Retrospectiva Semanal do Portal Desacato com as produções e coberturas entre 1º e 7 de outubro de 2017

Publicado em: 08/10/2017 às 09:07
Retrospectiva Semanal do Portal Desacato com as produções e coberturas entre 1º e 7 de outubro de 2017

#RetrospectivaSemanal

Conteúdo em desenvolvimento – 16:55

Bom domingo pra você apesar da intensa chuva que se deita na Ilha de Santa Catarina.

Ontem culminou uma semana trágica, de espanto, repúdio e revolta com a Polícia Federal, a Justícia e a mídia monopólica brasileira, por causa do suicídio do reitor da Universidade Federal de Santa Catarina, Luiz Carlos Cancellier. A revolta foi além do mundo acadêmico e extravasou os limites do estado catarinense.

Vamos lembrar o que Desacato cobriu e produziu nessa semana.

Antes, iniciamos a jornada com um convite muito especial de Gabriela Blanco.

Vamos adiante com A Outra Informação.

Sonhamos Juntos, Sonhamos Livres!

Na segunda-feira, dia 2 de outubro, Cris Tupan apresentava mais um capítulo de #Questão Indígena, projeto da Cooperativa que se conjuntamente com o #VidaEmResistência, apresentado por Júlia Saggioratto, configuram o #DesacatoIndígenas, tarefa do Portal direcionada a dar visibilidade à luta dos povos originários.

Nesse capítulo, Cris Tupan nos esclarecia sobre os perigos para a saúde indígena.

Izabel Fávero, produtora e apresentadora do Jornal dos Trabalhadores da Acracom nos convidou esta semana a conhecer e ouvir esse noticiário que leva 3 anos nas ondas das rádios comunitárias de Santa Catarina.

Assista!

Caroline Dall ‘Agnol estava de férias então o JTT – Jornal dos Trabalhadores e Trabalhadoras, foi apresentado por Cláudia Weinman, em São Miguel do Oeste. As lutas da Classe e a Cultura popular sempre estão presentes.

Se não assistiu, aproveite o domingo de chuva e assista agora.

Na terça-feira, dia 3 de outubro, Raul Fitipaldi convocava para ouvir a nova edição na quarta-feira, 10 h e apresentava as convidadas para discutir o tema: Cura Gay – Desorientação e Fascismo.

Na quarta-feira, dia 4 de outubro, como sempre às 10 h da manhã, Janaína Machado, Caroline Dall ‘Agnol, Cláudia Weinman e Raul Fitipaldi, apresentaram o programa Nº do Informativo Paralelo. O assunto: Cura Gay, Desorientação e Fascismo.

Se não escutou, chegou a hora:

https://br.ivoox.com/pt/informativo-paralelo-56-cura-gay-desorientac-o-e-audios-mp3_rf_21251365_1.html

Ainda na quarta-feira, dia 3 de outubro, os professores, a comunidade estudantil e pais se mobilizaram em Frederico Wetsphalen. Júlia Saggioratto estava aí e capturou estas imagens:

Mayara Santos nos convidou para assistir a edição de amanhã, segunda-feira, dia 9 de setembro, a 50 Anos da Eternidade do Comandante Ernesto “Che Guevara, a nova edição do JTT, com Caroline Dall ‘Agnol e Cláudia Weinman.

 

Durante a cobertura que Júlia Saggioratto fazia no ato da comunidade ecolar em Frederico Wetsphalen, a produção fez um alto para que o foco se voltasse para a Fundação Arco Iris no Centro de Florianópolis.

O Bloco Contestado, para o Carnaval 2018 estava sendo lançado nesta entidade reconhecida pela defesa dos Direitos Humanos. O professor de história Paulo Pinheiro Machado e a produtora e diretora de cinema Márcia Paraíso, autora de Terra Cabocla, deram suas impressões na entrevista de Raul Fitipaldi e Caroline Dall ‘Agnol.

Fechando a jornada da terça-feira, dia 3 de outubro, Júlia Saggioratto, em Frederico Wetsphalen entrevistou um estudante que participou da marcha da comunidade universitária.

Na quarta-feira, 4 de outubro,  pela noite, a estudante Nicole Bavaresco se dirigiu às pessoas que estão mobilizadas na comunidade escolar de Frederico Wetsphalen.

Aqui o registro de Júlia Saggioratto.

Na sexta-feira, dia 6 de outubro, Marcelo Luiz Zapelini acompanhou a reunião da Comunidade Palestina de Santa Catarina.
O Comitê de Solidariedade ao Povo Palestino está organizando o Dia Internacional de Solidariedade ao Povo Palestino, que acontece sempre nos dias 29 de novembro de cada ano.
Quer participar? Veja como.

Comitê em Florianópolis aproxima catarinenses da luta do povo palestino

Também no dia 6 de outubro, Desacato, com Marcelo Luiz Zapelini, esteve presente na reunião de professores para avaliar a ameaça de fechamento de escolas, redução compulsória de carga horária e falta de transparência na gestão educacional na regional de Florianópolis, SC.
 
Confira a matéria:
 
http://desacato.info/normas-da-secretaria-de-educacao-de-sc-prejudicam-carga-horaria-dos-professores-diz-sindicato/

Na sexta-feira, como parte do projeto do Portal: #DesacatoIndígenas, voltava Cris Tupan discutindo a Questão Indígena com um novo episódio, agora para discutir a tentativas de (des) marcação de terras por parte do governo federal e do presidente ilegítimo Michel Temer.

Ontem, sábado 7 de outubro o foco continuo no #DesacatoIndígenas. Desta vez com mais uma apresentação do VER – Vida em Resistência, produzido e apresentado por Júlia Saggioratto.

Fechando a semana, Claúdia Weinman, Paulo Fortes e o padre Renéu Zortea, deixaram uma mensagem para as leitoras e leitores do Portal Desacato.

Com essa mensagem vamos fechando mais uma Retrospectiva Semanal. Voltamos no domingo 15 de outubro.

Até lá e obrigado pela companhia!

 

#Desacato10Anos

Deixe uma resposta