da Lagoa da Conceição) e Melita Bona (professora do Curso de Licenciatura em Música pela FURB – Universidade Regional de Blumenau).

Há que se ressaltar também, uma grande preocupação do Sofia Batuta em realizar uma produção que trouxesse o máximo de referências à paisagem cultural do estado. Para tal, a produção do espetáculo contou com uma cenografia cuidadosamente elaborada a partir de trabalhos dos artistas visuais Telomar Florêncio (autor do painel de fundo) e Deda Silveira (confecção dos bonecos). Também a pipa de Valdir Agostinho, as rendas de Dona Vá e os diversos brinquedos e objetos cênicos – coletados entre as entrevistas ou concedidos por amigos – contribuem para um espetáculo multilinguagem.

Durante o show, a apresentadora Josi Lahorgue traz esclarecimentos e curiosidades sobre o cenário artístico e cultural catarinense. São pequenos textos, resultantes de pesquisas realizadas pelo grupo ao longo do processo de produção.

Em sincera autocrítica, posso adiantar que várias coisas poderiam ter sido feitas de outro jeito – sentimento que sempre transborda, ao final de projetos como este. A título de explicação, esclareço que foi o primeiro (e único) projeto do grupo financiado por fundo público. Dada a inexperiência do Sofia Batuta com ações desta categoria, dá pra imaginar o que significou para nós o compromisso de realizar um espetáculo do porte do Catarina Maçaroca na estrutura escolar pública, para então gravar e registrar em DVD – tudo isso com o apoio financeiro no valor de… dez mil reais. Isso mesmo: dez mil reais. Saliento, pois, que um projeto com tamanha proporção só se realizou porque contou com a gentileza de inúmeras pessoas. O Catarina Maçaroca foi uma concepção que se expandiu para além de quatro integrantes, e só se concretizou a partir da boa vontade de um coletivo ainda maior.

Também merecem ressalva as dificuldades de realização da gravação do projeto. O Sofia Batuta era formado por 3 professores de música e uma psicóloga. Todos os integrantes trabalhavam em outras atividades (a dura vida de artista). O espetáculo foi gravado durante a semana, à noite, na FURB – Universidade Regional de Blumenau, o que custou o tempo livre (pois quem conseguiu dispensa do trabalho passou o dia na montagem) e o cansaço (pois quem teve que trabalhar, seguiu direto do expediente para o espetáculo) de todos. Pode parecer exagero, mas toda vez que percebo uma falha minha nos vocais, lembro-me que tinha dado aula o dia todo, e cheguei à gravação com a voz já demasiado cansada…

Apesar de tudo (e nem 10% do “tudo” foi relatado aqui), o DVD ficou pronto. E está agora disponível para quem quiser usá-lo em nome do fortalecimento da cultura catarina. Espero, sinceramente, que apreciem e o expandam. Não se intimidem a enviar suas opiniões, elas serão bem-vindas – até porque cada integrante do grupo seguiu um determinado caminho profissional, e o aprendizado desta experiência será levado adiante em nossos projetos individuais.

Como já deu pra perceber, ao longo deste post, todos os vídeos do show (na ordem de apresentação) estão disponíveis para visualização, além do documentário, que foi dividido em três partes. Fiquem à vontade para fazer download deste material, clicando nos links abaixo:

DOWNLOAD DO SHOW (COMPLETO)

DOWNLOAD DO DOCUMENTÁRIO (COMPLETO)

DOWNLOAD DOS ÁUDIOS DAS MÚSICAS (em mp3)

DOWNLOAD DO MATERIAL IMPRESSO (capa do DVD e folder) 

Também temos cópias físicas do DVD disponíveis. Caso queiram uma versão física do DVD, entrem em contato comigo, clicando aqui e preenchendo o formulário. Ou podem diretamente mandar mensagem para o meu perfil no Facebook ou pelo e-mail [email protected] Usem estes canais, também, para enviarem seus pareceres/opiniões sobre o trabalho.

Um grande abraço e vida longa à cultura catarina!

Fonte: http://solocatarina.blogspot.fr/2013/11/sofia-batuta-sofia-batuta-apresenta_21.html

Deixe uma resposta