Rádios comunitárias de SC lançam o “Jornal dos Trabalhadores”

Publicado em: 10/05/2014 às 13:50
Rádios comunitárias de SC lançam o “Jornal dos Trabalhadores”

Por Camila Rodrigues da Silva.

IMG_0081Comunicadores populares e jornalistas das rádios comunitárias lançaram, nesta quarta-feira (07), o Jornal dos Trabalhadores, um programa de rádio de quinze minutos que será veiculado todos os dias nas 69 emissoras de rádios comunitárias da Abraco/SC (Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária – Santa Catarina) em duas edições: às 7h da manhã e ao meio-dia.

Uma equipe de 12 pessoas em Florianópolis e mais dez correspondentes pelo Estado são responsáveis por reportagens, entrevistas e giros de notícias. “A gente espera estar com pelo menos o dobro de correspondentes até o final do mês, com a adesão de outras rádios”, estima Allan Camargo, secretario geral da Abraço/RS e responsável pelo projeto do Jornal do Trabalhador no RS e em Santa Catarina.

Já está definida a grade dos 22 primeiros programas, mas haverá reunião de pauta todas as quintas-feiras, no 3º andar de uma sala da Fecesc, a primeira entidade a apoiar o projeto.

O projeto está sendo desenvolvido e procurando apoiadores há pelo menos quatro anos, segundo Camargo.

Inês Fortes, presidente da Abraço/SC, relata que, após ultrapassar as barreiras legal e terem sua atuação regulamentada, as rádios comunitárias passaram a enfrentar outros problemas. “São os problemas de financiamento, os problemas de formação, os problemas técnicos, de frequência, porque muitas rádios têm a mesma frequência, problemas de potência”, mas tem conseguido enfrentá-las.

“Não desistimos da ideia. O nosso ideal permanece pela democratização das comunicações, pelo acesso à informação e à formação com credibilidade, ao espaço para múltiplas vozes. Essa é a nossa luta e nós vamos continuá-la”, conclui.

Deixe uma resposta