Servidores Públicos Federais fazem Ato nesta quinta

Os Servidores Públicos Federais, realizam um Ato Público nesta quinta-feira, dia 17 de maio, das 15h às 17h em frente ao Ticen (Terminal de ônibus do Centro), em Florianópolis, para denunciar o descaso do governo Dilma com os trabalhadores. Outro Ato Público ser realizado em Chapecó. Este dia 17 de maio será mais um Dia de Luta Nacional da categoria.

Veja baixo o conteúdo da carta que será distribuído à população.

SERVIDOR PÚBLICO: DIA NACIONAL DE LUTA CONTRA O CONGELAMENTO DE SALÁRIOS

Neste dia 17 de maio, nós, servidores públicos federais, em todo o país, estamos realizando mais um Dia Nacional de Luta com Paralisação. O objetivo é dar uma resposta clara ao governo de que não aceitaremos as ameaças que pairam sobre os servidores: a de congelamento de salários por 10 anos (PLP 549/09 e PLS 611/07) e a demissão de servidor estável (PLP 248/98). E se não bastasse isso, o governo implementou um regime de previdência complementar, que institui quanto o servidor vai pagar mas não dá nenhuma garantia sobre quanto irá receber. O governo tenta jogar nas costas dos trabalhadores no serviço público a conta de uma crise externa que ainda não causou grandes problemas ao país, como todos os dias o governo se vangloria de dizer na mídia. Mas quer usar como pretexto para arrochar os servidores.

Ao contrário do que a mídia diz, não existe excesso de servidores. O Brasil é um dos países com o menor índice de servidores públicos federais por habitante. No Brasil, o serviço público vem sendo sucateado, para que seja entregue ao lucro das empresas privadas. Vários órgãos não conseguem sequer repor o quadro de funcionários de 20 anos atrás. E nos próximos anos, mais da metade dos atuais servidores devem requerer aposentadoria.

Enquanto o governo não para de bater recorde de arrecadação de impostos, os servidores estão sem aumento de salários há anos. Há muitas promessas e um ou outro acordo isolado, que não modifica a gravidade da situação.

Não é verdade que o país gasta muito com os servidores. Proporcionalmente ao que arrecada, paga cada vez menos. O governo utiliza atualmente apenas 4,13% do PIB (Produto Interno Bruto) para pagar os servidores. Este é o menor índice dos últimos 17 anos. Isto num país que se orgulha de ser a sétima economia do mundo. Mas o dinheiro que falta para o servidor, sobra para os empresários, que receberam mais de R$ 155 bilhões em isenção de impostos nos últimos dois anos. Mas além de não dar aumento aos servidores, o governo retirou das áreas sociais mais de R$ 105 bilhões.

É preciso que o público se conscientize da injustiça que vem sendo praticada pelo governo e que atinge todos os trabalhadores, pois sem serviço público de qualidade, toda a população perde: na saúde, na educação, na segurança, no transporte em todas as áreas em que a presença do Estado é fundamental para dar mais qualidade de vida a todos os brasileiros e brasileiras.

Serviço público de qualidade, quem ganha é a sociedade!

Fórum dos Servidores Públicos Federais em Santa Catarina:
CUT/SC | CSP-CONLUTAS | SINTRAFESC | SINDIFISCO | SINASEFE | SINTRAJUSC/ SINTUFSC | SINDPREVS-SC | ASSIBGE | ANDES/SEÇÃO SINDICAL NA UFSC.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.