Retrospectiva Semanal do Portal Desacato de 9 a 14 de abril de 2018

 

Por que a agressão contra o comunicador Marcos Weber não é notícia?

Na segunda-feira, dia 9 de abril de 2018, Caroline Dall ‘Agnol trouxe mais uma edição do JTT – Jornal dos Trabalhadores e Trabalhadoras. O assunto central foi a mobilização da comunidade senegalesa de Florianópolis, perante as ofensas do Vereador Dinho, do PMDB da capital catarinense.

O roteiro do Golpe de Estado no Brasil mereceu a reflexão da socióloga e doutora em geografia, Rita Coitinho, que faz uma chamado à unidade do campo democrático popular.

Vamos juntos

Na terça-feira, dia 10 de abril, Julia Saggioratto trouxe novidades para o programa Vida Em Resistência, que a Cooperativa Comunicacional Sul e o Portal Desacato, realizam em parceria com o CIMI – Conselho Indigenista Missionário/Sul.

Atenta e crítica ao governo conservador de Maurício Macri, Débora Mabaires comparou na coluna coletiva “A Outra Reflexão” os acontecimentos com a justiça na Argentina e no Brasil.

Mauricio Macri e o tsunami do Poder Judiciário

O golpe que vive o Brasil tem um comando entreguista. A soberania nacional está sendo destruída e as privatizações das riquezas públicas irá engordar as empresas multinacionais. Sobre este saqueio ao patrimônio hidrelétrico nacional e a guerra pela água, escreveu o economista José Álvaro Cardoso, n’A Outra Reflexão.

Privatização da Eletrobras e a guerra pela água

Ainda na terça-feira, 10 de abril, foi ao ar e ao vivo, a edição 66 do Informativo Paralelo. O assunto discutido pelos convidados, Jaime Coelho, professor de economia e relações internacionais, e a professora, Elenira Vilela Lula da Silva, foi a prisão de Lula e as repercussões no Brasil e no exterior.

Apresentação: Izabel Cristina Rhoden Fávero e Jana Machado
Comentários: Raul Fitipaldie e Elaine Tavares
Entrevistas: Claudia Weinman e Caroline Dall’Agnol
Produção: Mayara Heloisa Santos
Auxiliar de produção: Luca Gebara

Ouça como foi, no llink: http://abracosc.com.br/?p=21499


A prisão do ex-presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, decretada pelo juiz Moro, de Curitiba, produziu e ainda produzirá muitos efeitos com outros tantos impactos sobre a vida do Brasil e da região. Elaine Tavares refletiu sobre isso na coluna coletiva, A Outra Reflexão.

Na quarta-feira, 11 de abril, aconteceu o 2º turno da eleição na Consulta Pública para escolha de Reitor na UFSC. Antes da apuração, Mayara Heloisa Santos falou com os candidatos. A primeira entrevista foi com Irineu Manoel de Souza, que não seria eleito.

Confira:

Débora Mabaires voltou na quarta-feira, dia 11, com outro comentário intermediado pela tradução de Elissandro Santa. Desta vez, na coluna coletiva, A Outra Reflexão, Débora avalia as “jogadas” do governo Macri e seus aliados na justiça, para tirar, direta ou indiretamente, Cristina Fernández de Kirchner, do pleito eleitoral de 2019.

Mauricio Macri faz mais uma jogada para ter oposição 0

Mayara Santos entrevistou o candidato vencedor na Consulta Pública para escolha de Reitor da UFSC, professor Ubaldo Balthazar, no dia da votação em 2º turno.

Antes de iniciar-se a votação do 2º na UFSC, a professora, jornalista e antropóloga, Sonia Maluf, se posicionou de forma crítica a respeito do discurso dos candidatos. O fez na coluna coletiva, A Outra Reflexão.

