Sessão gratuita da Udesc exibirá dois filmes sobre meio ambiente no dia 27, em Florianópolis

Documentário aborda impacto ambiental gerado pela produção de papel e celulose (Arte: Divulgação)

Dois filmes sobre o meio ambiente serão exibidos em uma sessão gratuita no Auditório do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), em 27 de outubro, das 8h30 às 11h50, no Bairro Coqueiros, em Florianópolis.

O público em geral poderá assistir aos filmes “Deserto Verde”, que aborda o impacto ambiental gerado pela produção de papel e celulose, e “Espírito de Porco”, sobre a poluição provocada pela criação massiva de suínos em SC. Após a exibição, haverá um debate com o diretor Chico Faganello e o jornalista Dauro Veras, respectivamente produtor e roteirista de “Espírito de Porco”.

Também participará do debate o professor Carlos Henrique Lemos Soares, do Laboratório de Avaliação Ecotoxicológica da Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc), cujas pesquisas científicas serviram de base, junto a depoimentos de moradores da Serra Catarinense, para o filme “Deserto Verde”, que também tem produção executiva e roteiro de Faganello, além de direção de Juliana Kroeger.

Inscrições e certificados

Os espectadores da sessão do dia 27, que devem se inscrever por formulário online, receberão certificados de participação. A atividade é promovida pelo projeto de ensino da Udesc Cefid Meio Ambiente por Inteiro, coordenado pela professora Alcyane Marinho.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail [email protected].

“Deserto Verde”

Produzido pela empresa Filmes que Voam, o documentário ganhou dois prêmios na edição de 2016 do Florianópolis Audiovisual Mercosul (FAM): Júri Popular de Melhor Filme na categoria “Mostra Catarinense” e Aquisição do Canal Brasil.

A narrativa trata do impacto ambiental gerado pela produção de papel e celulose, que começa com a monocultura dos pínus e termina com a contaminação de mananciais que abastecem o Aquífero Guarani, uma das maiores reservas de água doce do planeta.

“Espírito de Porco”

Também produzida pela Filmes que Voam, a obra é narrada em primeira pessoa por um porco morto, cujo espírito volta para esclarecer alguns episódios sobre a difamação que a espécie vem sofrendo há séculos.

O filme revela algo que quase nunca é levado em conta: o ponto de vista do porco sobre sua realidade. Esse ponto de vista nega, com veemência, que sua espécie seja responsável pela poluição e pelas crises da suinocultura industrial e deixa claro que os humanos têm uma responsabilidade maior pelos problemas atribuídos ao porco.

Serviço:

O QUÊ: Exibição gratuita dos documentários “Deserto Verde” e “Espírito de Porco”.
QUANDO: 27 de outubro, das 8h30 às 11h50.
ONDE: Auditório da Udesc Cefid, Rua Pascoal Simone, nº 358, Bairro Coqueiros, Florianópolis.
QUANTO: Evento gratuito e aberto ao público, com inscrições pela internet.

Fonte: UDESC. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.