Retrospectiva Semanal do Portal Desacato entre 18 e 23 de junho de 2018

Vamos deixando o teclado nesta noite fria de Nossa Senhora do Desterro, Ilha de Santa Catarina. Encerramos a tarefa lembrando que 83 anos atrás morria, num acidente aéreo, em Medellín, Colômbia, O Zorzal Criollo, Carlos Gardel. No Brasil há milhares de cultores do maior mito do tango, que nunca se saberá com certeza se era argentino, uruguaio ou francês, mas, que sempre será escutado nos 5 continentes. Fiquem com sua voz em imagens e filmes que o tiveram como estrela eterna.

Boa semana para todas e todos. Obrigado pela atenção e a companhia.

Até o próximo domingo com outra Retrospectiva e até amanhã, com a edição de Tali Feld Gleiser, desde República Dominicana.

Raul Fitipaldi

A Outra Reflexão desta semana fechou com o grito desesperado de Guigo Ribeiro. Ecoa dentro de nós, rebota e nos dilacera como uma bala que encontra alguém, uma bala que mata por matar.

Menino

O sábado é um dia bem especial no centro histórico de Florianópolis, a singular Desterro. Artesãos e artesãs, artistas, vendedores/a/s ambulantes, pintores/as, criadores/as, músicos e músicas tantas; mistérios e sonhos perambulam pelos paralelepípedos da cidade com sacada olhando pro mar.

 

Ir e voltar ao espelho, quebrar o encanto, encontrar o sagrado nas linhas de uma carta, se perder nas besteiras, ler Luciane Recieri.

Treze passos

Ontem, sábado 23 de junho, Rosangela Bion de Assis, Jana Machado e James Ratiere, andaram visitando o centro histórico de Florianópolis, ponto de resistência cultural da capital catarinense. A primeira conversa foi com Guto Lima, do Tralharia.

A poesia reflexiva de Rosangela Bion de Assis, andou reunindo amigos e seres queridos pelo bairro vizinho do Centro de Florianópolis, José Mendes. Aqui o resultado:

Ali no José Mendes

Mais um capítulo do programa Crimes Neoliberais, apresentado pelo economista José Álvaro Cardoso e editado pela jornalista Caroline Dall ‘Agnol, com imagens de Jana Machado e coordenação de Manoela de Borba, foi ao ar. Conheça o programa!

Mayara Bergamo não se furtou a falar da Copa do Mundo. Mayara elencou as fobias e se deteve na sequência perturbadora de notícias racistas, machistas, misóginas e homofóbicas vinculadas a torcedores brasileiros. Ao fim, Mayara falou da Copa.

Para não dizer que não falei da Copa

O JTT #34, produzido e gravado no Extremo Oeste de Santa Catarina esteve no município de Guaraciaba. Lá visitaram uma casa bio-sustentável e mostraram para você.

O desenvolvimento vertical da construção habitacional em São Miguel do Oeste, no Extremo Oeste catarinense, motivou o olhar crítico e a reflexão de Claudia Weinman, diretora regional do Portal Desacato em aquela região.

Cidade: Para os carros e prédios

A edição #74 do Informativo Paralelo trouxe ao debate o drama habitacional do Brasil. Ouça o programa!

Informativo Paralelo: O drama habitacional no Brasil. A legitimidade das ocupações

A era Trump: A socióloga Rita Coitinho afirmou na sua coluna semanal d’A Outra Reflexão que “Os EUA sempre defenderam as ações desproporcionais de Israel, mas agora, em que o curioso fenômeno político do cristianismo-sionista ocupa o centro do poder estadunidense, parece que suas velhas boas maneiras e o tradicional cinismo tornaram-se desnecessários”. Leia!

Dezoito meses de governo Trump: crise orgânica e o fim da era das aparências

A tragédia anunciada na saúde, com o mal funcionamento e desvios de recursos nas Organizações Sociais, a destruição do SUS e a ausência de fiscalização, somado tudo à omissão da nação, estados e municípios foram o foco de uma nova coluna n’A Outra Reflexão, do Professor em Saúde Pública da UFSC, Douglas Kovaleski.

Corrupção nas Organizações Sociais?

A perda crescente da soberania nacional brasileira, a disparada da cotação do dólar, a toma de empréstimos e a escalada da crise internacional, isso tudo motivou a análise semanal do economista do DIEESE, José Álvaro Cardoso.

Entrega da soberania nacional e crises cambiais na América do Sul

Na sua coluna semanal no Desacato, o professor Elissandro Santana afirmou de forma contundente que “Para manter o atual padrão de consumo, o ser humano, através de seus sistemas de produzir alicerçados no capitalismo que a tudo destrói, em nome do lucro, levou a Terra a viver a crédito”. Haverá que repensar o formato do nosso pensamento?