Sobre as eleições na UFSC

No dia 11 de abril, enquanto informávamos da eleição na UFSC, a presidenta da nossa Cooperativa Comunicacional Sul, Rosangela Bion de Assis, apresentava na Assembleia dos trabalhadores e trabalhadoras do Sintraturb, o projeto multimídia, História de Lutas, que resgatará as vitórias e a construção da categoria. Disso conversou com Caroline Dall ‘Agnol.

Em outra crônica para pensar muito, cheia de ironia, inquietude e factualidade, o Repórter Désceo Machado, criação do comunicador social, Tiago de Castilho Soares, novamente se submergiu na cabeça dos outros e daí pescou isto.

A Bolha e a Ostra

Elissandro Santana teceu uma série de considerações de extrema pertinência na sua coluna semanal d’A Outra Reflexão. O desequilíbrio jurídico no Brasil e a partidarização da justiça, motivaram estas ideias que Elissandro comparte, sem se furtar à ironia, com você.

E aí, que tal ser preso sem o trânsito em julgado?

A pauta mais importante do mês de abril, tanto para os movimentos sociais como para o jornalismo independente em Florianópolis, foi abordada de maneira esclarecedora pelo Prof. Douglas Kovaleski, na sua coluna d’A Outra Reflexão.

O golpe das Organizações Sociais: Gean Loureiro, um bom cumpridor do mandatário neoliberal

Na quinta-feira, dia 12 de abril, Claudia Weinman, apresentou mais uma edição do JTT- Jornal dos Trabalhadores e Trabalhadoras, versão Extremo Oeste de Santa Catarina.

A saga do ex-presidente Lula durante o mês de abril, sua prisão sem ter finalizado o processo, o povo rodeando o Sindicato dos Metalúrgicos e agora ocupando as ruas de Curitiba, isso tudo, mereceu esta precisa reflexão da jornalista Míriam Santini de Abreu, na coluna coletiva, A Outra Reflexão.

Ruas em Vigília

A Frente Brasil Popular se reuniu na sexta-feira, dia 13, na cidade de São Miguel do Oeste, para avaliar os fatos decorrentes da prisão do ex-presidente Lula da Silva, e traçar as ações de mobilização em apoio ao ex-mandatário.

Claudia Weinman falou com a advogada criminalista e vereadora, Maria Tereza Capra.

Um texto que faz bem à arte de escrever, uma interpretação literária sarcástica que lembra as belas postas em cena de Federico Fellini, um Satyricon contemporâneo para olhar por todos os ângulos a conjuntura dos últimos dias no Brasil. Guigo Ribeiro escreveu isso a seguir:

No Dia Seguinte

O imperialismo genocida e seus aliados bombardearam Síria. Nem todo o povo norte-americano está de acordo. Vozes críticas foram às ruas, e Ronnie Huete Salgado escutou elas, ao vivo, desde Washington, para Desacato.info.

Seriamos capazes de fazer um autorretrato desenhando nossos erros e acertos, nossos sacrifícios para sobreviver, nossa credulidade conveniente, nosso erro necessário? Seriamos capazes de justificar esse caminho que nos trouxe até aqui?

A vendedora de casamentos

Com essas perguntas instigadas pelo espelho-texto de Luciane Recieri, A Vendedora de Casamentos, vamos fechando mais uma Retrospectiva Semanal. Tenham todos e todas uma boa semana e até o próxima domingo.

Obrigado pela companhia!

Raul Fitipaldi

 

Bom domingo para todas e todos!

Iniciamos nossa Retrospectiva Semanal, num domingo cinza e chuvoso na capital de Santa Catarina, Florianópolis, afirmando nossa solidariedade com o radialista Marcos Weber e com o povo sírio, atingido pela agressão imperialista.

Reproduzimos o artigo de Claudia Weinman, para A Outra Reflexão, opinando sobre a agressão sofrida pelo colega da Rádio Palmeira, de Palma Sola/SC.

Venha com a gente até as 21 h.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.