#RetrospectivaSemanal de 5 a 10 de fevereiro de 2018

Bom dia a todas e todos, iniciamos a jornada agradecendo a solidariedade da qual, duas vezes, na semana que passou, foi objeto o Portal Desacato e a Cooperativa Comunicacional Sul.

A primeira vez pela legalização definitiva da nossa Cooperativa e a segunda pela agressão policial da qual foi objeto nossa companheira presidenta, jornalista Rosangela Bion de Assis, na quinta-feira, dia 8 de fevereiro, e que ela própria relatou na coluna coletiva “A Outra Reflexão” da seguinte maneira.

Prenderam a Praça XV

Na segunda-feira, dia 5 de fevereiro, Caroline Dall ‘Agnol trouxe um resumo do acontecido na semana anterior. Um dos pontos principais foi a atividade em defesa da Eletrosul pública. Confira!

Na segunda-feira também, a socióloga Rita Coitinho inagurou seu espaço na coluna coletiva “A Outra Reflexão” com esta análise sobre o estado atual da democracia:

Democracia aprisionada

Na terça-feira, dia 6 de fevereiro, o vereador pelo PSOL de Florianópolis, Marco José de Abreu, “Marquito”, atualizou os leitores e leitoras sobre a organização do próximo Fórum Social Mundial a realizar-se na Bahia e sobre a marcha do Orçamento Legislativo Participativo – OLP, da capital de Santa Catarina.

Ainda na terça-feira, dia 6, o economista José Álvaro Cardoso se integra na coluna coletiva “A Outra Reflexão” discorrendo sobre o DIEESE e a necessidade de unir, resistir e avançar da Classe Trabalhadora no Brasil.

DIEESE e o conjunto das organizações dos trabalhadores: unir, resistir e avançar

Na tarde do dia 6 de fevereiro, Desacato esteve presente no Fórum da Capital, no julgamento em segunda instância dos estudantes Vanessa Canei e Gabriel Rosa, detidos na mobilização que houve em Florianópolis contra a PEC 281. Economista Daniel Correa avaliou os fatos.

Nessa quarta-feira, Ana Rosa Moreno, licenciada em Relações Internacionais, desde Puebla, México, compartilhou seus pensamentos na coluna coletiva “A Outra Reflexão”, com o título:

Marco Antonio e as prisões arbitrárias no México

Jornalista Rubens Lopes, cumprindo tarefa profissional, tinha trabalhado na mobilização contra a PEC 281, dia em que foram presos os estudantes Vanessa Canei, Larissa e Gabriel Rosa. Ele foi arrolado na lista de testemunhas da defesa dos estudantes e depois de sua declaração falou com Desacato.

O resultado do processo contra os estudantes Larissa, Gabriel Rosa e Vanessa Canei foi adiado até o mês de abril. Após audiência a estudante de Relações Internacionais, Vanessa Canei, fez declarações ao Portal Desacato.

No finalzinho da tarde de quarta-feira, dia 6 de fevereiro, no Largo da Catedral Metropolitana, em Florianópolis, aconteceu um ato preparatório às mobilizações contra a Reforma da Previdência, que deverão acontecer no 19 de fevereiro em todo o país.

Caroline Dall ‘Agnol, entrevistou Jacir Zimmer, do Sindicato dos Bancários de Florianópolis e Região que adiantou detalhes da agenda de mobilizações.

Na quarta-feira, dia 7 de fevereiro, Manoela de Borba estreou seu espaço na coluna coletiva “A Outra Reflexão” avaliando a mídia hegemônica que convalida a repressão institucional.

O Estado, a mídia e a criminalização dos movimentos sociais

Janaína Machado apresentou um informe audiovisual lembrando a feira artesanal das comunidades indígenas kaingangues instalada no TISAC – Terminal do Saco dos Limões, em Florianópolis.

Sem deixar a quarta-feira, Míriam Santini de Abreu volta a visitar o cenário da Ilha de Santa Catarina nas últimas décadas. Aqui está seu texto na coluna coletiva “A Outra Reflexão”.

Quem é amigo de Florianópolis?

Com seu clássico Plim plim plim, bang bang, cabum!, o repórter Descéo Machado trouxe uma reflexão imprescindível no meio da semana.

Ressentimento e política – os eleitores (1)

O texto da semana que passou de Elissandro Santana, foi dirigido ao golpe contra o ensino de espanhol como forma de enfraquecimento das relações com a região.

O golpe contra o ensino do espanhol é um ataque subjetivo à Constituição

Concluímos a Retrospectiva Semanal com um texto de Elaine Tavares, apresentado na coluna coletiva “A Outra Reflexão”, que acabou sendo premonitório para compreender a agressão que a jornalista Rosângela Bion de Assis sofreu por parte da  polícia militar, funcional ao interesse do estado burguês.

Obrigado pela companhia e bom Carnaval!

Até o próximo domingo.

Sobre o jornalismo e a fabricação do consenso

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here