Retrospectiva Semanal do Portal Desacato entre 7 e 12 de maio de 2018

Fechamos a edição deste domingo que comemora 130 anos da inacabada abolição da escravatura com um resgate musical de 2012: a apresentação da  Oficina de Viola da PJMP/PJR e a Oficina de Percussão “Guerreiros do Batuque” na comemoração, naquele dia, dos  9 anos da APAFEC (Associação Paulo Freire de Educação e Cultura Popular) de Fraiburgo – SC.

Obrigado pela companhia. Boa semana para todas e todos e até a próxima Retrospectiva Semanal.

Raul Fitipaldi

Guigo Ribeiro, nos últimos três artigos se debruçou sobre a conjuntura brasileira de forma original, forte, contundente. A troca de cartas com uma personagem do outro lado do pensamento produziu uma apaixonada toma de posição.

Meu caro – Resposta Final (última parte)

Outra greve vitoriosa dos trabalhadores e trabalhadoras municipais de Florianópolis terminou. A avaliação desta luta de 30 dias foi feita pelo diretor da categoria, Renê Munaro, em conversa com a jornalista Sílvia Agostini.

Os leitores e leitoras se acostumaram à coluna de Luciane Recieri. Por momentos parece que toda realidade é mera fantasia e que só a imaginação é verdadeira, como os fantasmas nas melhores horas da sua criação.

Você acha que eu não gosto de nada?

Na semana que passou Desacato apresentou o primeiro capítulo sobre a vida dos trabalhadores e trabalhadoras do transporte público de passageiros de Florianópolis e Região, filiados ao Sintraturb. A série foi lançada com a marca da categoria: História de Lutas.

A ocupação imobiliária, o uso do solo, a tragédia em São Paulo que matou moradores sem teto e a Ocupação Fabiano de Cristo em Florianópolis, motivaram uma belíssima coluna da jornalista Míriam Santini de Abreu, com imagem do jornalista Rubens Lopes.

Monte Cristo e a luta por moradia em Florianópolis

29 dias levava a greve dos trabalhadores e trabalhadoras municipais de Florianópolis, na quinta-feira, dia 10. Já era a greve mais extensa de 2018 em todo o Brasil. O vereador Vanderlei Farias, do PDT da capital catarinense falou com Caroline Dall ‘Agnol sobre aspectos importantes que motivaram essa nova luta.

Salete Bedin passou a fazer parte da história da jornalista Rosangela Bion de Assis, quando esta esteve em São Miguel do Oeste. A marca da conversa, a natureza, o traço amável das flores, inundaram a poesia na coluna A Outra Reflexão.

Com elas, no campo

Na quinta-feira, dia 10 de maio, a Cooperativa Comunicacional Sul, o Portal Desacato e o DIEESE, lançaram seu projeto em parceria, Crimes Neoliberais. Para saber sobre o projeto, Caroline Dall ‘Agnol entrevistou o economista José Álvaro Cardoso.

 

Repórter Descéo Machado passeou pela filosofia e o Olimpo grego aqui, na Ilha de Santa Catarina. Sua coluna semanal poetizou a quarta-feira passada falando com um jovem Deus.

Encontro com Dionísio

Na quinta-feira, Claudia Weinman, apresentou mais uma edição do JTT – Jornal dos Trabalhadores e Trabalhadoras, produzido no Oeste catarinense.

No seu espaço na coluna coletiva A Outra Reflexão, nossa comentarista no México, Ana Rosa Moreno afirmou que Manuel López Obrador “não é o melhor candidato, mas representa uma total ameaça aos outros partidos políticos e ao setor empresarial. A vitória de AMLO representaria um verdadeiro golpe às elites do poder que, há décadas, governam à torta e à direita o país.”

México: De campanha eleitoral a todos contra o candidato progressista

O Cacique Luis Salvador falou sobre o martírio dos indígenas, ma mobilização na Terra Indígena Rio dos Índios. A jornalista Julia Saggioratto registrou o depoimento que foi publicado em Desacato no dia 9 de maio.

As frases antológicas cunhadas por políticos e empresários brasileiros que resgatou Carlos Minc, no livro “Ecologia e cidadania”, motivaram mais uma coluna, n’A Outra Reflexão, do professor e tradutor, Elissandro Santana.

Pensamentos antológicos político-empresariais a-ecológicos no Brasil de ontem e de hoje

Na terça-feira, dia 8 de maio, o portal compartilhou com os leitores e leitoras o registro da apresentação de Verônica Loss e Michel Croz em Uruguai, em homenagem a vereadora Marielle Franco. Confira.

O JTT – Jornal dos Trabalhadores e Trabalhadoras, do Portal Desacato, reprisou, na segunda-feira, 7 de maio, a edição especial que apresentaram Caroline Dall ‘Agnol e Claudia Weinman, com os registros do 1º de Maio em Curitiba. Se não assistiu, tá na hora!

Na sua coluna semanal publicada na segunda-feira, 7 de maio, o Professor em Saúde Pública, Douglas Kovaleski foi enfático: “Precisamos intensificar a luta e unir todos os setores da sociedade em defesa do serviço público de Florianópolis e do Brasil e, dessa forma, barrar a sangria de recursos públicos para os grupos financeiros e empresariais que comandam a real política no país.”

Sobreviver ao bombardeio neoliberal, em busca de saúde mental

Bom domingo para todas e todos! Iniciamos a jornada saudando o aniversário da nossa companheira jornalista, Caroline Dall ‘Agnol, e a luta de negras e negros no dia da Abolição da Escravatura no Brasil; abolição que ainda não concluiu.

Vamos juntos até 21 h.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.