Retrospectiva Semanal do Portal Desacato, entre 16 e 21 de julho de 2018

Com 18ºC no termômetro do Portal Desacato, em Florianópolis, e sendo as 18:45 minutos, fechamos mais uma Retrospectiva Semanal com as produções, realizações e coberturas da Cooperativa Comunicacional Sul.

Nos despedimos com uma das apresentações ao vivo, que desde República Dominicana, nos trouxe ontem, sábado, nossa Diretora Geral, Tali Feld Gleiser.

Com essa dança maravilhosa do povo dominicano, na festa de São Thiago Apóstolo, agradecemos sua companhia neste domingo cinza da capital catarinense.

Boa semana para todas e todos, e até amanhã, com Tali no comando da edição de segunda-feira.

Um beijo e uma esperança!

Raul Fitipaldi

 

Luciane Recieri, mais uma vez visitou territórios guardados na memória. Com o candor de sempre, isento de ingenuidade, voraz em imagens e acertos de conta entre passado e presente, fechou “A Outra Reflexão” desta semana assim:

A moça do pato

Na quinta-feira, a edição #36 do JTT – Jornal dos Trabalhadores e Trabalhadoras, foi apresentado desde São Miguel do Oeste, por Claudia Weinman. O tema central: Adoção, Mitos e Verdades. Se não assistiu, aqui está de novo.

Uma agressão violenta, insana. Guigo Ribeiro relatou um fato acorde com os tempos atuais, o hoje do Brasil. E refletiu contundente: “Sonho, sinto a dor, choro sozinho… e choro ainda mais quando percebo que é ano de eleição e que existe muita gente que quer eleger presidente uma pessoa que corrobora com tais práticas no seu discurso”.

Foi assim

Mais uma vez a Comunidade Chico Mendes, no bairro Monte Cristo de Florianópolis foi atingida pelo assassinato de um jovem. Kelvin, 16, recebeu disparos da Polícia Militar no domingo 15 de julho.

A equipe de Desacato esteve lá na segunda e mostrou imagens da mobilização da comunidade, protestando por mais esse crime. Na terça, a equipe voltou e Jana Machado colheu o relato de Maycon, irmão do Kelvin, no local onde aconteceu o crime.

O sonho do seu companheiro, criativo publicitário, motivou uma interessante reflexão da jornalista Mayara Bergamo. Baseada em fundamentos de quem está bem acordada, Mayara avalia a situação atual dos profissionais que procuram emprego.

Não perca!

Quando a realidade invade o sonho

A língua do povo Kaingang resiste. O seriado quinzenal “Vida Em Resistência” apresentado por Julia Saggioratto, ouve os donos dessa língua que não quer e não vai desaparecer. O VER é uma parceira da Cooperativa Comunicacional Sul e o Conselho Indigenista Missionário – CIMI/Sul. Uma beleza de programa!

A jornalista e escritora Rosangela Bion de Assis, na sua crônica poética semanal, voltou atrás no tempo, foi até sua infância e costurou lembranças com a máquina de fazer proezas da sua avó conselheira. Os vestidos amarelaram, as dicas da avó permanecem intactas.

Eu e ela

Ainda na terça-feira passada, no evento com os pré-candidatos nacionais do Partido Socialismo e Liberdade – PSOL, Mayara Santos, conversou com Sônia Guajajara. Confira.

Jonattan Rodriguez Castelli, economista, com mestrado e doutorado em economia pela UFRGS, é do Movimento Economia Pró-Gente e participou da coluna coletiva “A Outra Reflexão”,  com o seguinte e instigante aporte:

O efeito Westworld no mercado de trabalho

A equipe de Desacato acompanhou, na terça-feira, 17, a agenda dos pré-candidatos à presidência e vice-presidência do Brasil, Guilherme Boulos e Sônia Guajajara.  Raul Fitipaldi entrevistou Edileuza Fortuna, da Intersindical e Heloísa Pereira do Sindsaúde, que participaram da organização de um debate programático sobre saúde com os pré-candidatos.

Avaliando as diversas reações que produziu a exposição, Cú é Lindo, em cartaz no Instituto Goethe de Salvador, Bahia, o escritor Elissandro Santana ofereceu mais um aporte imperdível à coluna coletiva, “A Outra Reflexão”.

O reproche à exposição “Cu é lindo” e o conservadorismo atual

O Informativo Paralelo trouxe, ao vivo, o tema da transparência na distribuição dos recursos públicos em Santa Catarina para a cultura. No estúdio recebeu a visita de Márcio Fontoura, presidente do Conselho Municipal para a Política Cultural de Florianópolis e a cantora Jane Gularte; através do fone do InPar, Luciane Carminatti, deputada estadual pelo PT/SC.

Apresentação: Jana Machado e Izabel Fávero, com Raul Fitipaldi, Mayara Santos, Claudia Weinman e Luca Gebara.

Informativo Paralelo: Transparência nas Políticas Públicas para a Cultura

A mensagem de Douglas Kovaleski explica o que trouxe sua coluna na semana que passou n’AOutra Reflexão: “Dando seguimento às discussões sobre alienação em saúde, no texto dessa semana irei abordar a alienação em relação às outras pessoas, como um dos aspectos da alienação geral e talvez o aspecto que mais está impactando na saúde das pessoas nos tempos atuais.”.

Sobre alienação em Saúde – 4

Na terça-feira, dia 17, Rosangela Bion de Assis conversou com Guilherme Boulos. Um problema de áudio cortou boa parte da entrevista. Mas, vale a pena assistir os minutos iniciais da conversa.

As mentiras de Maurício Macri, a roubalheira, o uso para fins particulares do governo, tanto do presidente quanto do seu gabinete e amigos virou um filme. Essa comédia trágica é motivo de reflexão semanal para nossa correspondente em Buenos Aires. Leia o novo aporte de Débora Mabaires, traduzido por Elissandro Santana.

Macri, o jardineiro infiel

Tali Feld Gleiser visitou e transmitiu ao vivo, momentos do X Festival Penitenciário Artístico e Cultural em Santo Domingo, República Dominicana. Assista!

O aumento da mortalidade infantil, a falta de recursos, um governo ilegítimo de costas à saúde publico, o desmantelamento e desmonte da saúde pública, traçam um cenário gravíssimo no Brasil. Informou e comentou sobre esta desgraça a jornalista e escritora Elaine Tavares.

Saúde aos pedaços

Os candidatos à presidência e vice-presidência da República pelo Partido Socialismo e Liberdade – PSOL, Guilherme Boulos e Sônia Guajajara, conversaram com a juventude em Florianópolis. Desacato esteve presente com Rosangela Bion de Assis e James Ratiere.

Abrindo a coluna coletiva da semana n’A Outra Reflexão, enquanto Rita Coitinho está de férias, o economista do DIEESE, José Álvaro Cardoso se questiona sobre mais uma possível entrega da soberania e o território nacional. Confira.

Que desculpas irão usar para entregar o Aquífero Guarani?

Bom domingo para todas e todos! O portal marca 12ºC em Florianópolis, céu nublado. Nesse clima começamos mais uma retrospectiva dominical lembrando algumas produções, realizações e coberturas jornalísticas da nossa Cooperativa Comunicacional.

Vamos juntinhos até 21 h. Acompanhe nossa edição!

Iniciamos a revista dos assuntos que pautaram nossa produção lembrando os conteúdos da edição de segunda-feira, 16 de julho, do JTT – Jornal dos Trabalhadores e Trabalhadoras, apresentado por Rosangela Bion de Assis.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.