Samba de Terreiro convida Tuco Pelegrino para homenagear Paulo da Portela

Publicado em: 12/06/2017 às 16:15

A edição desta terça-feira (13) do evento resgatará a memória do “Príncipe do Samba” junto ao público

Foto: Giuliane Gava
Foto: Giuliane Gava

A edição de junho do Samba de Terreiro homenageará uma figura que se confunde com a história do samba no Rio de Janeiro. Paulo Benjamim de Oliveira, conhecido como Paulo da Portela, circulava pela cidade defendendo e valorizando a imagem do sambista como artista pois, naquela época, eles tinham sua imagem associada à malandragem. É dele a célebre frase: “Sambista para fazer parte do nosso grupo tem que usar gravata e sapato! Todo mundo tem que ter pés e pescoços ocupados!”

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O artista fez um trabalho incessante para que o samba, nascido nas camadas mais populares, cultivado nos morros cariocas e na região da Praça Onze, fosse aceito como gênero musical e tocado pelas diversas classes sociais. Com trânsito entre os artistas e intelectuais, conseguiu atrair a atenção de algumas personalidades influentes que ajudaram a descriminalizar o samba – até aquele momento, os sambistas eram discriminados.

Em 31 de janeiro de 1949 o “príncipe do samba” nos deixou, porém sua arte ainda é lembrada e exaltada aos quatro cantos do Brasil. Para honrar sua memória, nesta terça-feira(13) o convidado especial Tuco Pelegrino interpretará grandes sucessos de Paulo da Portela para o público presente.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Tuco, que é pesquisador, cantor e compositor, já se apresentou com grandes nomes do samba como: Roberto Silva, Elton Medeiros, Nelson Sargento, Cristina Buarque, Wilson Moreira, Monarco e Velha Guarda da Portela. A apresentação, que acontecerá na tradicional Escadaria do Rosário, no Centro da cidade, começará às 17h30, com término previsto para às 19h30. A entrada é gratuita.

“Homenagem do Samba de Terreiro a Paulo da Portela”

Data: 13/06/2017
Horário: das 17h30 às 19h30
Local: Escadaria do Rosário, centro de Florianópolis
Entrada Gratuita

Deixe uma resposta