Sinte/SC mantém posicionamento em defesa dos direitos da categoria

Por Claudia Weinman, para Desacato. info. 

Após o ato de posse da nova diretoria executiva e dos novos conselheiros, realizado em Florianópolis, no dia 20 de agosto, representantes do Sinte Estadual mantém posicionamento em defesa dos direitos da categoria. Ao conceder entrevista ao Sinte Regional de São Miguel do Oeste, o Professor e Coordenador Estadual do Sinte, Aldoir José Kraemer, falou sobre as perspectivas e lutas nesse novo período vivenciado pelo Sindicato.

Segundo ele, os/as trabalhadores/as não vão permitir que os golpistas tenham êxito. “Com a limitação de nossos direitos, estamos perdendo muito. Corremos o sério risco de termos as escolas terceirizadas e uma aposentadoria depois dos 70 anos. Não é possível que não tomemos posicionamento frente a isso. Por isso precisamos ter unidade, determinação para não deixar que os direitos sejam retirados”.

Kraemer destacou que no mês de setembro, será realizado um grande ato em Florianópolis na defesa dos direitos. “Nós temos um compromisso com o magistério catarinense e não vamos nos curvar diante dos ataques do Governo Federal e também do Governo ‘Colombo’. Vamos realizar esse ato, ainda com data a ser definida e precisamos de unidade. É importante que os/as Professores/as busquem informações sobre a conjuntura e some-se nessa luta”, enfatizou.

O Ex-Coordenador do Sinte/SC, Luiz Carlos Vieira, que esteve à frente da Coordenação Estadual na gestão 2013/2016, fez uma avaliação do período e salientou os diversos enfrentamentos que o Sindicato teve com o Governo do Estado, que segundo ele, continua trabalhando na retirada dos direitos. “A Educação foi uma das áreas mais atacadas nesse período, o governo insiste em não aplicar os 25% constitucionais da Educação e isso é terrível”, enfatizou.

Vieira contextualizou ainda, sobre as lutas enfrentadas durante sua gestão. “Fizemos luta contra a municipalização, conseguimos reverter essa situação em vários locais de Santa Catarina, além disso, realizamos uma greve de 75 dias aonde ainda hoje estamos sofrendo a repressão do governo diante dessa importante luta”, acrescentou Vieira, destacando ainda as conquistas relacionadas as sedes regionais do Sinte que foram compradas e o início da reforma da sede Estadual do Sindicato.

 Avaliação da Regional de São Miguel do Oeste

Participaram da posse da nova diretoria executiva e a posse dos novos conselheiros/as, a Diretoria de Finanças, Lorici Facchinetto, a Conselheira eleita Jaqueline Machado e Conselheiro eleito Cristiano Roman. Em suas falas, esses representantes do Sinte Regional de São Miguel do Oeste, expressaram o mesmo posicionamento com relação a luta do Sinte na defesa dos direitos dos/as trabalhadores da Educação.

Jaqueline Machado e Cristiano Roman destacaram a necessidade de seguir alertando a categoria sobre o grande golpe de estado, que vivencia o Brasil. “Nossa tarefa dentro e fora do Sinte é articular e mobilizar os/as professores/as, para que fiquem atentos/as a conjuntura e possam unificarem-se nessa importante luta”, disseram.

Lorici, finalizou dizendo que o Sinte Regional de São Miguel do Oeste, também seguirá comprometido com a categoria. “É um momento delicado para todos/as os/as trabalhadores/as, mas precisamos seguir firmes, buscando informação e procurando interagir cada vez mais com o sindicato, a fim de fortalecermos a nossa luta que é coletiva”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.