Retrospectiva semanal do Portal Desacato, entre 27 de agosto e 1º de setembro de 2018

Chegou setembro. A primavera se anuncia nos cheiros, nos pequenos brotos, nos pássaros. Muitos artistas, século trás século tem escrito e cantado por e para ela. Um deles foi o saudoso Camarón de la Isla. Nos despedimos com uma versão de rumba flamenca que achamos na rede, na qual Camarón se oferta à primavera.

Até amanhã com a edição de Tali Feld Gleiser. Nós voltamos no próximo domingo com uma nova Retrospectiva Semanal.

Obrigado pela companhia e até lá. Tchau!

Raul Fitipaldi

O refinamento da Luciane Recieri vestiu mais uma vez A Outra Reflexão. O raro não é que reflita com tanta qualidade, o que encanta é que o faça escondendo os temas centrais em crônicas sutis onde sua vida é o mundo e a luta de classes seu ritmo, tudo abrigado nas linhas. Ninguém vê com facilidade. Você consegue?

Antiguidades guardadas em mim

No auditório do Sintespe, em Florianópolis, na quinta-feira, 30 de agosto, reuniu-se para seu primeiro planejamento, um grupo de trabalho convocado pela Frente Parlamentar pela Democratização da Comunicação em Santa Catarina, coordenada pelo deputado Dirceu Dresch. Com a participação do Portal Desacato e diversos jornalistas e comunicadores populares, a frente também recebeu a confirmação da votação, amanhã, na Câmara de Vereadores da Capital, do requerimento do Vereador Lino Peres, para que a Capital tenha sua Frente Parlamentar Municipal para defender as mesmas causas que a frente estadual. Raul Fitipaldi entrevistou Lino Peres, João Santin, Marcel Salomon e nossa companheira, Claudia Weinman, que falaram dos resultados do encontro.

Durante os meses de setembro e outubro, Guigo Ribeiro apresenta a série “Monólogos Cotidianos” , que parte da análise de temas cotidianos considerados polêmicos. Você já conhece o estilo de Guigo. Vai perder a série?

Monólogos Cotidianos: O Baseado

Quinta-feira, dia 30 de agosto, Claudia Weinman apresentou um JTT renovado e gravado em Anchieta, município do Extremo Oeste catarinense. A edição foi de Julia Saggioratto. Assista!

A Associação Brasileira de Juristas pela Democracia, lançou o livro “Comentários a um acordão anunciado – o caso Lula, no TRF 4”. Uma das organizadoras do livro, Júlia Zavarize, falou com Rosangela Bion de Assis e Jana Machado.

No estilo peculiar de abrir sua coluna n’A Outra Reflexão, a jornalista Mayara Bergamo, disse que é furona. Ela viajou e o texto travou, porém, quando voltou, viu que o tempo tinha parado na Academia Brasileira de Letras, no racismo e no machismo.

À Conceição, representante do Brasil

O programa Crimes Neoliberais, apresentado pelo economista do DIEESE, José Álvaro Cardoso, explica, de forma simples, problemas complexos. Assista o capítulo sobre o Golpe Continental.

Ganhou pelo voto e, no fim antecipado de um governo moribundo e impopular, impõe a ditadura. Esse é o Maurício Macri neoliberal que assaltou os cofres do Estado para benefício privado de amigos e destruição da vida dos argentinos. Débora Mabaires o descreveu, Tali Feld Gleiser a traduziu.

Mauricio Macri, o imperador

O JTT – Jornal dos Trabalhadores e Trabalhadoras, de segunda-feira, dia 27 de agosto, apresentou os progressos agroecológicos da Comuna Amarildo, na Grande Florianópolis. Apresentou, Rosangela Bion de Assis.

 

A vulnerabilidade da população do campo aumentou exponencialmente com o desgoverno Temer. Todos os males que este governo ilegítimo produz na cidade são devastadores nas áreas rurais. Leia o artigo semanal que publicou em Desacato, José Álvaro Cardoso.

As contrarreformas e o regime de semiescravidão no campo

Um tema central de luta contemporânea: a legalização do aborto no Brasil. O Informativo Paralelo, ao vivo, colocou o tema no ar.

Informativo Paralelo: Legalização do aborto. Assista aqui!

Afirmando que “O Brasil, sob a direção dos mesmos grupos que dominavam a cena política nos anos 1990’s, retorna à condição de anão diplomático, a despeito de suas dimensões de gigante”, Rita Coitinho reflete sobre as posições dos candidatos ao Planalto, em matéria de política externa. Leitura imprescindível.

Anão ou gigante? A Política Externa e as eleições presidenciais

Na terça-feira, dia 28 de agosto, o vereador Lino Peres, referiu-se a três temas que pautaram a agenda esta semana: o ato de solidariedade com o reitor da UFSC, Ubaldo Balthazar e o professor Áureo Mafra de Moraes; a mobilização em favor da trabalhadora Juliane de Oliveira na mesma UFSC e a constituição da Frente Parlamentar pela Democratização da Comunicação em Florianópolis. Lembre:

A construção de subjetividades a partir do mercado, é o centro do novo aporte que Douglas Kovaleski fez À Outra Reflexão, na semana que passou. O tema está incluso na série de artigos semanais sobre a alienação.

Alienação e suas consequências

Bom dia a todas e todos. Chove de mansinho na capital catarinense, 19ºC em Florianópolis. Um dia bom para ser abrigar com leituras, produções audiovisuais e artigos, todos elaborados com o ingrediente d’A Outra Informação.

Vamos juntos até 21 h. Venha!

Começamos a jornada relembrando mais uma capítulo primoroso do programa Vida Em Resistência, editado e apresentado por Julia Saggioratto. Cada vez com mais audiência e mais qualidade. O VER é uma realização da Cooperativa Comunicacional Sul com o Conselho Indigenista Missionário – CIMI /Sul.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.