Semana de Ciências Sociais da Udesc debaterá Estado, violência e sociedade

Evento será realizado de 19 a 22 de maio em Florianópolis

Semana_Ciencias
O Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), promoverá de 19 a 22 de maio, em Florianópolis, a 2ª Semana de Ciências Sociais. O evento terá como tema “Estado, violência e sociedade: questões contemporâneas”.

A semana é organizada pelo departamento de Ciências Humanas da universidade e contará com palestras, mesas redondas e rodas de conversas no auditório da Udesc Faed.

Na terça-feira, 19, será realizada a palestra de abertura, intitulada “Estado, gênero e trabalho do cuidado”, ministrada pela professora Isabel Georges, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

A mesa redonda “A Udesc e as licenciaturas: desafios e perspectivas” será um dos destaques da programação na quarta-feira, 20, e contará com a participação da deputada estadual Luciane Carminatti e dos professores Francisco Canella e Lourival José Martins Filho, da Udesc Faed. Para as 18h30 está prevista a palestra “Pós-colonialismo e América Latina”, proferida pela professora Luciana Ballestrin, da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL).

A roda de conversa “Terceirização e trabalho” acontece na quinta-feira, 21, e será formada por representantes do Sindicato dos Técnicos da Udesc (Sintudesc), Sindicato dos Empregados em Empresas Prestadoras em Serviços de Asseio e Conservação no Município de Florianópolis (Sindlimp), Diretório Acadêmico Oito de Maio (Daom) e docentes do departamento de Ciências Humanas.

A palestra “Povos indígenas, direitos e violência no Brasil hoje: o caso de Santa Catarina”, terá participação do professor Clóvis Brighenti, da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) e membro no Conselho Indigenista Missionário (CIMI), Rildo Mendes, da terra indígena kaigang de Abelardo Luz, e hyral Moreira, da Comissão Nhemonguetá da terra indígena de São Miguel M´biguaçu.

Na sexta, 20, a palestra “Violência e repressão: a persistência da coerção no Estado de Direito”, será ministrada pelo professor Mauro Iasi, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A professora Heloísa Buarque de Almeida, da Universidade de São Paulo (USP), proferirá a palestra de encerramento da semana, com o tema “Gênero e violência na universidade”.

Confira a programação.

Assessoria de Comunicação da Udesc Faed
Jornalista Carolina Hommerding
E-mail: [email protected]
Telefone: (48) 3321-8512

Fonte: http://www.faed.udesc.br/?idNoticia=13028

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.