Retrospectiva Semanal do Portal Desacato, entre 3 e 9 de junho de 2018

Ontem, sábado, o estudante de jornalismo, James Ratiere, deu, com a ajuda da nossa Diretora Tali, os primeiros passos na edição da Agenda Cultural de Desacato, que volta de pois de um parêntese muito longo. A agenda não era publicada de forma constante, com um dia determinado, salvo em algumas oportunidades, desde 2015.

Até aí, tudo bem. A forma como fechou a agenda James Ratieri, transformou sua nova tarefa no Portal, em algo inovador que nos encheu de alegria aos velhos jornalistas.

Com a despedida de ontem, renovada hoje, de James Retiere, fechamos mais uma tarefa de domingo.

Bom descanso e boa semana para todas e todos.

Até o próximo domingo, 17 de junho, entre mundial, notícias e cultura.

Obrigado pela companhia.

Raul Fitipaldi

O ator e escritor, Guigo Ribeiro, produz a sensação de que sempre está na rua. Ele caminha por esse grande palco, sobe e desce o pano. Guigo caminha e reflete. Para, escreve um trecho da coluna e reata a caminhada. Olha e fala, seus personagens olham e falam. Por ele, o mágico Guigo Ribeiro.

Cê tem um minuto?

A crise de desemprego não escuta conselho de mãe. A colunista e jornalista Mayara Bergamo. escutou, estudou sim, muito, e como mais de 13 milhões de brasileiros está desempregada. Todavia, Mayara não deixa de cumprir com sua vocação e partilha sua reflexão com você.

Conselho de mãe

Justamente foi Rosangela Bion de Assis, com seus 30 anos de jornalismo, que entrevistou, junto com James Ratiere, o escritor Paulino Júnior, que compilou suas crônicas publicadas num jornal de Florianópolis e as transformou no segundo livro da sua ainda jovem trajetória.

A jornalista Rosangela Bion de Assis relembra com poética emoção o dia em que conseguiu seu primeiro emprego como profissional. Foi num sindicato, há 30 anos.

E começou

Em produção de vídeo para Desacato.info, Jana Machado colheu vários depoimentos de apoio às estudantes da UDESC – Universidade Estadual de Santa Catarina, que se declararam vítimas de abuso por parte do professor Paulino de Jesus Francisco Cardoso, indiciado pela polícia.

A renúncia dos atletas e a comissão técnica da seleção de futebol argentina a jogar com Israel em Jerusalém, depois de uma mobilização internacional muito forte contra a realização do jogo, teve nuances extraordinárias. Elaine Tavares enfoca o caso destacando a carta para o melhor jogador do mundo de um grupo de crianças palestinas.

Messi e as crianças palestinas

O protesto de alunas e alunos na frente da Universidade Estadual de Santa Catarina – UDESC, na fria noite da quinta-feira, dia 7 de junho, foi registrado por Jana Machado.

A diretora geral do Portal Desacato, Tali Feld Gleiser, pegou da nossa página pessoal uma pequena descrição da vida real que coloquei para os amigos sem pretensões de ser uma reflexão. Mas, apareceu na coluna coletiva, então, reproduzimos na Retrospectiva.

Dor social

Na terça-feira, dia 5 de junho, teve, ao vivo, Informativo Paralelo #72 – Lições de uma greve que parou o Brasil

Informativo Paralelo #72 – Lições de uma greve que parou o Brasil

A socióloga Rita Coitinho afirmou na sua coluna semanal n’A Outra Reflexão que “O golpe de Estado de 2016, que colocou na direção do país um grupo ligado aos interesses da alta finança e dos oligopólios internacionais, encarregou-se de desengavetar a antiga proposta entreguista.”. Isso e os perigos para a região na pauta.

A América do Sul no mapa das “guerras do futuro”

Claudia Weinman apresentou a edição de quinta-feira do JTT – Jornal dos Trabalhadores e Trabalhadoras. Jovens estudando agro-florestamento no Extremo Oeste catarinense e a Ocupação Fabiano de Cristo foram os temas centrais do noticiário.

O caso do assédio que mobilizou a comunidade universitária da UDESC – Universidade do Estado de Santa Catarina, no campus do bairro de Santa Mônica em Florianópolis, motivou a coluna semanal da jornalista Manoela de Borba. Original e contundente, Manu trata o tema com muita propriedade.

