Servidores do Incra fazem mobilização em frente ao órgão

O Sintrafesc participou ontem (21) da mobilização dos servidores do Incra, em Florianópolis, que foram para a rua (calçadão) em frente à sede, protestar contra o desmanche do órgão e a conjuntura em que se encontram os serviços públicos no país. O diretor de Assuntos de Aposentadoria e Pensões do Sintrafesc, Dérmio Antonio Filippi, que também é servidor do Incra, esteve presente ao ato público. “O ato, numa das principais ruas do Centro da Capital, permitiu dar mais visibilidade aos problemas enfrentados pelos servidores do órgão e dialogar com a população, buscando apoio para que o governo assuma os compromissos com a categoria e dê ao órgão as condições necessárias para executar o seu trabalho em benefício de uma expressiva parcela do povo brasileiro”.

O Sintrafesc apoiou a mobilização dos servidores do Incra fornecendo recursos para a montagem da estrutura (uma barraca de lona), mesas e outros materiais como faixas que denunciavam a situação crítica enfrentada pelo órgão, que vem sendo sucateado pelo governo. Os servidores também vestiam camisetas com críticas ao Partido dos Trabalhadores, pela omissão diante do descaso com que o governo Dilma tem tratado o Incra e seus servidores. “PT: Basta de omissão. Queremos um Incra forte para cumprir sua missão”, dizia um dos panfletos distribuídos à população.

Na barraca em frente ao Incra, na Capital, foram distribuídos folhetos com dados sobre a reforma agrária. O Incra está presente em mais de 2 mil municípios brasileiros, onde estão assentadas cerca de 1 milhão de famílias em 8.700 assentamentos. No entanto, o número de servidores do órgão, que já foi de 9 mil em 1985, hoje está em 5.700 e pode cair para 3.700 em 2014, com as aposentadorias.

Os servidores do Incra da Capital também forneceram à população alimentos produzidos pelo programa de reforma agrária, provenientes de várias cooperativas agrícolas criadas com o apoio técnica do órgão.

No dia 4 de junho, os servidores do Incra e do Ministério do Desenvolvimento Agrário participarão de uma Plenária Nacional conjunta. No dia 5 haverá uma Plenária do Fórum de entidades do serviço público federal, em Brasília, que irá avaliar as negociações com o governo e decidirá sobre um indicativo de greve.

Fonte: Sintrafesc – Assessoria de Imprensa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here