Rússia quer reescrever história da Primavera de Praga

PragaNo dia 23 de maio, a Rossiya 1, canal de televisão estatal russo, exibiu o documentário “O Pacto de Varsóvia – Páginas desclassificadas”. Os produtores do filme afirmam ter tido acesso a material de arquivo inédito que permite lançar novas luzes sobre a Primavera de Praga.

Na noite de 20 de agosto de 1968, os tanques do Pacto de Varsóvia invadiram a Checoslováquia, esmagando uma tentativa dos líderes comunistas checoslovacos, liderados por Alexander Dubcek, em introduzir reformas democráticas no país.

De acordo com o documentário da Rossiya 1 não foi isso que se passou. A invasão não passou de um movimento preventivo para proteger a Checoslováquia de um golpe de Estado promovido pela NATO, pormenorizadamente planeado sob a cobertura de um “levantamento civil pacifico com o nome romântico Primavera de Praga”, garantem.

Os governos checo e eslovaco já acusaram o documentário de distorcer de forma grosseira os factos históricos. O executivo eslovaco recordou, inclusive, que a União Soviética, a Bulgária, a Alemanha Oriental, a Hungria e a Polónia pediram desculpas à então Checoslováquia em dezembro de 1989 pela invasão.

Fonte: Esquerda.net

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.