Retrospectiva Semanal do Portal Desacato de 9 a 14 de abril de 2018

 

Por que a agressão contra o comunicador Marcos Weber não é notícia?

Na segunda-feira, dia 9 de abril de 2018, Caroline Dall ‘Agnol trouxe mais uma edição do JTT – Jornal dos Trabalhadores e Trabalhadoras. O assunto central foi a mobilização da comunidade senegalesa de Florianópolis, perante as ofensas do Vereador Dinho, do PMDB da capital catarinense.

O roteiro do Golpe de Estado no Brasil mereceu a reflexão da socióloga e doutora em geografia, Rita Coitinho, que faz uma chamado à unidade do campo democrático popular.

Vamos juntos

Na terça-feira, dia 10 de abril, Julia Saggioratto trouxe novidades para o programa Vida Em Resistência, que a Cooperativa Comunicacional Sul e o Portal Desacato, realizam em parceria com o CIMI – Conselho Indigenista Missionário/Sul.

Atenta e crítica ao governo conservador de Maurício Macri, Débora Mabaires comparou na coluna coletiva “A Outra Reflexão” os acontecimentos com a justiça na Argentina e no Brasil.

Mauricio Macri e o tsunami do Poder Judiciário

O golpe que vive o Brasil tem um comando entreguista. A soberania nacional está sendo destruída e as privatizações das riquezas públicas irá engordar as empresas multinacionais. Sobre este saqueio ao patrimônio hidrelétrico nacional e a guerra pela água, escreveu o economista José Álvaro Cardoso, n’A Outra Reflexão.

Privatização da Eletrobras e a guerra pela água

Ainda na terça-feira, 10 de abril, foi ao ar e ao vivo, a edição 66 do Informativo Paralelo. O assunto discutido pelos convidados, Jaime Coelho, professor de economia e relações internacionais, e a professora, Elenira Vilela Lula da Silva, foi a prisão de Lula e as repercussões no Brasil e no exterior.

Apresentação: Izabel Cristina Rhoden Fávero e Jana Machado
Comentários: Raul Fitipaldie e Elaine Tavares
Entrevistas: Claudia Weinman e Caroline Dall’Agnol
Produção: Mayara Heloisa Santos
Auxiliar de produção: Luca Gebara

Ouça como foi, no llink: http://abracosc.com.br/?p=21499


A prisão do ex-presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, decretada pelo juiz Moro, de Curitiba, produziu e ainda produzirá muitos efeitos com outros tantos impactos sobre a vida do Brasil e da região. Elaine Tavares refletiu sobre isso na coluna coletiva, A Outra Reflexão.

Na quarta-feira, 11 de abril, aconteceu o 2º turno da eleição na Consulta Pública para escolha de Reitor na UFSC. Antes da apuração, Mayara Heloisa Santos falou com os candidatos. A primeira entrevista foi com Irineu Manoel de Souza, que não seria eleito.

Confira:

Débora Mabaires voltou na quarta-feira, dia 11, com outro comentário intermediado pela tradução de Elissandro Santa. Desta vez, na coluna coletiva, A Outra Reflexão, Débora avalia as “jogadas” do governo Macri e seus aliados na justiça, para tirar, direta ou indiretamente, Cristina Fernández de Kirchner, do pleito eleitoral de 2019.

Mauricio Macri faz mais uma jogada para ter oposição 0

Mayara Santos entrevistou o candidato vencedor na Consulta Pública para escolha de Reitor da UFSC, professor Ubaldo Balthazar, no dia da votação em 2º turno.

Antes de iniciar-se a votação do 2º na UFSC, a professora, jornalista e antropóloga, Sonia Maluf, se posicionou de forma crítica a respeito do discurso dos candidatos. O fez na coluna coletiva, A Outra Reflexão.

