Sinte: Categoria define próximos passos da greve

Durante a Assembleia Estadual do Magistério, que aconteceu na tarde da quinta-feira (14), ficou decidido que a greve do magistério do estado de Santa Catarina continua. Diversos encaminhamentos foram feitos pelos professores/as grevistas e um deles foi a ocupação da BR-101. Ao final da assembleia, a categoria tomou os dois sentidos da BR-101 na região de Biguaçu, por cerca de 10 minutos.

Os trabalhadores/as em educação não aceitaram a minuta do termo de acordo do Governo que não trouxe garantias concretas para as principais pautas de reivindicação como o pagamento de 13,01% do Piso Nacional na carreira, retroativo a janeiro de 2015, a não incorporação da regência de classe no vencimento, não contratação de ACTs como horistas entre outros pontos. No documento enviado pelo Estado constava a anistia de faltas de 2012 a 2014, a revisão de parte da redação do Decreto nº3.593 das progressões,  a reposição das aulas de acordo com o calendário e o prazo de 30 dias prorrogável por mais 30 dias para a negociação.

Entre os encaminhamentos aprovados está a formação de um fundo de amparo para manutenção dos professores grevistas que tiveram descontos na folha de pagamento.

Confira a lista completa de decisões tomadas na Assembleia Estadual:

1 – Manutenção da Greve.

2 – Formação de um fundo de amparo para manutenção dos professores grevistas que tiveram descontos na folha de pagamento, (poderão ser utilizados os recursos do imposto sindical previstos para a compra das sedes regionais e empréstimos de outros sindicatos e os recursos do imposto sindical de 2015, com critérios a serem definidos pelo Comando Estadual de Greve).

3 – Será encaminhado um documento ao governo contendo, “a não retirada de direitos, permanência da regência, não transformação de ACT em horista, não regressão na carreira e pagamento imediato dos 13,01% de reajuste na carreira retroativo a 01/2015”.

4 – Reversão das demissões e o fim dos casos de perseguições, assedio e processos administrativos contra lideranças sindicais.

5 – Manter e intensificar a ocupação da ALESC e SED, de acordo com encaminhamentos do comando estadual de greve.

6 – Intensificar as visitas nas Escolas.

7 – Fechamento da BR-101 após o encerramento da assembleia.

8 – Realização de assembleias regionais na segunda, dia 18/05, para avaliação, balanço e encaminhamentos da greve na regional e eleição do representante da regional no Comando Estadual de Greve.

9 – A próxima reunião do comando estadual de greve será na terça, dia 19/03, às 15h, em Florianópolis. Nesta reunião deverão ser apresentadas as atas das assembleias regionais com a eleição do representante.

sinte

Fonte: Sinte-SC.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.