#RetrospectivaSemanal – 26 de fevereiro a 3 de março de 2018

 

Bom dia a todas e todos!

Para começar a tarefa que vai até as 21 h deste domingo chuvoso na capital de Santa Catarina, lembramos a mensagem de Caroline Dall’Agnol e Jana Machado, convidando-nos para o JTT de amanhã.

Venha junto!

#AOutraReflexão

Na coluna coletiva do Portal Desacato, “A Outra Reflexão” escreve gente comprometida com a transformação, a justiça, a solidariedade.

Colegas que fazem da palavra um instrumento de luta muito qualificado.

N’A Outra Reflexão escrevem os/as nossos/as, os/as de todas as horas.

Leia “A Outra Reflexão”, pense acompanhado/a e espalhe coletivamente.

#Desacato11Anos

#8M
#GreveInternacionalDeMulheres

Não esqueça, nesta próxima quinta-feira, tem mais um #8M e assista o vídeo de convocação que produziu a equipe de Desacato, com Caroline Dall’AgnolJana Machado e Mayara Heloisa Santos.

Desacato.info estará presente em Florianópolis e no Extremo Oeste, ao vivo, e em contato com diversos pontos do planeta onde as mulheres se mobilizem nesse tempo de rebelião contra o sistema que as oprime.

Caroline Dall ‘Agnol e Claudia Weinman estarão no comando da cobertura.

Apoio dos leitores e leitoras

O Portal Desacato não pode parar. Mais ainda, precisa crescer, fortalecer-se e garantir as fontes de emprego.

Desacato há 11 anos trabalha todos os dias, durante o dia todo para enfrentar a mídia conservadora financiada pelo dinheiro do estado e das empresas inimigas dos trabalhadores.

Desacato paga seus impostos em dia e cumpre todas suas obrigações, o que não fazem as grandes empresas da comunicação.

Precisamos que Desacato se consolide, evolua, cresça e melhore sua qualidade e sua grade de produção. Só contamos com você!

Na segunda-feira, 26 de fevereiro, Caroline Dall’Agnol estava lá, no Banco Redondo, pracinha tradicional de Florianópolis, apresentando mais uma edição do JTT – Jornal dos Trabalhadores e Trabalhadoras.

#VidaEmResistência
#VER

O Vida em Resistência esteve na Terra Indígena Carazinho, RS, e lá, Julia Saggioratto, produziu o 6º programa da série anual.

Belas imagens e melhor conteúdo na co-realização da Cooperativa Comunicacional Sul e o Conselho Indigenista Missionário – CIMI/Sul.

Acompanhe a luta dos nossos povos originários.

Na semana que passou, Rosangela Bion de Assis, entrevistou trabalhadoras do DEINFRA – Departamento Estadual de Infra-estrutura que se mobilizaram no Centro de Florianópolis.

No dia 27 de fevereiro, Claudia Weinman entrevistou o juiz Jorge Moreno, que avaliou o momento atual do judiciário brasileiro e o julgamento popular pela morte do vereador Marcelino Chiarello, em Chapecó. e, 30 de junho deste ano.

#InformativoParalelo

O InPar volta renovado. Agora, em parceria com a Acracom, o programa radiofônico do Portal Desacato, vem com novidades.

Ao Vivo e com apresentação de Izabel Cristina Rhoden Fávero e Jana Machado, inicia seu 3º ano, mais leve, mais ágil, com mais informação, e unindo o esforço de duas entidades que lutam pela comunicação independente: Cooperativa Comunicacional Sul e Acracom.

É na terça, dia 6, 17h. Rádio Web para quem luta pela transformação.

#Desacatao11Anos
#Acracom
Sonhamos Juntos, Sonhamos Livres!

Jana Machado produziu este vídeo com as doulas, profissionais que lutam pelo direito de assistir pessoas gestantes.

Conheça o papel das doulas e a importância que têm para a sociedade.

Na segunda-feira, dia 26 de fevereiro, a socióloga Rita Coitinho escreveu sobre o papel do chamado “terceiro setor” e a substituição das responsabilidades do estado por parte destas organizações.

