#RetrospectivaSemanal do Portal Desacato – de 12 a 17 de fevereiro de 2018

Bom domingo para todas e todos!

Nossa Retrospectiva, na semana que teve os holofotes virados para o carnaval da Paraíso do Tuiuti, começa na segunda-feira. Caroline Dall ‘Agnol apresentou no JTT os preparativos em Florianópolis para a greve geral nacional de amanhã, 19 de fevereiro, contra a Reforma da Previdência.

Venha junto até as 21 h.

Sonhamos Juntos, Sonhamos Livres!

Rita Coitinho, inaugurou a coluna coletiva “A Outra Reflexão” da semana que passou com o texto que segue:

Sentados sobre um barril de pólvora

Na segunda-feira, dia 12 de fevereiro, a comunidade escolar da linha Dois Irmãos, no Extremo Oeste catarinense, se mobilizou ante a possibilidade de que o prefeito de São Miguel do Oeste, Wilson Trevisam, decretasse o fechamento de alguns cursos da escola rural.

Desacato esteve lá com Claudia Weinman e Paulo Fortes.

Já na terça-feira, Ana Rosa Moreno, desde Puebla, México, publicou sua coluna em “A Outra Reflexão” com um título muito sugestivo:

A água vale mais que a cerveja

Na terça-feira, dia 13, voltou o programa produzido e apresentado por Julia Saggioratto, “Vida Em Resistência”, com um resumo das realizações de 2017.

“Vida Em Resistência” é uma realização em parceria da Cooperativa Comunicacional Sul e o CIMI – Conselho Indigenista Missionário/Região Sul.

O economista do DIEESE, José Álvaro Cardoso, publicou na coluna coletiva uma reflexão sobre a perda de soberania do país e comenta a relação da Lava Jato com isso.

Agenda de guerra no Brasil: as ilusões são nossas inimigas

Ainda na terça-feira, a Professora Sandra Bataglin, avaliou os fatos relacionados com a escola rural da linha Dois Irmãos e a mobilização social que garantiu a continuidade dos cursos.

Ainda na terça-feira, o professor Douglas Kovaleski estreou se espaço na coluna coletiva, “A Outra Reflexão”. Seu pensamento dirigido à saúde pública e tragédia que vive a classe trabalhadora no governo golpista de Michel Temer.

Sobre a saúde pública na era Temer: os ataques à classe trabalhadora

Na quarta-feira, dia 14 de fevereiro, o bloco Cores de Aidé voltou a mexer com Florianópolis. O registro é de James Ratiere para Desacato.info. Confira.

Manoela de Borba volta seu texto para a análise da violência contra a mulher em carnaval e o comportamento da mídia hegemônica. Toda quarta-feira, Manoela está na coluna coletiva, “A Outra Reflexão”.

Violência contra a mulher: De que lado você samba?

No meio da semana Descéo Machado volta a falar do ressentimento dos eleitores e do papel dos agentes da mídia. Sua reflexão dá pano pra manga. Não perca.

Política e ressentimento – os eleitores (2)

Concluindo com os textos que nos ajudam a refletir na quarta-feira, dia 14, Elaine Tavares se dedicou à conjuntura da Universidade Federal de Santa Catarina, após a morte violenta do reitor Luiz Cancellier e o processo eleitoral da casa de estudos.

A tragédia da UFSC e as candidaturas para a reitoria

Na quinta-feira, Rosangela Bion de Assis e Raul Fitipaldi, entrevistaram Carlos Eduardo Sousa, integrante da Frente Brasil Popular sobre a agenda para amanhã, dia da greve nacional.

 

Na quinta-feira, no seu espaço na coluna coletiva, “A Outra Reflexão”, Míriam Santini de Abreu, jornalista, volta à infância com uma crônica deliciosa.

O grande reino do valinho

No dia do aniversário da cidade de São Miguel do Oeste, a jornalista Claudia Weinman se a história oficial é a verdadeira.

Quem “somos” todos São Miguel do Oeste?

Uma semana depois de ser agredida pela polícia militar, a jornalista Rosangela Bion de Assis resolveu nos contar o que realmente aconteceu e cujas imagens foi obrigada a apagar.

Imagens que ninguém verá

Na última sexta-feira, a professora e militante sindical Elenira Vilela, reflete sobre a situação atual da educação no Brasil e como ela é usada para todo tipo de justificativas, à vez que é maltratada pelo estado.

A educação é a Geni

Motivado pela agressão a uma pessoa da sua amizade, Elissandro Santana discorre sobre um tema cuja pontualidade é determinante no Brasil da mídia monopólica e a distorção da realidade.

A urgência do combate à estupidez e à maldade política no Brasil

Na sexta-feira, dia 16, o economista Maurício Mulinari, fez sua estreia na coluna coletiva, “A Outra Reflexão”, avaliando o momento do do honorável bankster da política brasileira, Henrique Meirelles.

A encruzilhada de Meirelles

As crônicas de Luciane Recieri vestiram Desacato nos primeiros anos de vida do veículo. Agora, vários anos depois, sua literatura volta para enriquecer de magia o Portal.

Com ela nos despedimos até o próximo domingo.

Obrigado pela companhia. Boa semana e boa greve!

 

Tateando as coisas que posso te contar

#Desacato11Anos

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.