Reitoria sinaliza cancelamento da exoneração Daniel Dambrowski

Publicado em: 04/08/2017 às 10:31

Ninguém ficou para trás: reitoria sinaliza cancelamento da exoneração de Daniel

Após mais de sete meses do movimento contra a exoneração política de Daniel Dambrowski, a reitoria da UFSC sinalizou hoje, 3 de agosto, o cancelamento do processo. Durante a tarde desta quinta-feira, o reitor Cacellier informou a Direção do Sintufsc -reunida com o reitor, conforme deliberação de assembleia – que encaminhará a anulação do processo.

Com a anulação do processo, Daniel será estabilizado junto ao serviço público federal.

Neste período, as passagens por setores, debates, cartazes, panfletos, análises técnicas e jurídicas se mostraram fundamentais para a reversão da exoneração política. A disseminação da campanha #SomosTodosDaniel, base da campanha #CancelaCancellier, que informou a comunidade universitária sobre um processo tramitado sem qualquer amparo legal, fomentou o debate sobre o tema e expôs o caráter político e as falhas técnicas e jurídicas do processo.

Em todo o período, o Comitê de Solidariedade entendeu ser impossível encaminhar a exoneração de um servidor público a partir de um processo escandaloso e eivado de vícios. Entendemos também que depois da exposição pública do conteúdo de um processo que nega, em todas as fases, o direito de ampla defesa, seria inviável à reitoria prosseguir com o ato.

E foi a partir da grande divulgação do conteúdo do processo, disseminada por amplo movimento desenvolvido por sujeitos internos e externos à universidade, que o caso tomou a verdadeira proporção: os direitos de quem luta por direitos foram colocados em xeque.
Mas o amplo movimento, solidário, crítico e contundente, mostrou que onde há luta, há saída e a exoneração exarada em 17 de julho foi, como reivindicado, encaminhada para ser cancelada!

Enquanto aguardamos a publicação oficial do anulação do processo, apontamos nossa permanente vigilância, e agradecemos a todos movimentos, às quase cem entidades que encaminharam notas de solidariedade, ao competente advogado de Daniel, aos parlamentares, partidos, Centros Acadêmicos, TAEs, estudantes, docentes, militantes, sujeitos externos à UFSC e nossos quase 3mil amigos no Facebook. O amplo movimento de que todos fizemos parte encaminha-se para sair vitorioso e essa vitória é de todos nós, pois #SomosTodosDaniel e #NinguemFicouParaTras

Fonte: Vitoria Campanha

Deixe uma resposta