Retrospectiva Semanal do Portal Desacato, entre 30 de julho e 4 de agosto de 2018

Para nos despedir, levando em consideração ao momento de indelicada ladroagem nacional, compartilhamos uma versão do clássico Acorda Amor, do Chico Buarque que encontramos nas redes.

Vamos pois, que a semana nos demanda.

Obrigado pela companhia que abrigou as reflexões, coberturas e programas do Portal Desacato.

Boa semana para todos e todas! Até amanhã com o comando de Tali Feld Gleiser, desde Santiago de los Caballeros, na belíssima República Dominicana, filha original da Pátria Grande.

Guigo Ribeiro, ator, escritor, músico, nos presenteou na semana que passou com uma crônica belíssima, não isenta de sutil crítica ao machismo e de ironia esbelta. Tá lá o Guigo, com ele fechamos a Retrospectiva Semanal deste domingo.

A Dama e o Rapaz

Outro dia, este editor dominical, assistia a que era, possivelmente, a última entrevista de Clarice Lispector na TV Cultura, em 1977. Vi e ouvi Clarice. Vi e ouvi também uma Clarice morena, paulista, que teima em acreditar, como Clarice, na qualidade e impacto de sua obra. Sua obra é inquietante, ingênua, do hermetismo cinza à alegria multicolorida espraiada e pública: Luciane Recieri.

Rico tem medo de pobre feliz

Todas as quintas-feiras, às 20h, acontece no centro de Florianópolis, a Batalha de Rap da Alfândega. Jovens de toda diversidade e uma ampla multicultura ser reúnem lá. A Batalha da Alfândega é o grito de resistência do movimento hip hop. Lá esteve Jana Machado e fez esta matéria para você.

O retorno à coluna “A Outra Reflexão” do personagem criado por Tiago de Castilho Soares, Repórter Descéo Machado, não podia ser mais oportuno. Participando do debate sobre o aborto, num momento crucial para esse tema na sociedade brasileira, Descéo Machado afirma: “Se os homens pudessem decidir abortar, se fruíssem do poder de ir ao fundo e arrancar-se, confrontando o desejo passado com o desejo futuro, arrancariam de dentro de si, aos pedaços em sangue, os ideais irrealizáveis da sociedade patriarcal, sobrando menos homem e mais ser humano.”.

Aborto, os homens e o abandono das crianças

A Comunidade Chico Mendes, no bairro Montecristo, no município de Florianópolis, fez a missa do 7º dia pela morte do jovem de 16 anos, Kelvin, assassinado por ação da  polícia militar no dia 15 de julho. A advogada popular, Daniela Félix, conversou com Talita Burbulhan que fez as imagens editadas por Jana Machado.

A crônica poética desta semana, da jornalista Rosangela Bion de Assis traz emoção para os que habitamos nessa casinha amarela e nela guardamos esperanças, sonhos e realizações, materiais com os que construímos quatro anos de vida do Portal Desacato e da Cooperativa Comunicacional Sul. Alguma coisinha miúda aperta o peito.

CEP e goiabeira

Na semana que passou ficou aprovada a instalação da Frente Parlamentar pela Democratização da Comunicação em Santa Catarina. O requerimento do Deputado Estadual Dirceu Dresch foi aprovado e a sessão de posse da Frente será no dia 14 de agosto, às 15 h, na Assembleia Legislativa do Estado. Izabel Fávero e Jana Machado entrevistaram o deputado e o diretor da ACRACOM, João Santin.

O próximo Grito dos Excluídos já está em pauta no Extremo Oeste de Santa Catarina. A jornalista Claudia Weinman refletiu sobre o significado diverso do 7 de Setembro e percorreu a história desse dia naquela região na sua coluna semanal, n’A Outra Reflexão.

Que venha o 07 de setembro!

O programa Crimes Neoliberais cresce em audiência a cada semana. Com apresentação do economista José Álvaro Cardoso, as imagens de Jana Machado e a edição de James Ratiere, o CN, informa e educa com uma pitada de ironia, sobre o desmonte da Soberania Nacional. Não perca e divulgue!

Elissandro Santana afirma na sua coluna que “é chegada a hora de uma revolução mental para que outras mudanças sejam possíveis e, fique esperto/a, isto a mídia tradicional brasileira não quer em nenhuma hipótese.”. De que ponto do novelo institucional e social, presente e histórico parte para tal assertiva?

O que o Brasil espera de você para o futuro?

As categorias centrais do legado de Karl Marx continuam sendo o tema principal da coluna semanal do Professor em Saúde Pública da Universidade Federal de Santa Catarina, Douglas Kovaleski. O tema abordado e aprofundado n’A Outra Reflexão é determinante para entender o sistema de dominação e seus efeitos na Classe Trabalhadora.

A formação econômico-social e a alienação

Mayara Santos apresentou o JTT – Jornal dos Trabalhadores e Trabalhadoras, na segunda-feira, dia 30 de julho. Desacato quis saber como estão as lutas dos apoiadores d’A Outra Informação. Assista!

Rita Coitinho deixou passar um tempo e se assentar a reunião entre Vladimir Putin e Donald Trump. Tirou da geladeira e colocou no microscópio. Isto é o que achou:

O encontro de Helsinque e a fragilidade do governo de Trump

Bom dia a todas e todos! O domingo de 14ºC e céu nublado na Ilha de Santa Catarina traz as inquietudes do atentado fascista contra o Presidente da República Bolivariana da Venezuela, Nicolás Maduro, perpetrado ontem pela tarde.

Vamos visitar as produções escritas e audiovisuais do Portal Desacato na Retrospectiva Semanal de todos os domingos. Iniciamos a tarefa com o cantautor venezuelano Ali Primera, sempre vigente.

Juntos estamos ao longo da Pátria Grande. Juntos vamos até as 21h.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.