Reitoria da Udesc ocupada por 48 horas

Por Celso Martins.

Estudantes protestam contra iniciatica que transfere a propriedade intelectual e tecnologia à terceiros.

DSC_0udesc0reitoria09

Daqui na Rede.- Pouco mais de cem estudantes ocuparam a reitoria da Udesc no final da tarde de terça-feira (19.3), em protesto contra contra a criação de uma Coordenadoria de Projetos e Inovação, com um Setor de Projetos e Parcerias, que vai transferir a propriedade intelectual e e tecnologias a parceiros privados.
Segundo a Udesc, o órgão vai “coordenar as atividades inerentes às parcerias com instituições públicas e privadas, inovação, transferência de tecnologia e de propriedade intelectual na Udesc e prospectar parcerias nos diversos segmentos no intuito de viabilizar projetos institucionais”.
A ocupação será mantida até o final da tarde desta quinta-feira (21.3),  quando acontece uma assembléia geral de alunos, professores e servidores da instituição para definir os rumos do movimento. A assembléia às 17 horas acontece no hall de entrada da reitoria.
Com barracas e colchões, cozinha improvisada e comissões para as diversas atividades, os estudantes fecharam por 48 horas a reitoria. Os servidores podem entrar e passar os cartões de ponto, saindo em seguida. O acesso ao caixa eletrônico também está franqueado. Nos dois casos estudantes acompanham os funcionários e clientes.
Até o momento nenhuma entidade de professores ou funcionários da Udesc se manifestou sobre a ocupação. Alguns professores, isoladamente, estão apoiando a iniciativa, inclusive com comida.
DSC_0ocupa011 DSC_0ocu0p0a3
A resolução
Íntegra.
http://secon.udesc.br/consuni/pautas/plenario/2013/19-03-2013/conv-19-03-2013-cni-extra-alteracao-RG.htm

A Udesc
“A Reitoria da Udesc designou o coordenador de extensão, professor Alfredo Balduino, para estabelecer um canal de diálogo entre os manifestantes e a Reitoria, pois os mesmos estão impedindo o acesso ao local de trabalho dos servidores na Reitoria. A atitude dos manifestantes está prejudicando o pleno andamento da instituição ficando comprometidas ações importantes como cumprimento de prazos judiciais e pagamentos de fornecedores e bolsas. No entanto, as aulas na Udesc seguem normalmente”. Publicado no site da Udesc.
http://www.udesc.br/?idNoticia=6464

Motivações
Os estudantes explicam as razões do Ocupa Udesc em manifesto distribuído pela internet na manhã desta quarta-feira (20.3).

“OCUPA UDESC – 48H DE MOBILIZAÇÃO

O QUE?
Hoje, dia 19 de março, através da reunião do Conselho Universitário da UDESC (CONSUNI), foi aprovado o processo de nº 11781\2012, referente a alterações do regimento geral da universidade.

CONSEQUÊNCIAS
Essas alterações, ditas pontuais e sem impactos significativos, foram consideradas estruturais pela maioria dos estudantes. Apesar de uma grande manifestação visando a abertura e ampliação da discussão que possibilitasse a visão das reais consequências dessas modificações, o processo foi aprovado pelo Conselho Superior Universitário. As alterações ditas problemáticas dizem respeito à criação de um Órgão Suplementar Superior, vinculado e subordinado ao reitor, para facilitar, apoiar e incentivar a captação de recursos privados para todas as áreas da Universidade. Essa alteração não pode de forma alguma ser encarada como pontual, pois mexe estruturalmente na autonomia universitária e altera a política de propriedade intelectual, transferência de tecnologia e direcionamento do ensino, pesquisa e extensão.

