Retrospectiva Semanal do Portal Desacato entre 28 de maio e 2 de junho de 2018

Vamos fechando nosso encontro dominical com uma imagem capturada por nossa equipe que hoje visitou a Ocupação Fabiano de Cristo, em Florianópolis.

Lá, Rosangela Bion de Assis, Jana Machado e Marcelo Luiz Zapelini, filmaram e fizeram entrevistas que no decorrer da semana que começa serão entregues aos nossos leitores e leitoras.

Faz frio em Santa Catarina, mas não foi empecilho para que em Florianópolis e no Extremo Oeste, Desacato estivesse junto com os trabalhadores, trabalhadoras e excluídos do sistema capitalista.

Voltamos no próximo domingo com outra Retrospectiva Semanal. Amanhã, nossa diretora Tali Feld Gleiser, acompanha vocês com o comando da edição desde República Dominicana.

Bom descanso e até lá!

Raul Fitipaldi

#Desacato11Anos

A Outra Reflexão tem Guigo Ribeiro, ator, músico, escritor. De nenhuma das suas profissões abre mão quando escreve. Relata o mundo com um olhar único. Com esse olhar viu a greve de caminhoneiros assim:

A Fila

Com a delicadeza e a firmeza que lhe é proverbial, a cientista social e escritora Luciane Recieri, de Jacareí, São Paulo, mais uma vez, através da crônica, por momentos poética, aborda um tema difícil, mal chamado tabu, porque na verdade é fruto da mais perversa intolerância, com maestria. Não perca!

Você é menino ou menina?

Para o JTT do Oeste, Claudia Weinman procurou conversar com os cidadãos do Extremo Oeste sobre a greve dos caminhoneiros.  Depois, parte das respostas mereceram uma reflexão da jornalista e diretora regional de Desacato.

O senhor pode falar com a gente? “Não! Mas está tudo tranquilo”  

O Sintraturb tem se caracterizado durante toda sua existência por participar das lutas da cidade e do país, mesmo que sejam pautas que não pertençam ao sindicato. O membro da coordenação colegiada, Deonísio Linder, explicou a Rosangela Bion de Assis, a paralisação que aconteceu durante a semana.

A experiência da população brasileira durante a greve dos petroleiros foi peculiar, teve arestas e pontos de vista diferentes. A jornalista e fotógrafa, Mayara Bergamo, estreou seu espaço na coluna coletiva A Outra Reflexão, observando aspectos diversos dos que dominaram na grande mídia.

10 dias para surtar

O vereador de Florianópolis, Lino Peres e a professora Elenira Vilela, colunista de Desacato, avaliaram a mobilização em apoio à greve dos petroleiros e contra as privatizações que aconteceu na passada quarta-feira.

Nossa colunista no México, licenciada em Relações Internacionais, Ana Rosa Moreno, afirmou que nenhum dos presidenciáveis mexicanos, responderam as perguntas mais importantes. A tradução é de Elissandro Santana.

México: Segundo debate presidencial e perguntas que nenhum candidato respondeu à altura

Rosangela Bion de Assis  e Jana Machado informaram, na passada quarta-feira, ao vivo, da mobilização que houve em Florianópolis em defesa da greve dos petroleiros e contra as privatizações. Novamente, Florianópolis esteve presente na rua com muita energia e consciência.

O jornalista e professor de redação, Maurício dos Santos, afirmou na sua coluna d’A Outra Reflexão que “As múltiplas maneiras de aprender, saber e transmitir conhecimento ficam mais evidentes tanto com a teoria Psicogenética de Piaget, quanto à teoria sócio-histórica de Vygotsky.”.

Educação: o desejo de compartilhar e de saber

Florianópolis, na quarta-feira se somou à mobilização nacional na defesa da greve dos petroleiros, contra as privatizações e pelos direitos e a democracia. Antes da mobilização Rosangela Bion de Assis entrevistou Renê Munaro, diretor presidente do Sintrasem.

 

Na coluna pessoal dentro d’A Outra Reflexão, José Álvaro Cardoso afirmou, à luz dos fatos das últimas semanas que “…sem energia não tem economia, sem economia não tem nação.”.

Primeiro, os interesses do Império

Ainda na quarta-feira, Desacato.info apresentou sua produção semanal em parceria com o DIEESE/SC: Crimes Neoliberais, com o economista José Álvaro Cardoso.

O povo argentino vai ocupando cada vez mais as ruas para protestar contra os negócios familiares e entre amigos de Maurício Macri e a destruição da soberania nacional. São milhares cotidianamente. Débora Mabaires apresenta a situação da Argentina em sua coluna semanal, desde Buenos Aires.

Argentinos na rua e Macri contra a parede

Na quarta-feira, Caroline Dall ‘Agnol preparou um simpático compêndio de pequenos recortes para nos dizer que quem paga a conta dos atos do desgoverno Temer somos NÓS!

O cinema de ficção e a realidade surreal do Brasil são os ingredientes da nova crônica de Repórter Descéo Machado, o jornalista virtual que toda semana ocupa a coluna coletiva “A Outra Reflexão”. Imperdível.

Jussara e os Guardiões da Galáxia

O cobrador de ônibus e membro do Sintraturb, Joaquim “Quinzinho” Nascimento, também deu seu depoimento sobre a paralisação em apoio aos petroleiros, na terça-feira, dia 29 de maio.

A jornalista Elaine Tavares trouxe na semana uma análise de conjuntura que traçou o roteiro da direita e a perplexidade da esquerda desde as mobilizações de 2013 até a greve dos caminhoneiros. A acensão de pensamentos fascistas, as demandas reais e tudo o que se deflagrou até nossos dias no cenário político. Desacato publicou essa análise na coluna coletiva A Outra Reflexão.

O Brasil, os caminhoneiros e a política

O Sintraturb, categoria que reúne os trabalhadores e trabalhadoras do transporte público de passageiros de Florianópolis e região, chamou a assembleia na terça, dia 29 de maio, que deflagrou uma paralisação parcial em apoio à greve dos caminhoneiros e respaldando também uma pauta própria do sindicato. A respeito, Rosangela Bion de Assis, entrevistou Antônio Carlos Martins.

O professor em Saúde Pública da Universidade Federal de Santa Catarina, Douglas Kovaleski aportou outra visão sobre a greve dos caminhoneiros na sua coluna semanal.

Paralisação e Saúde dos caminhoneiros

Segunda-feira, dia 28 de junho, Caroline Dall ‘Agnol e Mayara Santos, no JTT – Jornal dos Trabalhadores e Trabalhadoras, buscavam a opinião dos florianopolitanos  sobre a greve dos caminhoneiros. Confira o que as pessoas falaram:

Na sua coluna n’A Outra Reflexão, a socióloga e doutora em geografia, Rita Coitinho, nos fez refletir, na segunda-feira, sobre o quanto nos afetam as questões geopolíticas que incidem na política petroleira do Brasil.

Geopolítica e Petróleo: isso também afeta você

Bom domingo para todas e todos!

Antes de começar nossa retrospectiva, deixamos um filme extraordinário para o fim de tarde de domingo. Trata-se do clássico “Parente é serpente” do grande roteirista e diretor de cinema italiano, Mário Monicelli, falecido em Roma em 2010.

O filme está dublado, mas, mantém o primor estético e irônico da pela.

Vamos lá então? Ficamos juntos até as 21 h.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.