Samba de Terreiro convida Tuco Pelegrino para homenagear Paulo da Portela

Foto: Giuliane Gava
Foto: Giuliane Gava

A edição de junho do Samba de Terreiro homenageará uma figura que se confunde com a história do samba no Rio de Janeiro. Paulo Benjamim de Oliveira, conhecido como Paulo da Portela, circulava pela cidade defendendo e valorizando a imagem do sambista como artista pois, naquela época, eles tinham sua imagem associada à malandragem. É dele a célebre frase: “Sambista para fazer parte do nosso grupo tem que usar gravata e sapato! Todo mundo tem que ter pés e pescoços ocupados!”

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O artista fez um trabalho incessante para que o samba, nascido nas camadas mais populares, cultivado nos morros cariocas e na região da Praça Onze, fosse aceito como gênero musical e tocado pelas diversas classes sociais. Com trânsito entre os artistas e intelectuais, conseguiu atrair a atenção de algumas personalidades influentes que ajudaram a descriminalizar o samba – até aquele momento, os sambistas eram discriminados.

Em 31 de janeiro de 1949 o “príncipe do samba” nos deixou, porém sua arte ainda é lembrada e exaltada aos quatro cantos do Brasil. Para honrar sua memória, nesta terça-feira(13) o convidado especial Tuco Pelegrino interpretará grandes sucessos de Paulo da Portela para o público presente.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Tuco, que é pesquisador, cantor e compositor, já se apresentou com grandes nomes do samba como: Roberto Silva, Elton Medeiros, Nelson Sargento, Cristina Buarque, Wilson Moreira, Monarco e Velha Guarda da Portela. A apresentação, que acontecerá na tradicional Escadaria do Rosário, no Centro da cidade, começará às 17h30, com término previsto para às 19h30. A entrada é gratuita.

“Homenagem do Samba de Terreiro a Paulo da Portela”

Data: 13/06/2017
Horário: das 17h30 às 19h30
Local: Escadaria do Rosário, centro de Florianópolis
Entrada Gratuita

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.