Seminário em SP debate políticas públicas para os imigrantes no Brasil

Por Observatório das Migrações em São Paulo.

Evento organizado por seis observatórios de migrações do Brasil acontecerá em 12 de abril, no Memorial da América Latina; o prazo para apresentações de trabalho termina nesta terça (1)

Em um contexto em que o Brasil tem recebido milhares de novos imigrantes e refugiados, a comunidade acadêmica promove o seminário “Migrações Internacionais, Refúgio e Políticas”, que irá acontecer no dia 12 de abril (terça-feira), das 8h00 às 18h00, no Memorial da América Latina, em São Paulo (SP). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia do evento pelo e-mail [email protected].

O evento está sendo organizado por grupos de estudo e seis observatórios de migrações do país, coordenados pelo Observatório das Migrações em São Paulo, e tem dois objetivos principais. O primeiro é de dialogar com diversos campos disciplinares, avançando no conhecimento teórico e metodológico sobre o tema. O segundo é debater sobre as políticas migratórias (e a ausência delas) e as políticas sociais para os imigrantes no Brasil do século XXI com representantes das diferentes esferas governamentais, de órgãos internacionais e da sociedade civil.

Apresentação de trabalhos

O evento estará estruturado em quatro eixos temáticos, cada um deles com mesas-redondas e apresentação de trabalhos em formato de pôster. Os eixos são os seguintes:

 1) Migrações internacionais no Brasil contemporâneo: cenários, tendências, características e especificidades;
2) Migração internacional e políticas públicas: trabalho, justiça, saúde, educação e assistência social;
3) Fronteiras e migração;
4) Refúgio, políticas e território.

Já estão confirmadas as palestras dos professores  José de Souza Martins (USP),  Eduardo Domenech (Universidade de Córdoba – AR) e Sidney Antônio da Silva (UFAM). A programação final do evento será disponibilizada em 28 de março.

Os interessados em apresentar trabalhos deverão enviá-los até o dia 1º de março para o e-mail [email protected]. Eles poderão ser submetidos no formato de resumo expandido (4 páginas) ou trabalho completo (de 12 a 20 páginas).

Serviço:

Seminário “Migrações Internacionais, Refúgio e Políticas”
Data e horário:
12 de abril (terça-feira), das 8h00 às 18h00
Local:
Memorial da América Latina – Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664, Barra Funda, em São Paulo (SP). Fica ao lado da estação Barra Funda do metrô.
Inscrições: pelo e-mail[email protected], até o dia do evento.
Prazo para envio de trabalhos:
1º de março,em formato de resumo expandido (4 páginas) ou trabalho completo (de 12 a 20 páginas). Os arquivos devem ser enviados para ob[email protected]. Mais informações estão disponíveis em http://www.nepo.unicamp.br/eventos/2016/chamada_de_trabalho.pdf

Todas as informações no site: www.nepo.unicamp.br

Participam da organização do evento grupos de estudos das seguintes Universidades: Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Universidade Regional do Cariri (URCA-CE), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Universidade Federal do Amapá (UFAP), Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Minas Gerais e Universidade Federal do ABC (UFABC).

Foto: Reprodução/Memorial.org.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.