Resultado das urnas leva população para as ruas

Por Natasha Pitts.
Adital.- O resultado das eleições presidenciais no México, realizadas no último domingo (1), levaram para as ruas milhares de insatisfeitos com a vitória de Enrique Peña Nieto e com o retorno do Partido Revolucionário Institucional (PRI) ao poder. #YoSoy132, movimento estudantil que se manifestou durante todo o período eleitoral contra a manutenção do PRI no poder, encabeçou uma marcha multitudinária para mostrar a inconformidade com o resultado das urnas e denunciar as irregulares eleitorais.

No Distrito Federal (DF), ao ver a dimensão e direção que a marcha havia tomado – já que participavam cerca de 25 mil pessoas – o setor de segurança do PRI decidiu, ‘como medida de segurança’ desocupar o prédio ao ver que manifestantes estavam nas proximidades na sede do partido.

Em Guadalajara, #YoSoy132 também se organizou e durante a apuração dos votos montou acampamento no Parque Revolución para esperar os resultados oficiais. Em Cancún, mais de 1.500 integrantes do movimento e simpatizantes permaneceram durante a noite nas portas do Conselho Distrital para exigir respeito ao voto cidadão. A manifestação atraiu militares, que cercaram ruas próximas. A resposta dos/as manifestantes foi hastear a bandeira do México e cantar o hino nacional.

Confira as fotos enviadas pelo movimento Aliança Bolivariana para América Latina, de autoria de Rafael Stedile, Agencia Operamundi.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.