Retrospectiva Semanal do Portal Desacato entre 3 e 8 de setembro de 2018

Finda por aqui nossa Retrospectiva Semanal de hoje, agradecendo sua companhia.

Em 1975, aprestos da ditadura sangrenta que matou e desapareceu milhares de pessoas, o incomparável Joaquín Lavado, “Quino”, dava a luz uma das últimas cenas da amada Mafalda.

Com essa mensagem de amor e humanidade, mais necessária e atual do que nunca no Brasil, nos despedimos até amanhã, com o comando da nossa Diretora Geral, Tali Feld Gleiser, direto de La Española, a bela República Dominicana.

Obrigado pelo afeto!

Raul Fitipaldi

 

Segundo Luciane Recieri “dizem que os poetas são azuis. Tudo mentira também. Eles só querem ser lembrados por algo bonito”. Pois bem, parece a este editor que a autora está sempre entre margens azuis e douradas. Enfim, o que importa é o que carregava Mário Quintana.

Quintana, poesia e outras coisas

 

Douglas Kovaleski, transitou ontem, por uma ponte temporal que, tratando da alienação e o abuso de drogas chegou até Karl Marx. A extensa e interessantíssima série do professor em saúde pública, você pode encontrar só com a procura do autor no Portal Desacato.

Alienação e drogas

Nossa companheirinha, Diretora Regional do Oeste do Portal Desacato, Claudia Weinman, nasceu exatamente no dia do Grito dos Excluídos. Seu coletivo da pastoral em São Miguel do Oeste e regiãoe seus companheiros e companheiras de Desacato não deixaram passar por alto e dividimos com você uma pequena homenagem a essa estupenda guria!

Continuando com a série Monólogos Cotidianos, o escritor, músico e ator paulista, Guigo Ribeiro, enveredou, mais uma vez, na sua estrada de análise de tipo cinematográfico, enriquecida de fina ironia, sarcasmo, psicanálise e filosofia. E mais uma vez o resultado é imperdível!

Monólogos Cotidianos – A Família

A mobilização pelos excluídos e excluídas do capitalismo também teve sua marcha tradicional, na cidade pólo do Extremo Oeste catarinense, São Miguel. De lá, ao vivo, transmitiu a equipe de Desacato. info, com o comando de Claudia Weinman. Confira!

Nathan Santos, 26, negro, integrante do Movimento Economia Pró-gente, abordou as falas do vice-presidente pela chapa do candidato Jair Bolsonaro, General Hamilton Mourão. Arranca com a intervenção dessa pessoa na Câmara de Indústria e Comércio de Caxias do Sul (RS). Texto valioso para A Outra Reflexão.

Quem é dono da indolência e malandragem?

O município de Anchieta, de 6 mil habitantes, no Extremo Oeste catarinense, mobilizou-se com o Grito dos Excluídos, na última sexta-feira. Claudia Weinman, Julia Saggioratto e Paulo Fortes cobriram o ato para Desacato.info

Na sua coluna desta semana, n’A Outra Reflexão, o economista José Álvaro Cardoso, afirmou: “Se a correlação de forças permitir e conseguirem institucionalizar o golpe, elegendo um presidente seu nas próximas eleições, a Petrobrás também será privatizada.” O Estado está sendo desmontado e José Álvaro dá o sinal de alerta!

Financiar os ricos e tirar dos pobres

O Informativo Paralelo desta semana foi bem em família. O tema, ao contrário, espinhoso e com o olhar no mundo. Com a participação dos nossos colunistas, José Álvaro Cardoso, Rita Coitinho e a opinião da colunista Débora Mabaires, na leitura de Claudia Weinman, o InPar foi ao vivo no estúdio da Rádio Planeta Ilha. Ouça!

Economia e Relações Internacionais a 30 dias da eleição – Informativo Paralelo

Débora Mabaires explicou, com a tradução de Tali Feld Gleiser, as novas medidas impopulares do presidente Maurício Macri. O mandatário, em discurso várias vezes editado, apresentado uma hora mais tarde do previsto, deixou a sociedade atônita. Nem seus amigos gostaram.

O governo de Mauricio Macri: um calote monumental

O JTT – Jornal dos Trabalhadores e Trabalhadoras, na sua edição do Extremo Oeste catarinense, apresentado por Cláudia Weinman, nos preparou para Grito dos Excluídos e Excluídas, com a professora Claudia Baumgardt. Os alunos da escola de Conquista na Fronteira voltaram às aulas e nossa colunista, Rita Coitinho, conversou sobre as perdas pelo desastre no Museu Nacional. Assista!

Sem vulgaridades, o escritor e tradutor baiano, Elissandro Santana, colunista d’A Outra Reflexão, falou da esperança. Esperança do povo e no povo brasileiro. Não tratou de convencer, apenas compartiu sentimentos e valores que podem marcar a mudança montada nas asas de uma Fênix imortal.

210 milhões de sonhos na Locomotiva chamada Brasil

Um novo crime neoliberal, produto da insânia golpista, atinge a soberania nacional. A entrega da Eletrobrás a interesses estrangeiros e privados, e foi o foco de mais uma análise do economista José Álvaro Cardoso. Com imagens de Jana Machado e edição de James Ratiere, “Crimes Neoliberais”, uma produção em parceria do DIEESE e o Portal Desacato. Realização: Cooperativa Comunicacional Sul.

A Outra Reflexão da semana se iniciou, como de costume, com a coluna da socióloga e doutora em geografia, Rita Coitinho. Na pauta, a soberania nacional, o retorno da doutrina Monroe e as eleições de outubro.

Desenvolvimento e soberania: conceitos centrais de um programa popular

Na segunda-feira, dia 3 de agosto, Rosangela Bion de Assis apresentou mais uma edição do JTT. A palavra chave dessa edição foi ‘assédio’. Lembre o motivo.

Dia bonito em Florianópolis, com 17ºC e um céu muito azul. Com todas e todos começamos mais uma Retrospectiva Semanal, com as coberturas, produções, realizações, entrevistas e textos exclusivos do Portal Desacato.

Vamos juntos até 21 h. Venha!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.