Renzi promete reconstruir Itália “sem respeitar regras tecnocráticas de Bruxelas”

Renzi promete reconstruir Itália “sem respeitar regras tecnocráticas de Bruxelas”

Primeiro-ministro italiano garantiu este fim-de-semana que as zonas do centro do país afetadas pelo sismo serão reconstruídas sem ter em conta as regras orçamentais da União Europeia.

“Vamos reconstruir tudo: as casas, os negócios, as igrejas. Estes bairros são a alma de Itália. Temos os recursos necessários e vamos pô-los à disposição das pessoas sem nenhum respeito pelas regras tecnocráticas que negam a identidade do nosso país e do nosso território”, afirmou Matteo Renzi.

O primeiro-ministro italiano agendou para esta segunda-feira um Conselho de Ministros extraordinário e deixou o aviso a Bruxelas: “Os recursos financeiros não são um problema. Casas, Igrejas, edifícios públicos e comerciais, todos eles serão alvo de intervenção. Estamos empenhados nisso. As questões técnicas deste apoio serão depois discutidas no Conselho de Ministros de amanhã [segunda-feira]. Mas uma coisa vos garanto: todos os apoios serão colocados à disposição da identidade do nosso país e do nosso território”.

“(Investiremos) no que fizer falta e, se for preciso mais, a Europa não poupará na reconstrução dos lugares que são a alma de nosso país, e se a alma não está tranquila, o restante do país estará mal”, acrescentou.

O epicentro do terramoto deste domingo localizou-se perto dos municípios de Norcia, Castelsantangelo sul Nera, Preci e Visso, atingindo a mesma região montanhosa do centro da península que já tinha tremido há quatro dias e que foi fustigada em agosto deste ano por um sismo que matou pelo menos três centenas de pessoas.

Fonte: Esquerda.net

Você precisa estar logado para postar um comentário Login