POSICIONAMENTO E REIVINDICAÇÕES
Para nós estudantes ficou claro que a votação se deu de forma antidemocrática, uma vez que o poder de voto e voz estudantil é reduzido a um único representante por centro. A produção do conhecimento construído na universidade pública deve ser de acordo com os interesses das demandas populares. NÃO NOS SENTIMOS REPRESENTADOS. Questionamos a democracia e EXIGIMOS paridade de voto nos conselhos e nas instâncias deliberativas da UDESC, bem como a universalização dos votos nas eleições.
Nossas reivindicações vão para além das pautas colocadas hoje em reunião.  Há uma história de luta do movimento estudantil por questões estruturais e de permanências estudantis: restaurante universitário, um local de moradia estudantil, bolsas de pesquisa, extensão e monitoria que auxiliem financeiramente os estudantes (o valor é de 360 reais sem reajuste há anos). Nossa estrutura física está decadente! Estamos sem materiais permanentes para uso em aulas até coisas menores como corte de grama, papel higiênico e outras coisas mínimas, devida ao histórico de má distribuição do dinheiro que é destinado para a UDESC.

OCUPA
Os estudantes presentes na reunião do CONSUNI, após a aprovação desta resolução, decidiram em uma assembléia geral pela Ocupação da Reitoria da UDESC por 48h como forma de massificação dos estudantes e da comunidade para a convocação de uma Assembléia Geral de todos os Campi do estado, no dia 21 de março, quinta-feira, às 17h, no saguão da Reitoria”.

1 COMENTÁRIO

  1. Neste momento estamos acordando a normalidade dos trabalhos de setores de extrema necessidade na Reitoria.

    Boa noite estudantes da UDESC. Este informe é especialmente para vocês.
    Após nossa Assembleia de hoje (21) deliberamos a pauta de nossas reivindicações que estamos lutando por todos (as) estudantes da Universidade do Estado de Santa Catarina. A falta de discussão referente á Mudança do Regimento Geral da UDESC, e suas implicações drásticas ao objetivo e o caráter da Universidade, foi ocasionou este levante após uma luta de quase 50 anos de falta de comprometimento com nossos Direitos Estudantis na UDESC.
    PAUTA DE REIVINDICAÇÕES DO MOVIMENTO ESTUDANTIL

    1- Paridade representativa nos conselhos deliberativos da UDESC, dentre professores (as), estudantes e técnicos (as);
    2- voto universal nas eleições na Universidade. (direção de centro, reitoria);
    3- a garantia de deslocamento de estudantes, a nivel estadual, para as reuniões, para reuniões estudantis;
    4- Restaurante Universitário da UDESC: teto para o preço do RU no valor R$: 1,50. Por um RU realmente público. Gerido integralmente pela UDESC, vinculado a uma coordenadoria interna do restaurante universitário, vinculado a PROEX. Preço universal para toda comunidade acadêmica (estudantes, professores, técnicos e funcionários terceirizados); com possibilidade de isenção para estudantes com baixa renda, realizada após acompanhamento de assistente social. Alimentação (café da manhã, almoço e jantar).
    5- Criação de um espaço de Convivência em todos os Campi da UDESC;
    6- Creches em todos os Campi para os filhos das/dos estudantes, prioritariamente, e havendo vagas remanescentes, abrir à comunidade em geral por via de cadastro socioeconômico;
    7- construção de moradia estudantil em todos os Campi;
    8- Criação de uma comissão paritária entre os estudantes e a reitoria para a revisão dos critérios do Prape;
    9- Garantia da realização semestral do edital para o aumento de vagas para o Prape;
    10- Aumento da Bolsa reajustado com relação à inflação desde último reajuste (ou criação);
    11- Transformação da bolsa de trabalho em uma bolsa dentro da área de estudos;
    12- Abertura de concursos públicos para novos técnicos (que atualmente tem as vagas preenchidas pelas bolsas de trabalho);
    13- Ambulatório que funcione, tratamento odontológico, médico permanente para atender aos estudantes e, enfermaria equipada;
    14- bolsa PROME, de auxílio para os estudantes que fazem mobilidade no exterior, que haja uma por curso;
    15- Readaptação do Campus à acessibilidade às pessoas com necessidades especiais, e acesso de pedestres. Com manutenção do espaço. Adequação as regras do MEC;
    16- Abertura total dos Campi nos finais de semana e após as 22h;
    17- Não penalização/criminalização de estudantes participantes de manifestações e movimento estudantil em geral.

    Propomos a unidade estudantil de toda Santa Catariana rumo ás conquistas por uma Universidade Pública, Gratuita e de Qualidade.

    http://www.facebook.com/groups/546049412106157/

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.