Retrospectiva Semanal do Portal Desacato entre 7 e 12 de maio de 2018

Fechamos a edição deste domingo que comemora 130 anos da inacabada abolição da escravatura com um resgate musical de 2012: a apresentação da  Oficina de Viola da PJMP/PJR e a Oficina de Percussão “Guerreiros do Batuque” na comemoração, naquele dia, dos  9 anos da APAFEC (Associação Paulo Freire de Educação e Cultura Popular) de Fraiburgo – SC.

Obrigado pela companhia. Boa semana para todas e todos e até a próxima Retrospectiva Semanal.

Raul Fitipaldi

Guigo Ribeiro, nos últimos três artigos se debruçou sobre a conjuntura brasileira de forma original, forte, contundente. A troca de cartas com uma personagem do outro lado do pensamento produziu uma apaixonada toma de posição.

Meu caro – Resposta Final (última parte)

Outra greve vitoriosa dos trabalhadores e trabalhadoras municipais de Florianópolis terminou. A avaliação desta luta de 30 dias foi feita pelo diretor da categoria, Renê Munaro, em conversa com a jornalista Sílvia Agostini.

Os leitores e leitoras se acostumaram à coluna de Luciane Recieri. Por momentos parece que toda realidade é mera fantasia e que só a imaginação é verdadeira, como os fantasmas nas melhores horas da sua criação.

Você acha que eu não gosto de nada?

Na semana que passou Desacato apresentou o primeiro capítulo sobre a vida dos trabalhadores e trabalhadoras do transporte público de passageiros de Florianópolis e Região, filiados ao Sintraturb. A série foi lançada com a marca da categoria: História de Lutas.

A ocupação imobiliária, o uso do solo, a tragédia em São Paulo que matou moradores sem teto e a Ocupação Fabiano de Cristo em Florianópolis, motivaram uma belíssima coluna da jornalista Míriam Santini de Abreu, com imagem do jornalista Rubens Lopes.

Monte Cristo e a luta por moradia em Florianópolis

29 dias levava a greve dos trabalhadores e trabalhadoras municipais de Florianópolis, na quinta-feira, dia 10. Já era a greve mais extensa de 2018 em todo o Brasil. O vereador Vanderlei Farias, do PDT da capital catarinense falou com Caroline Dall ‘Agnol sobre aspectos importantes que motivaram essa nova luta.

Salete Bedin passou a fazer parte da história da jornalista Rosangela Bion de Assis, quando esta esteve em São Miguel do Oeste. A marca da conversa, a natureza, o traço amável das flores, inundaram a poesia na coluna A Outra Reflexão.

Com elas, no campo

Na quinta-feira, dia 10 de maio, a Cooperativa Comunicacional Sul, o Portal Desacato e o DIEESE, lançaram seu projeto em parceria, Crimes Neoliberais. Para saber sobre o projeto, Caroline Dall ‘Agnol entrevistou o economista José Álvaro Cardoso.

 

Repórter Descéo Machado passeou pela filosofia e o Olimpo grego aqui, na Ilha de Santa Catarina. Sua coluna semanal poetizou a quarta-feira passada falando com um jovem Deus.

Encontro com Dionísio

Na quinta-feira, Claudia Weinman, apresentou mais uma edição do JTT – Jornal dos Trabalhadores e Trabalhadoras, produzido no Oeste catarinense.

No seu espaço na coluna coletiva A Outra Reflexão, nossa comentarista no México, Ana Rosa Moreno afirmou que Manuel López Obrador “não é o melhor candidato, mas representa uma total ameaça aos outros partidos políticos e ao setor empresarial. A vitória de AMLO representaria um verdadeiro golpe às elites do poder que, há décadas, governam à torta e à direita o país.”

México: De campanha eleitoral a todos contra o candidato progressista

O Cacique Luis Salvador falou sobre o martírio dos indígenas, ma mobilização na Terra Indígena Rio dos Índios. A jornalista Julia Saggioratto registrou o depoimento que foi publicado em Desacato no dia 9 de maio.

As frases antológicas cunhadas por políticos e empresários brasileiros que resgatou Carlos Minc, no livro “Ecologia e cidadania”, motivaram mais uma coluna, n’A Outra Reflexão, do professor e tradutor, Elissandro Santana.

Pensamentos antológicos político-empresariais a-ecológicos no Brasil de ontem e de hoje

Na terça-feira, dia 8 de maio, o portal compartilhou com os leitores e leitoras o registro da apresentação de Verônica Loss e Michel Croz em Uruguai, em homenagem a vereadora Marielle Franco. Confira.

O JTT – Jornal dos Trabalhadores e Trabalhadoras, do Portal Desacato, reprisou, na segunda-feira, 7 de maio, a edição especial que apresentaram Caroline Dall ‘Agnol e Claudia Weinman, com os registros do 1º de Maio em Curitiba. Se não assistiu, tá na hora!

Na sua coluna semanal publicada na segunda-feira, 7 de maio, o Professor em Saúde Pública, Douglas Kovaleski foi enfático: “Precisamos intensificar a luta e unir todos os setores da sociedade em defesa do serviço público de Florianópolis e do Brasil e, dessa forma, barrar a sangria de recursos públicos para os grupos financeiros e empresariais que comandam a real política no país.”

Sobreviver ao bombardeio neoliberal, em busca de saúde mental

Bom domingo para todas e todos! Iniciamos a jornada saudando o aniversário da nossa companheira jornalista, Caroline Dall ‘Agnol, e a luta de negras e negros no dia da Abolição da Escravatura no Brasil; abolição que ainda não concluiu.

Vamos juntos até 21 h.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here