Tempo para repensar arquiteturas mentais e pegadas ecológicas no Planeta

Repórter Descéo Machado a cada semana mergulha mais no fundo da sociedade contemporânea. Na sua mira o comportamento social pequeno burguês romântico: “Individualista, afetado, exaltando a intimidade, sobrelevando os prazeres, devaneios e fantasias do eu a uma verdadeira condição política…”.

O falso abraço ou a conquista frustrada

Também na terça-feira, dia 19, a Diretora Regional do Oeste de Desacato, Claudia Weinman, adiantava numa entrevista Ao Vivo, o que seria o tema central do JTT da quinta-feira, 21: a construção da moradia bio-sustentável.

 

O 11º episódio do programa “Vida em Resistência”, sobre a luta dos povos indígenas, foi apresentado na terça-feira passada, dia 19 de junho. Editado e apresentado pela jornalista Julia Saggioratto, o VER é uma realização em parceria da Cooperativa Comunicacional Sul, o Portal Desacato e o Conselho Indigenista Missionário/Sul.

A demência fascista do governo dos Estados Unidos assinou mais um capítulo de horror, o encerramento entre grades de metal de crianças hispano-americanas. Sobre esse acinte incalculável contra os Direitos Humanos escreveu a jornalista Elaine Tavares. Desacato repercutiu n’A Outra Reflexão.

Crianças em jaulas nos Estados Unidos

O “Aula de Classe”, quadro da professora Elenira Vilela, inaugurou sua segunda temporada no JTT. Lembrando a luta dos trabalhadores e trabalhadoras, Elenira cumpre as premissas do Portal Desacatol: Informar para Educar, Educar para Formar e Formar para Transformar.

#InformativoParalelo

Toda terça-feira, Ao Vivo, a produção e realização da Acracom e o Portal Desacato.

Terceira temporada oferecendo os debates, as reportagens e as entrevistas dos protagonistas da vida das maiorias.

Apresentação: Jana Machado e Izabel Fávero.

A greve dos petroleiros e a entrega da Petrobrás ainda rende muito debate, muita mobilização e indignação. Na última entrevista da série de três, que produziu a jornalista Giselle Zambiazzi, para “A Outra Reflexão”, respondeu o economista Maurício Mulinari.

A podridão do sistema continua com ou sem Pedro Parente

Na semana retrasada, o jornalista Maurício dos Santos tinha transitado a pluma sobre Jacques Lacan. Desta vez, ainda na linha de psicanálise do seu texto anterior, se debruça sobre o trauma, esse dominador das nossas vidas.

Por que o trauma domina nossas vidas?

A jornalista Mayara Bergamo, na coluna coletiva “A Outra Reflexão” fez um artigo a partir de suas lembranças e visões a respeito dos fatos que comovem, especialmente às mulheres que lutam por direitos que a sociedade machista e conservadora nega ou dificulta.

Muitas razões nos impedem de ter filhxs

Rosangela Bion de Assis apresentou mais uma edição do JTT – Jornal dos Trabalhadores e Trabalhadores. No foco da informação: Assédio é Crime- Socialismo ou Barbárie – Comunidade Kaingang – Slam Cruz e Souza. Se não assistiu, faça agora!

Bom domingo para todas e todos! O sol empurra com esforço as nuvens teimosas na manhã florianopolitana. O vento se acalma.

Nesse clima começamos nossa Retrospectiva Semanal, lembrando as realizações e coberturas do Portal Desacato, nos dias que antecederam este encontro dominical.

Começamos lembrando que no dia 19 de junho se completou mais um aniversário do nascimento do Protetor dos Povos Livres, José Gervásio Artigas, líder da independência oriental. Há 254 anos, em 1764 nascia o libertador do Uruguai. E tem atividade comemorativa na Casa da América Latina, que conta com você.

Vamos com solidariedade e amor até as 21 h. Venha!


Natalício de José Gervásio Artigas, o Protetor dos Povos LivresProgramaçãoNo próximo dia 27 de junho, às 19h, a Casa da América Latina de Santa Catarina, com o apoio da Asur-Flo – Associação de Uruguaios em Florianópolis, promoverá uma mesa alusiva ao natalício do prócer uruguaio, José Gervasio Artigas.Tendo como base as informações presentes no livro “La Revolución Agraria Artiguista”, escrito em 1969 por Lucía Sala, Julio Rodriguez e Nelson de la Torre, Juan Berterretche – jornalista uruguaio, membro da CAL-SC e co-fundador do Portal Desacato -nos apresentará uma releitura de nossa história latino-americana, trazendo à luz a existência da primeira revolução agrária da América Latina, no ano de 1815 em terras uruguaias, e que foi, ao longo do tempo, silenciada e esquecida pela narrativa oficial. Ademais do resgate histórico, Juan discutirá a atualidade da temática agrária para pensarmos Nuestra América.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.