A desonra do professor da Udesc

Os motivos que levaram a homens e mulheres a erguer a Ocupação Fabiano de Cristo; a luta para vencer a realidade; as necessidades mais prementes e a esperança. Assista o vídeo produzido e editado por Jana Machado apresentado na semana que passou, com o suporte de Rosangela Bion de Assis e Marcelo Luiz Zapelini.

O assassinato de mais de 100 candidatos, candidatas e funcionários de cargos públicos, nos meses prévios às eleições aztecas foi o tema de análise da colunista mexicana, licenciada em Relações Internacionais, Ana Rosa Moreno, para “AOutraReflexão”, no Portal Desacato.

Eleições mexicanas manchadas de sangue

O programa #10 do seriado quinzenal, Vida em Resistência, produzido e realizado em parceria pela Cooperativa Comunicacional Sul e o Conselho Indigenista Missionário – CIMI/Sul, editado e apresentado pela jornalista Julia Saggioratto encara a criminalização da luta dos povos indígenas e o papel da justiça. Assista!

Os artigos de Elissandro Santana, professor da Faculdade Nossa Senhora de Lourdes e membro do Grupo de Estudos da Teoria da Dependência, são sempre direcionados pela sentido de justiça e o volume de fundamentos do autor. O artigo publicado na semana que passou n’A Outra Reflexão não é diferente.

Injustiça ambiental e racismo ambiental: faces de uma mesma moeda

Na terça-feira, dia 5 de junho de 2018, às 14 h, registrou-se um fato histórico e inédito em Florianópolis. Por primeira vez tomou posse na Câmara de Vereadores uma feminista reconhecida, lésbica e primeira vereadora na história do PT da Capital de Santa Catarina. Rosangela Bion de Assis e Raul Fitipaldi entrevistaram Carla Ayres. Assista uma parte do seu depoimento.

Na coluna coletiva, “A Outra Reflexão”, o economista José Álvaro Cardoso afirmou que “A greve dos caminhoneiros e dos petroleiros, com todas as suas complexidades, trouxe à tona, mais uma vez, a luta histórica do Brasil por um desenvolvimento nacional e soberano.”.

Projeto nacional de desenvolvimento e vulnerabilidade ideológica

O quadro Aula de Classe, com a história da organização sindical e as lutas dos trabalhadores e trabalhadoras, inicia sua segunda temporada dentro do JTT, com apresentação de Elenira Vilela.

A jornalista Giselle Zambiazzi, entregou, na segunda-feira passada, dia 4, na coluna coletiva “A Outra Reflexão”, a primeira de uma série de três entrevistas que avaliam a crise dos combustíveis e a entrega da soberania nacional. Leia!

A crise dos combustíveis e sua relação com a política entreguista iniciada há 30 anos

Na segunda-feira, dia 4 de junho, Rosangela Bion de Assis, no JTT- Jornal dos Trabalhadores e Trabalhadoras, apresentou um resumo de imagens sobre as mobilizações da semana anterior na capital de Santa Catarina.

Os avanços neoliberais que não param de cortar verbas das áreas sociais, de forma criminosa e incessante, destruindo direitos fundamentais, motivaram, novamente, a reflexão semanal do Professor em Saúde Pública, da Universidade Federal de Santa Catarina, Douglas Kovaleski.

Mais cortes nas áreas sociais…

Caia a tarde, frio e vento no domingo 3 de junho, na Ocupação Fabiano de Cristo, perto da fronteira entre os municípios de Florianópolis e São José, Santa Catarina. Lá estavam Jana Machado, Marcelo Zapelini e Rosangela Bion de Assis, que conversou com a moradora Deise.

Bom domingo para todas e todos!

Iniciamos nossa tarefa dominical pelo avesso. Quase todos os domingos fechamos com os escritos de Luciane Recieri, nossa colunista de Jacareí, São Paulo. Hoje, vamos iniciar com a carta-crônica na qual Luciane partilha, a modo de epístola, aconteceres seus, de professora, na sala de aula. Vale a pena ler e refletir a respeito.

Vamos lá então, juntos até as 21 h.

Exercício epistolográfico

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.