Sindicato dos Jornalistas do DF repudia demissões no Correio Braziliense

demitidosA diretoria do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal (SJPDF) repudia as demissões de colegas no jornal Correio Braziliense. Segundo a empresa, até o início da tarde deste dia 14/10 seis jornalistas já haviam sido desligados, mas o número ainda pode aumentar. Se consideradas outras áreas, as rescisões já atingiram 36 trabalhadores somente nesta segunda-feira.

Ainda de acordo com o Correio, as demissões fariam parte de uma “restruturação”. Para a direção do SJPDF, a atitude mostra a falta de consideração e respeito com os jornalistas que fazem no dia a dia a principal publicação da capital do país ao jogar para os profissionais o ônus das dificuldades financeiras e de gestão.

A diretoria do Sindicato cobra que as demissões sejam revistas e que jornal não dê continuidade aos cortes. Repudia também qualquer tipo de retirada de direitos ou acúmulo e desvio de funções, bem como sobrecarga de trabalho, sob o argumento de “restruturação” ou “otimização da mão de obra”. O Sindicato reivindica ainda que qualquer mudança neste sentido seja comunicada ao SJPDF.

A atitude do Correio é ainda mais grave pelo fato de a direção ter reunido os editores há cerca de dois meses e ter negado que haveria cortes na redação. Esse encontro ocorreu depois que a diretoria do Sindicato cobrou explicações da empresa quando surgiram os primeiros rumores de que haveria uma demissão coletiva.

A direção do Correio não disse o que pretendia fazer e se negou a receber a diretoria do Sindicato. Ainda como reação aos rumores, a diretoria do SJPDF fez um ato em frente à sede do jornal em agosto cobrando transparência. Mas nenhuma atitude foi tomada por parte da direção do jornal.

O SJPDF coloca seu departamento jurídico à disposição dos demitidos para assegurar que, em caso de manutenção dos cortes, todos os direitos sejam assegurados, mas reitera que vai atuar, de forma intransigente, para que esse cenário seja revertido. Não vamos aceitar que os trabalhadores sejam, mais uma vez, penalizados.

Brasília, 14 de outubro de 2013.

Diretoria do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do DF

Fonte: http://www.sjpdf.org.br/noticias-teste/38-extra/1458-sindicato-dos-jornalistas-do-df-repudia-demissoes-no-correio

Imagem: http://www.jornaldaparaiba.com.br/polemicapb/2011/08/22/pb-e-5%C2%BA-do-nordeste-em-demissoes-de-servidores-por-corrupcao/

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.