Ligações muito perigosas: as fundações “progressistas”

O destino dos jornalistas que, pela experiência, agregam conhecimento, experiência, e mesmo com essa acumulação são demitidos, é culpa do capitalismo?

Vejamos o que pensa Elaine Tavares.

As dores dos jornalistas velhos

O que te representa, é o tema tratado no destaque audiovisual de Jana Machado?.Captando a imagem de uma performer no micro-centro de Florianópolis, Jana envia uma mensagem de reflexão e questionamento.

Assista!

O economista do DIEESE, José Álvaro Cardoso, afirma que os dados da economia são muito ruins.

Ele reflete sobre isso e lembra que “apesar das análises enganosas de alguns economistas ligados ao golpe, não se observa reação consistente dos indicadores da economia, como mostrou o crescimento do PIB no 3º trimestre do ano, de meros 0,1%”.

Os dados são péssimos. Somente a ação poderia nos trazer otimismo

X

De todas as formas de censura, talvez a mais lembrada pelas gerações que viveram a ditadura, seja a das músicas que, ou eram proibidas e nunca seriam publicadas ou, repentinamente desapareciam das rádios.

Em tempos de golpe de estado, Elissandro Santana, traz à baila esse assunto.

Memórias da censura musical na América Latina

O presidente Argentino, Maurício Macri, tem uma história política na qual o fechamento de escolas públicas é uma marca nefasta.

Débora Mabaires, na semana que passou, trouxe dados e reflexões a respeito desse hábito do presidente do país vizinho.

Mauricio Macri, a escola e sua mãe

O professor Douglas F. Kovaleski continuou, na segunda-feira passada, com sua série de análises sobre os prejuízos que o governo Temer tem trazido, assim que se instalou o golpe, ao povo brasileiro mais vulnerável.

Como a Reforma Trabalhista piora nossas vidas…

Ciro Gomes afirmou que os problemas da comunicação monopólica se resolvem com o controle remoto. Pensamento infeliz que Manoela de Borba? desbarata na sua coluna da semana que passou.

Quem controla o controle remoto?

Será que alguém que já foi burocrata pode mudar de comportamento?

Repórter Descéo Machado se debruça sobre o questionamento na coluna da quarta-feira passada.

A carroça da história e as melancias do discurso

A herança destrutora do meio-ambiente que deixou o falecido governador Luiz Henrique da Silveira, nas enchentes, nas secas, na perda de biodiversidade, na poluição do ar e da água, no esgotamento dos recursos naturais, marca o presente.

Tal desgraça é refletida por Míriam Santini de Abreu.

Supremo avaliza a maior parte da herança de Luiz Henrique da Silveira

Rosangela Bion de Assis continuou seu passeio pelo Centro de Florianópolis. Dele vem surgindo suas crônicas poéticas das sextas-feiras. Uma foto de sentimentos pela cidade onde nasceu e desenvolveu sua poesia e seu jornalismo.

Nas escadarias da Catedral

Ontem, sábado 3 de março, Elenira Vilela?, voltou a ocupar a coluna coletiva com um título forte: Ameaça Comunista.

A 170 anos do Manifesto Comunista é bom rever, acompanhado da colunista, quanto de atual tem.

Ameaça comunista

Luciane Recieri? não estava com vontade de falar levezas, não. Coisa séria a perturbava ontem. Então disparou seu abecedário mágico e criou isto.

Lagarta

A edição de hoje termina por aqui. Ainda chove em Florianópolis e o dia foi proveitoso para assistir as produções audiovisuais da semana e apreciar os textos relevantes dos nossos e nossas colaboradores colunistas.
 
Um deles estreou esta semana. De São Paulo, o escritor, músico e ator Guigo Ribeiro, trouxe mais uma forma de refletir que enriqueceu nosso portal.
 
Como sua reflexão fechamos nossa jornada agradecendo a todas e todos pela companhia.
 
Voltamos amanhã com Tali Feld Gleiser que, desde Santo Domingo, ao vivo, nos ofereceu hoje, uma linda amostra do carnaval caribenho.
 
Até lá!
 
#Desacato11Anos

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here