Retrospectiva Semanal das produções e coberturas do Portal Desacato entre os dias 3 e 9 de setembro

Publicado em: 10/09/2017 às 09:13
Retrospectiva Semanal das produções e coberturas do Portal Desacato entre os dias 3 e 9 de setembro

#Retrospectiva Semanal

Bom domingo!

Iniciamos a Retrospectiva Semanal percorrendo as produções e coberturas da Cooperativa Comunicacional Sul para Desacato.

O tema central da semana foi o Grito dos Excluídos e ao longo do dia repassaremos imagens do já tradicional Grito em São Miguel do Oeste. Também lembraremos as imagens de Florianópolis e Blumenau.

Na noite do domingo 3 de setembro de 2017, quando se completaram 46 anos da desaparição do deputado estadual por Santa Catarina, Paulo Stuart Wrigth, a mãos da ditadura, o portal apresentou uma entrevista a Claudette Mittmann e Carlos Eduardo Souza, membros do Instituto Paulo Stuart Wrigt no programa itinerante, Desacato Entrevista, com Raul Fitipaldi.

Na segunda-feira, dia 4 de setembro, Caroline Dall ‘Agnol apresentou mais um edição do JTT – Jornal dos Trabalhadores e Trabalhadoras.

Confira:

O ato central da semana foi o Grito dos Excluídos, já tradicional em São Miguel do Oeste, Santa Catarina.

Cláudia Weinman, Júlia Saggioratto, Eduarda Machado e Paulo Fortes, nos trouxeram imagens, entrevistas, reportagens e acompanharam este dia de luta marcado na agenda e na história migueloestina.

O primeiro entrevistado foi Tayson Bedin, militante da Pastoral da Juventude Rural – PJR.

Maria Carmen Viero participou desde os anos 80 do Grito dos Excluídos. Lembra isso na entrevista que concedeu a Cláudia Weinman. As imagens são de Eduarda Machado.

O furacão Irma, que ainda hoje domingo 10, segue atingindo populações, entrou em República Dominicana no dia 7 de setembro. De lá, Tali Feld Gleiser enviava imagens de como era recebido num bairro rural de Santiago, segunda cidade do país, onde passou com muita chuva e sem produzir danos.

Charles Reginatto, do Movimento de Pequenos Agricultores, participou da organização do Grito dos Excluídos em São Miguel do Oeste e foi entrevistado por Júlia Saggioratto.

O Padre Reneu Zortea é animador e ícone do Grito dos Excluídos em São Miguel do Oeste. Cláudia Weinman conversou com ele sobre o significado do ato.

No Grito houve momentos muito emotivos em São Miguel, cidade de mais de 40 mil habitantes do Extremo Oeste Catarinense. A praça da paróquia São Miguel Arcanjo é marco histórico desta atividade.

A juventude oestina ocupa um espaço muito importante no Grito. Tanto os e as jovens do meio rural como do meio urbano e da periferia trabalham arduamente para que este dia continue sendo histórico para a vida da cidade.

Em Blumenau, Santa Catarina, o Grito dos Excluídos teve o protagonismo e a expressão cultural das mulheres, como captou o vídeo da nossa companheira Manoella Back.

Na sexta-feira, dia 8 de setembro, nosso companheiro Cris Tupan trouxe o 3º episódio de “Questão Indígena”, às 10 da manhã, dentro do espaço Desacato Indígenas. Apesar de imprevistos técnicos, Cris Tupan não se ausentou e do seu telefone celular deu mais uma aula sobre a luta histórica dos irmãos e irmãs indígenas.

Vale muito a pena assistir e seguir aprendendo.

A ditadura disfarçada que vive Honduras continua agredindo os trabalhadores, os excluídos, os indígenas, os negros, as mulheres e os estudantes com crescente virulência.

Nosso correspondente Ronnie Huete Salgado, flagrou estas cenas de brutalidade policial em Tegucigalpa, na manhã do dia 8 de setembro, sexta-feira.

A semana fechou ontem, dia 9, com um belo resumo do Grito dos Excluídos em São Miguel do Oeste, produzido por Cláudia Weinman, com as imagens e a edição de Júlia Saggioratto.

Com ele fechamos esta Retrospectiva Semanal. Voltamos com este serviço o próximo domingo, dia 17 de setembro.

Obrigado pela companhia. Até lá!

Sonhamos Juntos, Sonhamos Livres.

#Desacato10Anos

Deixe uma resposta