Retrospectiva Semanal do Portal Desacato com coberturas e produções de 18 a 23 de setembro

#RetrospectivaSemanal

Primeiro domingo de Primavera na Latitude 27, de onde começamos uma nova Retrospectiva Semanal.

A semana foi agitada com novas agressões ao Portal em São Miguel do Oeste, o furacão Maria em República Dominicana e mobilizações, estreias e debates em Florianópolis.

Vamos reviver juntos a última semana do inverno 2017.

Sonhamos Juntos, Sonhamos Livres!

A semana começou com a gravação do Informativo Paralelo na Casa da Outra. O tema desta semana foi a venda da Eletrobrás. No estúdio, Raul Fitipaldi, fazia o convite para escutar o programa na quarta-feira, junto com os convidados Eduardo Classen Back e Ceci Marimon, com Caroline Dall ‘Agnol. Atrás do telefone: Jana Machado.

Ainda na segunda-feira, dia 18 de setembro, Caroline Dall ‘Agnol apresentou mais uma edição do JTT – Jornal dos Trabalhadores e Trabalhadores. Nessa noite, o JTT começou a ser apresentado no Canal 4 da NET, na TV Floripa.

Confira a edição:

Na terça-feira, dia 19 de setembro, Florianópolis teve a visita de Anita Leocádia Prestes. Caroline Dall ‘Agnol entrevistou ela, com imagens de Jana Machado.

Uma boa notícia aconteceu para a educação catarinense, mais precisamente na cidade de Criciúma, ao sul do estado. Quem informa da vitória é o dirigente do SINTE, Michel Flor, em conversa com Caroline Dall ‘Agnol. No celular: Jana Machado.

A situação climática voltou a ser tensa no Caribe, já açoitado pelo furacão Irma. Agora, o furacão Maria atingia a região de forma violentíssima. Tali Feld Gleiser produzia seu primeiro informe sobre o passo do furacão, na terça-feira, direto da República Dominicana.

A terça feira continuou sem dar descanso e assim seguiria até a meia-noite.

Em Florianópolis Sílvia Agostini informou sobre a Semana Inclusiva, da Grande Florianópolis. Sílvia falou com Quézia Duarte, do Ministério Público.

Caiu o dia dessa terça-feira agitadíssima, e no início da noite, Cláudia Weinman com as imagens de Wesley Padilha anunciava uma sessão da Câmara de Vereadores de São Miguel Oeste, que prometia ser quente, e foi, especialmente para a liberdade de expressão e a democracia.

Delair Fritsch, servidora pública em São Miguel Oeste, participou da sessão da Câmara de Vereadores do município onde seria lida uma moção de solidariedade com os servidores que se encontram em estado de greve. Cláudia Weinman conversou com ela.

Antes da sessão de terça-feira, dia 19, na Câmara de Vereadores de São Miguel do Oeste, a Presidenta do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais – SISME de São Miguel do Oeste Vaine Plautz, falava com Cláudia Weiman sobre o momento que vivia essa noite a câmara migueloestina.

Após sessão na Câmara de Vereadores de São Miguel do Oeste, que trouxe uma nova agressão ao Portal Desacato, por parte de vereadores conservadores, Claudia Weinman, com imagens de Wesley Padilha, entrevistou Maria Tereza Capra, Vereadora que apresentou a moção em solidariedade aos servidores públicos municipais em estado de greve.

Imagem de capa: Marcelo Luiz Zapelini

Na sessão que apresentou, ainda na terça-feira, avança da noite, uma moção de apoio aos servidores migueloestinos, dois vereadores se despacharam contra nosso portal acusando-o de sempre falar mal de São Miguel e até sugeriram a retirada do nosso pessoal da cidade do Extremo Oeste.

As inverdades não resistem aos arquivos do portal onde dezenas de matérias visibilizam lavores, lutas e arte do povo migueloestino. Mas, não é isso que eles querem ver, nem ouvir ,nem ler.

Já na quarta-feira, Tali Feld Gleiser, fazia outro reporte desde República Dominicana sobre o passo do furacão Maria e o lastro de desolação que deixou no Caribe.

O Informativo Paralelo trazia na quarta-feira, dia 20, um debate muito importante para a defesa do que é de todos nós: Eletrobrás: Mais um tiro na soberania.

Ouça no link abaixo:

https://br.ivoox.com/pt/informativo-paralelo-54-eletrobras-mais-um-tiro-audios-mp3_rf_20977108_1.html

Na quinta-feira, dia 21 de setembro, nossa produção decidiu colocar no ar a fala dos vereadores que agrediram verbalmente a equipe oestina do Portal Desacato e da Cooperativa Comunicacional Sul.

Além do mais, agridem a inteligência da própria comunidade de São Miguel Oeste que vê que os protestos contra os legisladores municipais e outros políticos regionais não é uma questão de “meia dúzia de gatos pingados”, porém, de todos os movimentos sociais, o que motiva nossa cobertura.

Na quinta-feira ainda, nossa companheira Elaine Tavares, jornalista e pesquisadora do Instituto de Estudos Latino-Americanos – IELA, proferiu a primeira aula do curso sobre o livro O Segredo da Pirâmide – Para uma Teoria Marxista do Jornalismo, de autoria de Adelmo Genro Filho.
Para a jornalista, Adelmo propõe o jornalismo revolucionário que a atual conjuntura requer.
O curso continua na proxima quinta-feira, dia 28 de setembro, na UFSC.

Fechamos a primeira Retrospectiva Semanal da Primavera de 2017 com uma caminhada pela Natureza.

Nosso companheiro apresentador indígena, Cris Tupan, por motivos de uma forte gripe não conseguiu gravar seu programa em tempo. No entanto, nos permitiu acompanhar sua caminhada matinal pela terra indígena onde mora, a caminho do trabalho.

Um passeio bonito e cheio de ensinamentos. Obrigado Cris!

Com este belo instante de poesia e pedagogia, nos despedimos até o próximo domingo, com a próxima Retrospectiva Semanal.

Obrigado pela companhia. Até lá!

#Desacato10Anos

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.