Retrospectiva Semanal do Portal Desacato: 11 a 17 de março de 2017

Bom domingo para todas e todos!

Iniciamos a Retrospectiva da semana que passou com a voz de Dandara Manoela que fez vibrar Florianópolis no ato e mobilização de protesto pelo assassinato de Marielle Franco e Anderson Gomes, no Rio de Janeiro.

Tem muito para lembrar. Venha junto até as 21h com A Outra Informação!

A coluna coletiva “A Outra Reflexão” inaugurou a semana com uma afirmação da socióloga Rita Coitinho: “A barbárie avança sem resistência. É urgente a construção de uma alternativa menos inocente. A ordem social decadente já não pode mais ser remedida.”

Uma Rosa vermelha para estes tempos difíceis[1]

O #JTT da segunda-feira, dia 12 de março, trouxe um resumo das mobilizações do #8M em Florianópolis e no Extremo Oeste catarinense.

O Professor em Saúde Pública, Douglas Kovaleski ,comentou na sua coluna de segunda-feira, a demissão do Vicente Soares Almeida, engenheiro agrônomo, mestre em Impactos ambientais e pesquisador concursado da EMBRAPA desde 2005, por sua posição contra o uso de agrotóxicos proibidos em quase todo o planeta.

O Agronegócio contra a saúde do povo brasileiro

Na terça-feira, 13 de março, apesar do frio, milhares de pessoas se mobilizaram em Washington DC contra o uso de armas e o massacre constante que a indústria armamentista propicia, agora, pretendendo que os professores usem armas durante as aulas. De lá informou o repórter de Desacato, Ronnie Huete Salgado.

Ana Rosa Moreno, no seu espaço n’A Outra Reflexão, com a tradução de Elissandro Santana, publicou dados terríveis da situação da mulher no México ainda na terça-feira, 13 de março, e avaliou a situação geral da luta feminista no país mais ao norte da Nossa América.

Ser mulher e viver no México

Também na terça-feira, Julia Saggioratto, produtora, editora e apresentadora do Vida em Resistência, programa realizado em parceria com o Conselho Indigenista Missionário – CIMI/Sul, anunciou novidades para a nova temporada.

 

Concluindo as publicações d’A Outra Reflexão, do dia 13 e março, o economista do DIEESE, José Álvaro Cardoso, que pela tarde desse dia esteve ao vivo no Informativo Paralelo, o programa de Rádio Web de Desacato e Acracom,  afirmou na sua coluna que “não há saídas fáceis ou de curto prazo, qualquer leitura realista do cenário mostra que a resistência será longa e difícil.”.

A resistência será longa e difícil

No Fórum Social Mundial, na quarta-feira, dia 14, reuniu-se o Fórum de Mulheres Negras. A senadora Benedita da Silva falou para as participantes, e Rosângela Bion de Assis, em Salvador, Bahia, filmou para o Portal Desacato.

Repórter Descéo Machado segue na pista de usos e decorreres filosóficos. Na quarta-feira, 14 de março o assunto foi refletir, na sua coluna n’A Outra Reflexão, quais peripécias e piruetas o sentido da expressão “pós-moderno” não sofreu para ser usada como xingamento no trânsito. Vamos ver, ou melhor, ler?

A vitória do casto verticalismo

A hipocrisia das grandes potências, em particular dos Estados Unidos, que primeiro bombardeia e destrói países e depois oferece “ajuda humanitária”, é tema da análise de Elissandro Santana, amparado no conceito desse tipo de ajuda explicado por Noam Chomsky. O artigo está na coluna semanal de Elissandro, no Portal Desacato.

O conceito de ajuda humanitária explicado por Noam Chomsky: uma resenha necessária

Na quinta-feira, dia 15 de março, Claudia Weinman apresentou mais uma edição do JTT do Extremo Oeste, produzido e realizado em São Miguel do Oeste e Região, com edição de Júlia Saggioratto.

No Fórum Social Mundial, em Salvador, Bahia, se registraram atos de protesto e marchas pelo assassinato de Marielle Franco e Anderson Gomes. Rosangela Bion captou alguns momentos dessas manifestações.

Com o assassinato de Marielle Franco a insegurança das e dos militantes das causas sociais ficou mais uma vez de manifesto. Sobre isso se debruçou nessa quinta-feira que mexeu com o mundo, Manoela de Borba, n’A Outra Reflexão.

Quantas marielles terão de morrer?

Florianópolis também protestou veemente e emocionadamente pelo assassinato de Marielle e Anderson. Caroline Dall ‘Agnol entrevistou nessa quinta tensa o vereador Marco José de Abreu, Marquito, e a assessora parlamentar e advogada popular, Lorena Duarte.

A crônica poética de Rosangela Bion de Assis, Aos 50, partilha a reflexão de uma mulher, mãe, filha, neta, companheira e jornalista que olha o meio século como um novo desafio cheio de possibilidades.

Aos 50

O espaço público em Florianópolis tem dono, foi privatizado? As praças também tem classes sociais definidas? São vitrines de produtos e empreendimentos das elites imobiliárias e comerciais? Míriam Santini de Abreu abre as portas do debate na coluna coletiva, “A Outra Reflexão”.

A Praça é nossa?

Pode servir um jornal para organizar as lutas da comunidade? O Jornal Comunitário de São Miguel do Oeste e região, entregue porta a porta, grátis, trabalha nessa perspectiva. Sobre sua função social escreve Claudia Weinman, na coluna coletiva do Portal Desacato.

Jornal Comunitário: Um organizador coletivo

Elenira Vilela voltou sobre seu artigo anterior, agradeceu os estímulos, relatos, comentários, e por fim, avaliou desde sua perspectiva qual o caminho para derrubar o machismo, a violência social e as falsas guerras do capitalismo.

Elenira Vilela

 

“Os professores são agredidos quando usam de seu direito à manifestação. Os professores são agredidos quando imersos em condições absurdas de trabalho.” Guigo Ribeiro, com seu estilo musical e performático de escrever expõe a situação dos educadores no Brasil, em “A Outra Reflexão”.

A Polícia, a porrada e os professores (ou eu e você)

 

Vamos fechando por aqui esta jornada dominical na que lembramos algumas coberturas e produções do Portal Desacato e, como sempre, reproduzimos os artigos da coluna coletiva “A Outra Reflexão”.

A semana foi intensa, difícil e com um sabor muito amargo. O grito engasgado contra os desmandos do governo ilegítimo e todas suas formas de violência precisa ser expressado e compartido. O assassinato de Marielle Franco sugere isso, e assim o compreende a jornalista e antropóloga, Sônia Maluf. Com sua coluna nos despedimos até o próximo domingo, 25 de março.

Obrigado pela companhia. Até lá!

Gritemos! O Estado policial matou Marielle

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.