Retrospectiva Semanal das coberturas e produções do Portal Desacato

Publicado em: 16/07/2017 às 09:22
Retrospectiva Semanal das coberturas e produções do Portal Desacato

#RetrospectivaSemanal

O dia 10 de julho começou agitado em Tegucigalpa. A médica que cuida dos estudantes em greve de fome falava para a comunidade universitária e Ronnie Huete Salgado transmitia Ao Vivo para Desacato.

Confira:

Em Florianópolis, alguns estudantes também tiveram um dia muito tenso. Nessa segunda-feira, 10 de julho, ocorreu o julgamento dos estudantes criminalizados em outubro de 2016, durante a manifestação contra a PEC 241, ou 55, que congelou os gastos públicos por 20 anos.

Rosângela Bion de Assis e Mayara Santos estiveram lá e reportaram para Desacato:

No mesmo dia, 10 de julho, a Vereadora de São Miguel do Oeste, Maria Tereza Capra, enviou sua mensagem de solidariedade à equipe jornalística de Desacato e aos jovens daquela cidade que se manifestaram democraticamente em Audiência Pública do Denit, uns transmitindo Ao Vivo o evento e outros se expressando, há duas semanas, e foram tratados de terroristas, vândalos e violentos, por 8 vereadores e 1 vereadora daquele município.

Desacato continuará a cobrir o que é de interesse para a Comunidade migueloestina.

No início da tarde, ainda em 10 de julho, Desacato recebeu na Casa da Outra, Loureci Ribeiro e Daniela Rabaioli, para gravar mais uma edição do Informativo Paralelo.

A visita teve seu momento Ao Vivo.

Enquanto isso, numa segunda-feira muito movimentada, a advogada Daniela Félix falava sobre a audiência de conciliação em relação ao julgamento dos estudantes criminalizados por participarem no protesto contra a PEC 241, em 2016.

A cobertura não parava no dia 10. Encerrava o julgamento dos estudantes criminalizados em outubro de 2016, no Fórum da Capital, em Florianópolis.

Rosangela Bion de Assis dava conta dessa informação.

Terminada a cobertura do julgamento dos estudantes, Rosângela Bion de Assis foi cobrir a mobilização do Sintrasem na luta contra a transformação da empresa em autarquia, sem debate e sem esclarecimento.

A entrevistada foi Ana Cláudia Silva, da direção da categoria.

O Diretor do Sintrasem, Departamento Comcap, Carlos Dal Jovem, esclareceu os motivos da greve da Comcap, para Rosângela Bion de Assis, ainda era a segunda-feira, e faltava acontecer muita coisa.

Alex Santos, presidente do Sintrasem, falava sobre o resultado da reunião que que discutiu a situação dos trabalhadores da Comcap em greve.

No início da noite, como toda segunda-feira, chegou a nova edição do JTT – Jornal dos Trabalhadores e Trabalhadoras, com Caroline Dall ‘Agnol e Cláudia Weinman.

Se não assistiu, tá na hora.

Na terça-feira, Cláudia Weinman abriu a edição com um rapp do nosso companheiro da Perifa de São Miguel do Oeste, respondendo aos 9 vereadores que atacaram Desacato e o Movimento da Pastoral da Juventude.

Assista:

Na manhã da terça, Presidenta do Sindicato de Servidores do Comércio do Extremo Oeste, Ivanir Reisdorfer, também expressou sua solidariedade com Desacato e os jovens da Pastoral da Juventude do Meio Urbano e do Meio Rural.

Na quarta-feira, dia 12 de julho, Ronnie Huete Salgado, bem cedo, informava sobre a Greve de Fome dos estudantes da Universidade Nacional Autônoma de Honduras.

Esse era o informe:

Ronnie Huete não se furtou de enviar sua solidariedade com nossa equipe de São Miguel do Oeste, maltratada por alguns vereadores daquela cidade. Confira:

Aumentava a tensão na greve da Comcap e Sílvia Agostini fechou as entradas Ao Vivo no dia 12 de julho entrevistando um dos líderes dos trabalhadores da empresa, João Thomaz.

Chegava o dia 13 de julho, quinta-feira, e o correspondente em Honduras, Ronnie Huete, anunciava a morte do estudante de sociologia Luis Joel Rivera, da Universidade Autônoma, que fora assassinada na noite da quarta-feira, perto da sua casa. A comunidade estudantil e docente pedia que a morte fosse investigada, num país em que a impunidade é a regra.

No dia 14 de julho, mais uma audiência contra os estudantes hondurenhos. Ronnie Huete falou com um representante dos Direitos Humanos em Tegucigalpa.

Lembre:

E fechamos esta retrospectiva com a entrevista realizada por nossa Diretora Regional no Oeste, Cláudia Weinman, ao cartunista de Florianópolis, Alexandre Beck, criador do personagem em quadrinhos, Armandinho.

Termina nossa Retrospectiva Semanal que começou com as produções da segunda-feira, 10 de julho, e terminou com a realização da Cooperativa Comunicaional Sul no Oeste Catarinense, para o quadro Culturaria. Até o próximo domingo.

#Desacato10Anos

Deixe uma resposta