Retrospectiva Semanal: O assassinado em Arariboia, município de Arame

#FiqueEmCasa

#JTT com Claudia Weinman.

Quem era Zezico Guajajara, indígena assassinado no Maranhão?

Assassinato de Zezico Guajajara: Nessa entrevista de Claudia Weinman com Gilderlan Rodrigues, do Conselho Indigenista Missionário  (CIMI) do Maranhão, você tem mais informações sobre o assassinato do indígena Zezico Guajajara. 

Segundo o Conselho Indigenista Missionário, Zezico “lutava contra invasões e roubo de madeira em seu território. Zezico Rodrigues, do povo Guajajara, foi encontrado morto a tiros na terça-feira (31), na Terra Indígena (TI) Arariboia, município de Arame (MA).

Professor e diretor do Centro de Educação Escolar Indígena Azuru, na aldeia Zutiwa, Zezico tinha forte atuação em defesa do território tradicional do povo Guajajara. Como liderança, posicionava-se contra a derrubada da floresta e vinha denunciando a crescente presença de invasores e o roubo de madeira na TI Arariboia. No último dia 29, Zezico havia sido nomeado coordenador regional da Comissão de Caciques e Lideranças da Terra Indígena Arariboia (Cocalitia).

Com o assassinato de Zezico Rodrigues, o número de homicídios registrados contra indígenas do povo Guajajara desde o ano 2000 chega a 49 – sendo 48 deles no Maranhão e um no Pará”. (Informações do CIMI)

Assista de segunda a sábado JTTDiário Especial #FiqueEmCasa

 #SCnãoQuerMorrer
#Desacato13Anos #RedeDeJornalismoSolidário

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.