Sobre as eleições na UFSC

No dia 11 de abril, enquanto informávamos da eleição na UFSC, a presidenta da nossa Cooperativa Comunicacional Sul, Rosangela Bion de Assis, apresentava na Assembleia dos trabalhadores e trabalhadoras do Sintraturb, o projeto multimídia, História de Lutas, que resgatará as vitórias e a construção da categoria. Disso conversou com Caroline Dall ‘Agnol.

Em outra crônica para pensar muito, cheia de ironia, inquietude e factualidade, o Repórter Désceo Machado, criação do comunicador social, Tiago de Castilho Soares, novamente se submergiu na cabeça dos outros e daí pescou isto.

A Bolha e a Ostra

Elissandro Santana teceu uma série de considerações de extrema pertinência na sua coluna semanal d’A Outra Reflexão. O desequilíbrio jurídico no Brasil e a partidarização da justiça, motivaram estas ideias que Elissandro comparte, sem se furtar à ironia, com você.

E aí, que tal ser preso sem o trânsito em julgado?

A pauta mais importante do mês de abril, tanto para os movimentos sociais como para o jornalismo independente em Florianópolis, foi abordada de maneira esclarecedora pelo Prof. Douglas Kovaleski, na sua coluna d’A Outra Reflexão.

O golpe das Organizações Sociais: Gean Loureiro, um bom cumpridor do mandatário neoliberal

Na quinta-feira, dia 12 de abril, Claudia Weinman, apresentou mais uma edição do JTT- Jornal dos Trabalhadores e Trabalhadoras, versão Extremo Oeste de Santa Catarina.

A saga do ex-presidente Lula durante o mês de abril, sua prisão sem ter finalizado o processo, o povo rodeando o Sindicato dos Metalúrgicos e agora ocupando as ruas de Curitiba, isso tudo, mereceu esta precisa reflexão da jornalista Míriam Santini de Abreu, na coluna coletiva, A Outra Reflexão.

Ruas em Vigília

A Frente Brasil Popular se reuniu na sexta-feira, dia 13, na cidade de São Miguel do Oeste, para avaliar os fatos decorrentes da prisão do ex-presidente Lula da Silva, e traçar as ações de mobilização em apoio ao ex-mandatário.

Claudia Weinman falou com a advogada criminalista e vereadora, Maria Tereza Capra.

Um texto que faz bem à arte de escrever, uma interpretação literária sarcástica que lembra as belas postas em cena de Federico Fellini, um Satyricon contemporâneo para olhar por todos os ângulos a conjuntura dos últimos dias no Brasil. Guigo Ribeiro escreveu isso a seguir:

No Dia Seguinte

O imperialismo genocida e seus aliados bombardearam Síria. Nem todo o povo norte-americano está de acordo. Vozes críticas foram às ruas, e Ronnie Huete Salgado escutou elas, ao vivo, desde Washington, para Desacato.info.

Seriamos capazes de fazer um autorretrato desenhando nossos erros e acertos, nossos sacrifícios para sobreviver, nossa credulidade conveniente, nosso erro necessário? Seriamos capazes de justificar esse caminho que nos trouxe até aqui?

A vendedora de casamentos

Com essas perguntas instigadas pelo espelho-texto de Luciane Recieri, A Vendedora de Casamentos, vamos fechando mais uma Retrospectiva Semanal. Tenham todos e todas uma boa semana e até o próxima domingo.

Obrigado pela companhia!

Raul Fitipaldi

 

Bom domingo para todas e todos!

Iniciamos nossa Retrospectiva Semanal, num domingo cinza e chuvoso na capital de Santa Catarina, Florianópolis, afirmando nossa solidariedade com o radialista Marcos Weber e com o povo sírio, atingido pela agressão imperialista.

Reproduzimos o artigo de Claudia Weinman, para A Outra Reflexão, opinando sobre a agressão sofrida pelo colega da Rádio Palmeira, de Palma Sola/SC.

Venha com a gente até as 21 h.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here