São Miguel do Oeste/SC: Moção de repúdio critica alteração de horário das aulas noturnas

Publicado em: 09/05/2017 às 10:23
São Miguel do Oeste/SC: Moção de repúdio critica alteração de horário das aulas noturnas

Por Tiarajú Goldschmidt.

Os vereadores de São Miguel do Oeste aprovaram na última semana uma moção de autoria da vereadora Maria Tereza Capra (PT). A moção manifesta repúdio à atitude do governador de Santa Catarina e do secretário estadual de Educação em alterar o horário das aulas noturnas do Ensino Médio. A moção foi subscrita por todos os vereadores e encaminhada às autoridades. Alunos da Escola São Miguel acompanharam a discussão da moção.

Conforme Maria Tereza, a Secretaria de Estado da Educação determinou às cerca de 500 escolas com ensino noturno que antecipem o horário de início e término das aulas, passando o início das aulas para as 18h30min e encerrando às 22h. A vereadora explica que a determinação tem a ver com a falta de uma normativa para regular o pagamento do adicional noturno a professores, previsto na CLT, em que o valor da hora trabalhada tem acréscimo na jornada entre 22h e 5h.

“Essa mudança tende a provocar um aumento da evasão escolar, pois os alunos terão, muitas vezes, que optar entre estudar e trabalhar para viabilizar seu sustento e ajudar a família”, lamenta a vereadora, explicando que quem estuda à noite é porque precisa trabalhar, e que muitos alunos residem longe da escola e necessitam de transporte.

Deixe uma resposta