Retrospectiva Semanal do Portal Desacato, entre os dias 25 e 31 de março de 2018

Bom domingo para todas e todos!

Coloquemos amor perante o ódio, sonhemos com as esperanças que nascem todos os dias e não enxergamos. Derrotemos o medo, plantemos futuro, apostemos na vida!

Vamos repassar juntos o que de bom e chato aconteceu na semana.

Venha junto até as 21 h.

Foto: Tali Feld Gleiser

#Desacato11Anos

O sociólogo Emir Sader, esteve no município de São Miguel do Oeste, no domingo 25 de março, acompanhando a caravana do ex-presidente Lula da Silva. Claudia Weinman conversou com ele:

Como sempre, é  a socióloga Rita Coitinho que abre a série semanal de artigos d’A Outra Reflexão, a coluna coletiva que nos informa, nos educa e nos forma para transformar a vida. Desta vez, Rita reflete sobre os motivos que mexem com os brios da esquerda.

Afinal, o que move a esquerda?

Na visita do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Cooperoeste, cooperativa fundada pelo Movimento de Trabalhadores Sem Terra, com sede em São Miguel do Oeste, Claudia Weinman entrevistava Gleisi Hoffmann, presidenta nacional do Partido dos Trabalhadores.

O economista do DIEESE, José Álvaro Cardoso, afirmou no seu espaço na coluna coletiva d’A Outra Reflexão que o fato de não conhecermos nossa história nos torna presa fácil dos interesses imperialistas.

O risco da História, e das ilusões

No domingo 25 de março teve o ato central da caravana Lula Pelo Brasil. Desacato transmitiu ao vivo o ato e nele, as agressões sofridas pela caravana, dirigidas ao palco onde falava o ex-presidente e aos simpatizantes. Nossa companheira Claudia Weinman foi atingida na perna por ovos e pedras.

O Dia da Memória, a Verdade e a Justiça numerosas organizações sociais, sindicais e políticas marcharam em memória dos 30.000 desaparecidos. Algo  que o conservador Maurício Macri gostaria de esquecer. Débora Mabaires, reflete na coluna coletiva “A Outra Reflexão” sobre isto.

Mauricio Macri prefere esquecer

Na segunda-feira, dia 26, Caroline Dall ‘Agnol trouxe mais uma edição do JTT – Jornal dos Trabalhadores e Trabalhadoras. Se não assistiu até agora, este é momento, o JTT não perde atualidade.

A vida; todas as vidas importam se pensamos um mundo diferente e urgente. Na semana que passou, Elissandro Santana, dedicou sua coluna a quem batizou às pressas de Branco. O bichinho, graças aos cuidados do nosso colunista se recupera de um brutal envenenamento. Para Desacato os bichos são nossos irmãos, por isso a capa de hoje traz um dos Pekes que nasceram da Zarina, gatinha da Tali Feld Gleiser, há 4 dias. Essa relação urgente com a VIDA mereceu esta reflexão do Elissandro.

Hoje eu só quero falar do gatinho Branco

De quem é o espaço público?

Na terça-feira, 27, foi ao vivo a 64º edição do Informativo Paralelo, com Izabel Fávero e Janaína Machado. Entrevistados no estúdio: Míriam Santini de Abreu e Gabriel Amado.Se não escutou, bom, não perdeu, porque a gente guarda.

http://www.ivoox.com/informativo-paralelo-64-quem-e-o-dono-audios-mp3_rf_24929833_1.html?autoplay=1&utm_source=play_button&utm_medium=email&utm_campaign=mail_subscription

 

 

Muitos leitores e leitoras se preocupam com a “mexicanização” do Brasil. A morte violenta e as desaparições são marca registrada do país. Nossa colunista e repórter em Puebla, Ana Rosa Moreno, escreveu sobre isso n’A Outra Reflexão.

E seguem as desaparições forçadas no México

A semana teve mais uma edição do programa Vida Em Resistência, editado e apresentado por Julia Saggioratto. Uma produção belíssima e emocionante, realizada em parceria pela Cooperativa Comunicacional Sul, o Portal Desacato e o Conselho Indigenista Missionário, CIMI/SUL. Por favor, não perca, viu?

O Repórter Désceo Machado continua mergulhando-se nas condutas de alguns burocratas que trabalham em sindicatos e como estão dominados pela lógica alienígena do sistema. A coluna de Désceo n’A Outra Reflexão, vem amarrando uma série interessante de buscas nas condutas humanas.

O “self” servidor público

Nesta semana tivemos o 1º turno da Consulta Pública para indicação do Reitor da Universidade Federal de Santa Catarina. Mayara Santos entrevistou dois dos candidatos que passaram para o 2º turno. O primeiro a falar foi o professor Ubaldo Balthazar.

Vasculhando na mídia e nas suas lembranças, a jornalista Míriam Santini de Abreu, sempre se aproxima na sua coluna, em “A Outra Reflexão”, com texto que fazem pensar. Esse é o cometido que Míriam cumpre com primor.

Quem é realmente o meu próximo?

Ainda na cobertura da Consulta Pública para escolher candidato a Reitor da Universidade Federal de Santa Catarina, Mayara Santos, entrevistou o outro professor que garantiu vaga no 2º turno do pleito: Irineu Manoel de Souza.

O professor Douglas Kovaleski continua listando e avaliando os danos que o governo ilegítimo de Michel Temer proporciona à Saúde Pública, na sua coluna n’A Outra Reflexão.

Outro golpe de Temer contra a saúde do povo brasileiro

Uma fala muito peculiar acontece de verdade ou imaginário da escritora paulista Luciane Recieri. Uma conversa real? Talvez. Luciane costuma mesclar, com habilidade única, seus devaneios e os labirintos urbanos que percorre.

O jovem turco

 

Elenira Vilela divide no seu espaço na coluna coletiva, “A Outra “Reflexão”, a experiência vivida acompanhando a caravana Lula Pelo Brasil no estado de Santa Catarina. O que sentiram as pessoas e, sobretudo, suas impressões.

Caravana Lula Pelo Brasil, Pelo Sul, Por Santa Catarina

 

Fechamos a Retrospectiva deste domingo com um novo texto que ontem, sábado, apresentou o ator, músico e escritor paulista, Guigo Ribeiro, no espaço coletivo, “A Outra Reflexão”. Um texto imperdível no tipo cinematográfico de reflexões do Guigo.

Dito isto, nos despedimos até o próximo domingo, lembrando a vocês que amanhã tem mais um JTT – Jornal dos Trabalhadores e Trabalhadoras, e na terça tem, ao vivo, mais uma edição do Informativo Paralelo, de 17 a 18 h, com Izabel Fávero e Jana Machado.

Tenham todos e todas uma boa semana! Obrigado pela companhia.

Raul Fitipaldi

O Homem e a Memória

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here