SC- Ação de moradores possibilita melhorias na comunidade Vila Nova II

Por Claudia Weinman, para Desacato. Info. 

Atuante há dois anos, a Associação de Moradores na Comunidade Vila Nova II, em São Miguel do Oeste-SC, possibilitou aos moradores, buscarem formas para melhorar o lugar onde vivem. Mesmo com pouco investimento do Poder Público na vila, as pequenas ações destas pessoas mostram uma mudança significativa no ambiente.

Belas ações estão acontecendo na comunidade Vila Nova II, em São Miguel do Oeste. O empenho de pessoas que fazem parte da associação de moradores, organizada há dois anos aproximadamente, resultam em obras como a quadra esportiva, o parquinho com brinquedos para  às crianças, a plantação de mudas de árvores, a colocação de 34 lixeiras nas casas, efetivação de uma biblioteca comunitária, entre outros trabalhos que trazem um novo olhar para a comunidade.

O presidente da Associação de Moradores da Vila Nova II, Sirineu Leão, disse que os moradores já sentem a diferença na comunidade. Segundo ele, muitos avanços precisam acontecer para que o ambiente seja melhorado, no entanto, com o esforço dos moradores, alguns passos dados resultaram em ações importantes na comunidade.

Sirineu Leão comenta sobre o patrocínio de algumas empresas para a colocação de bancos de concreto na praça, próxima ao parquinho, instalado na Vila Nova II. O espaço, que anteriormente não possuía utilidade, agora, é ocupado, especialmente nos finais de semana, nas tardes de domingo, onde as famílias sentam para compartilhar o chimarrão, levar às crianças para o lazer. “É uma pequena semente que a gente plantou, contando com a ajuda de algumas entidades e que, agora, é uma realidade para a nossa comunidade.”, disse ele.

ANTES DO PARQUINHO
Parquinho antes…(Foto: Sirineu e Marlova).
essa
Parquinho depois das mudanças…(Foto: Claudia Weinman)

Segundo a esposa de Sirineu Leão, que acompanha de perto e participa das ações, Marlova Casemiro,  a comunidade sempre foi vista como um “problema” para a sociedade, contudo, ela ressalta que historicamente o espaço é esquecido pelos governos. Segundo Marlova, a fundação de uma Associação de moradores foi determinante para que a comunidade fosse vista de outra maneira, com a presença de pessoas que, segundo ela, merecem uma chance de serem reconhecidas como trabalhadores que querem uma Vila saudável para suas famílias. “É valorizando esse trabalho voluntário que podemos alcançar um maior número de interessados em contribuir para que as melhorias venham ocorrer de fato”, destacou.

Necessidades

Marlova e Sirineu falaram sobre a necessidade da colocação de lombadas físicas na comunidade. Segundo eles, muitos motoristas passam em alta velocidade pelo meio da Vila, oferecendo riscos para os moradores e especialmente, às crianças que brincam naquele espaço. Eles ressaltam que um abaixo assinado já foi elaborado e protocolado, a fim de solicitar aos órgãos responsáveis, a tomada de providências.

Além disso, uma das reivindicações antigas da comunidade, citada por Sirineu e Marlova, é o calçamento. “Ninguém merece sair de casa e se atolar em um lamaçal. Em dias de chuva, a Vila fica alagada e também cheia de barro. É muito difícil para os moradores. O calçamento nesse sentido, é prioridade para todos nós”, comenta.

Sobre esse ponto, o Portal Desacato fez contato com a Assessoria de Imprensa da Agência Regional de Desenvolvimento (ADR). Segundo informado pelo presidente da Associação de Moradores da Vila Nova II, o projeto do calçamento estaria sendo realizado pelo engenheiro da ADR, porém, a assessoria de imprensa garantiu que o projeto é de responsabilidade da Prefeitura e que nenhum convênio pode ser liberado sem a apresentação do Projeto.

Ao conversar com a secretária de Planejamento da Prefeitura de São Miguel do Oeste, Marli da Rosa, ela informou que quem estaria terminando o projeto seria o engenheiro da ADR. Ao falar sobre o posicionamento da ADR, Marli confirmou que o projeto de calçamento para a Vila Nova II está parado e que não há emendas de deputados liberadas para a execução desta obra. Disse ainda que o municípo está dando prioridade a outras demandas. Ao questioná-la sobre os quesitos de avaliação sobre essas demandas, já que, a exemplo de outras, a questão do calçamento da Vila Nova II é histórica, ela desligou o telefone, sem responder.

Os moradores também esperam que a comunidade receba atenção e respeito do Poder Público Municipal. Nesta semana, lideranças da prefeitura enviaram uma patrola para arrumar uma das ruas da Vila, no entanto, parece que o trabalho não foi muito bem realizado. Os moradores aguardam uma atitude coerente do prefeito quanto a realização de obras na Vila Nova II.

vila
Moradores não conseguem transitar na rua devido a má condição.

Projeto Vida Nova

 13578931_835713459906496_197878535_n

Enquanto isso, os moradores seguem trabalhando em outras  ações, para fazer com que a comunidade seja um espaço bom de se viver. Projetos como o Vida Nova, também devem transformar o espaço da Vila. Segundo o coordenador do Projeto, Paulo Ricardo Drumm, o projeto deve ser reformulado nos próximos dias junto com os moradores. A proposta, conforme ele, é fazer com que o projeto seja trabalhado com mais coletividade.

Foto de Capa: Sirineu e Marlova.

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.