Retrospectiva Semanal – Desacato entre os dias 19 e 24 de fevereiro

Bom domingo para todas e todos!

Manhã de sol entre nuvens em Florianópolis. A menos de um mês do outono os raios do sol começam a declinar em suaves ocres. Nesse clima, e de cara ao novo #8M iniciamos mais uma retrospectiva semanal.

Venha junto até as 21 h!

O próximo #8M, com o eixo da Greve Internacional de Mulheres,  promete ser maior que o anterior, que já foi um marco na história das mobilizações no mundo. Desacato convoca a refletir e participar deste evento com o vídeo roteirizado e editado por Caroline Dall ‘Agnol, com imagens de Janaína Machado: “Até quando?”

 

A socióloga, Rita Cotinho, na sua coluna semanal, de segundas-feiras, n’A Outra Reflexão abordava os últimos acontecimentos no Rio, remontando-se aos fatos que deram lugar ao golpe de 1964. Mudou alguma coisa?

Antes a Guerra Fria, agora a Guerra às Drogas (ou como mudar tudo para não mudar nada)

A paralisação do dia 19 de fevereiro fez manifestação à porta das lojas Havan, em Chapecó, acusando o empresário Luciano Hang de sonegador.

No Extremo Oeste catarinense, na paralisação de 19 de fevereiro, o pároco do município de Anchieta, Renéu Zortea avaliou assim o dia de lutas:

Assim que caia a tarde em Florianópolis, a paralisação e a mobilização do dia 19 de fevereiro foram chegando ao fim, os colunistas do espaço coletivo do Portal Desacato, A Outra Reflexão, Elenira Vilela, Míriam Santini de Abreu e Maurício Mulinari, entregaram sua avaliação da jornada de lutas a Caroline Dall ‘Agnol e Mayara Santos.

 

O economista do DIEESE, José Álvaro Cardoso, no espaço da coluna coletiva, “A Outra Reflexão”, compartia conceitos, na terça-feira, sobre a preparação da intervenção do imperialismo na República Bolivariana da Venezuela, anunciada sem dissimulação por Rex Tillerson, secretário de estado estadunidense.

A aposta de altíssimo risco do imperialismo na Venezuela

Julia Saggioratto foi atá a cidade de Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, e entrevistou o cacique Daniel Carvalho, depois do ato de extrema violência praticado pelo estado, através da polícia militar, contra o povo indígena.

 

Segundo nossa colunista em Puebla, Ana Rosa Moreno, ser um ativista em defesa dos Direitos Humanos ou dos ambientalistas no México é um suicídio esportivo radical. Entenda os motivos para a afirmação que Ana fez na sua coluna de terça-feira, n’A Outra Reflexão.

Mineradoras canadenses e morte: Justiça para Mariano Abarca

O vereador do PSB, pertencente ao MBL, Bruno Zouza, propôs a interrupção das relações entre a Ilha de Santa Catarina e a Ilha de Cuba, que existem há algumas décadas. Nem os parlamentares conservadores votaram a favor. Perdeu 15 a 3. Sobre esta proposta fala o membro da Associação José Martí, Edison Puente, com Rosângela Bion de Assis.

 

Na quarta-feira, dia 21 de fevereiro, “A Outra Reflexão” teve o texto semanal de Elissandro Santana. A indústria sem chaminé, como é chamada a atividade lucrativa do turismo, também é predatória se não responde à preservação da natureza. Elissandro reflete sobre isso.

Insustentabilidades, tensões e paradoxos no turismo de Porto Seguro

Repórter Descéo Machado, criação de Tiago de Castilho Soares, volta a atacar com o tema do ressentimento e a política.
 
Na terceira parte dessa série, apresentada na quarta-feira, 21, Descéo trata o papel dos militantes.
Também quarta-feira, é o dia do Professor Douglas Kovaleski que na coluna coletiva, “A Outra Rfelxão”,  continua nos educando em assuntos da saúde pública no Brasil, e como ela se vincula com decisões políticas.
http://desacato.info/sobre-a-reforma-da-previdencia-e-a-saude-publica-no-brasil/
Manoela de Borba visitou o Presídio Feminino de Florianópolis. O resultado dessa visita está na sua coluna semanal. Importa muito ler este artigo.
 http://desacato.info/presas-de-uma-justica-discriminatoria-e-seletiva/
Elaine Tavares, jornalista comprometida e experiente nos temas de luta, tem sangue charrua. Sabe como poucos jornalistas o que sofre o povo indígena e na quarta-feira, escreveu sobre esse sofrimento.
http://desacato.info/povo-anace-luta-pela-protecao-da-agua-no-ceara/
Segundo o economista do DIESSE, Maurício Mulinari, a guerra de classes está em curso há muito tempo. Parte das batalhas foi a greve geral da segunda-feira, 19. Mulinari participou e avaliou a atual conjuntura em pleno front de batalha.
http://desacato.info/o-peso-das-correntes-que-nos-prendem/
Se lembra que na segunda-feira, Rosangela Bion de Assis, tinha entrevistado um membro da José Marti, porque um vereador do MBL queria acabar com a relação entre Florianópolis e Cuba? Bem, daquela vez foi derrotado. Mas, quando Bruno Souza apresentou uma moção de repúdio contra os trabalhadores do transporte público por fazerem greve, com o restante dos trabalhadores, na segunda, 19, ele venceu.
Míriam Santini de Abreu, na coluna coletiva, “A Outra Reflexão”, escreveu sobre mais esta luta criminalizada na câmara de vereadores da capital catarinense.
http://desacato.info/luta-criminalizada-na-bizarra-cena-politica-de-florianopolis-no-2016-parte-3/
A violência, truculência e tortura por parte da polícia militar gaúcha contra os indígenas de Passo Fundo foi o objeto de reflexão de Claudia Weinman no espaço que ocupa, toda quinta-feira em “A Outra Reflexão”.
http://desacato.info/tortura-no-rio-grande-do-sul/
Na sua coluna de sexta-feira, Elenira Vilela, depois de uma rápida análise dos últimos fatos acontecidos em Florianópolis, relembra os princípios fundamentais que devem orientar os militantes que lutam pela transformação da sociedade. Ao fim, de nós depende.
http://desacato.info/nos-por-nos/
A jornalista Rosângela Bion de Assis está perto de colocar um ponto de ouro no seu calendário. Poética, como mais lhe agrada, se aproxima entre versos para compartir sua reflexão sobre esse momento ímpar da sua vida.
http://desacato.info/outros-50/
A liberdade da escravidão chegou para uma menina de 13 anos. Foi há muito tempo. Luciane Recieri atravessa o túnel e a coloca à nossa disposição: Maio.
Com esta pecinha de arte da escritora paulista, de Jacareí, fechamos nossa retrospectiva de hoje.
Obrigado pela companhia e até o próximo domingo, já nas águas de março. Boa semana para todas e todos!
 http://desacato.info/maio/

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.