Servidores públicos municipais de Joinville decidem continuar a greve

Diretoria do SINSEJ e comissão de negociação permanecem no gabinete do prefeito

A assembleia geral dos servidores públicos municipais realizada dia 21 de fevereiro decidiu continuar e ampliar a greve iniciada dia 18 até que o prefeito Udo Döhler receba o Sinsej (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Joinville e Região) para início das negociações da Campanha Salarial 2020.
A decisão foi unânime diante do desrespeito que a categoria tem sofrido por conta da intransigência do prefeito que não aceita conversar antes de 16 de março sobre as reivindicações e sobre o projeto de lei complementar 03/2020 do Ipreville – Instituto de Previdência -, enviado pelo Executivo para a Câmara. O PLC aumenta a alíquota previdenciária de 11 para 14% e muda regras para o recebimento de pensões. No cerne da Campanha estão também o concurso público e melhores condições de trabalho.

Cinco pedidos
Já foram cinco pedidos de negociação, desde dezembro passado, com objetivo de antecipar a campanha, que deve ter desfecho antes de seis de abril por ser ano eleitoral. Além disso, o prefeito nega retirar o PLC da Câmara, que agora está sob relatoria do vereador governista Richard Harrison (MDB).

A prefeitura alega que o Ipreville tem déficit atuarial, o que obrigaria o aumento em razão da nova lei da Previdência, no entanto os servidores não são os responsáveis por esse suposto déficit. Os trabalhadores já pagam mensalmente, direto na folha, seus 11% e se esse déficit existe é responsabilidade da prefeitura.
A greve conta com servidores da educação, da saúde, do setor de tecnologia da Informação da PMJ, CAPS, CREAS, da administração direta como a Fazenda, Secretaria do Meio Ambiente, entre outros. Há escolas, centros de educação infantil, subprefeituras fechados.

 

Movimento inédito
A ocupação da recepção do gabinete do prefeito acontece desde a tarde de quinta-feira, 20 e foi reforçada por momentos dia 21, com decisão da assembleia. Esse tipo de ocupação é inédito na cidade. O Sindicato também possui uma tenda armada em frente à prefeitura com vigília 24 horas, atendimento jurídico e apoio de outras entidades sindicais e movimento social organizado.

Nova Assembleia 
Uma nova assembleia da categoria está marcada para quarta-feira, 26 de fevereiro, às 13h30, na Câmara de Vereadores.

Assessoria de imprensa do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Joinville
Silvia Agostini Pereira – jornalista (MTB/SC 3890-JP)
Tel.: (48) 99664 1300

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.