Salvador Sánchez Cerén, da Frente Farabundo Martí, será o novo presidente de El Salvador

sanchez ceren

10 de março – Resultados finais

resultados finais

——————-

Brasília 23:00 Quando faltam apenas 3% dos votos por contar, Sánchez Cerén da Frente Farabundo Martí leva 8.500 votos de diferença em final eletrizante da eleição salvadorenha.

—————–

Brasília: 21:45 Com quase 12% dos votos escrutados a direitista ARENA de Norman Quijano leva uma leve vantagem de menos de 1%, sobre a Frente Farabundo Martí e aliados, que apresentou Salvador Sánchez Cerén como candidato.

________________________________________

Brasília: 20:30 Iniciam contagem de votos no Prédio de Centros de Eventos e Convenções, com o controle do Tribunal Supremo Eleitoral.

—————————————————-

Brasília 19:20 Faltam apenas 40 minutos para terminar o processo eleitoral em El Salvador.

O processo se desenvolveu em calma e houve um nível de votação parecido ao 1o. Turno.

A posição da Embaixatriz dos Estados Unidos agradou a Medardo González, principal líder e Secretário Geral da FMLN. Afirmou González: “Vamos procurar uma política de não ingerência dos EE.UU.” depois que a Embaixatriz assegurará que EUA não intervirá seja qual for o resultado.

—————–

Brasília 18:07 – Candidato a vice-presidente pela conservadora ARENA, René Portillo Cuadra, diz que “aceitarão os resultados se as regras são claras”, numa mensagem clara de que se houver derrota da ARENA possivelmente não aceitariam os resultados.

Segundo Portillo suas pesquisas internas dão vantagem a Norman Quijano. Os eleitores continuam indo às urnas a bom ritmo.

_________________________________________________________

Brasília 15:30 – Quase um 40 % dos salvadorenhos já exerceram o sufrágio. A diferença horária com Brasil é de 3 horas.

El Salvador tem uns 7 milhões de habitantes e é geograficamente pequeno. Limita com Guatemala, Honduras e Nicarágua. Faz parte da Aliança Bolivariana (ALBA) e sofreu violentas ditaduras. Uma delas assassinou o Bispo Arnulfo Romero, considerado mártir da liberação da América Latina e Caribe.

—————————————————————————————

Brasília 14:50 – Presidente Maurício Funes chega a centro de votação na capital, San Salvador, onde é aguardado por uma multidão de seguidores com bandeiras, buzinas, trompetes, aplausos e gritos de vitória.

O candidato da ARENA, Norman Quijano acaba de sufragar e prognostica um final muito ajustado.

Até agora, o número de eleitores na pequena república centro-americana parece maior que no 1o. Turno, surpreendendo analistas.

——————————————————————-

Brasília 12:51 – O candidato Salvador Sánchez Cerén chamou à direita a se unir se for derrotada, para construir juntos um país melhor. O candidato à vice-presidência acaba de votar e chamar à unidade do setor social, político e econômico, público e privado.

A eleição continua em calma, com alguns pequenos problemas por uso de álcool, um ferido e barulhos frente aos locais de eleição.

—————————————————————————

Brasília 11:20 – Acompanhado do ex-Presidente hondurenho, Manuel Zelaya Rosales, o candidato da FMLN, Salvador Sánchez Cerén, oferece uma coletiva de imprensa anunciando que tudo está em calma e que a população salvadorenha está votando em calma.

————————————————————————-

Brasília – 10:45 Norman Noel Quijano González, candidato da conservadora ARENAnasceu em Santa Fe, em 1946 e além de político é odontólogo. Foi prefeito de San Salvador e deputado da Assembleia Legislativa salvadorenha.

Salvador Sánchez Cerén, candidato da Frente Farabundo Martí para a Liberação Nacional (FMLN) e, além de combatente das Forças Populares de Liberação Farabundo Martí, foi Ministro de Educação de El Salvador.

___________________________________________________________

Brasília – 10:23

Congressistas norte-americanos solicitaram por carta ao Departamento de Estado Ianque não interferir no processo eleitoral de El Salvador segundo a imprensa local:http://www.lapagina.com.sv/nacionales/93542/2014/03/08/Congresista-de-EEUU-Ya-no-se-le-tiene-miedo-a-un-gobierno-de-izquierda-en-El-Salvador

—————————————————————-

Acompanhe nossos informes sobre o processo eleitoral de 2o. turno na República irmã de El Salvador, onde o Conservador Norman Quijano da ARENA  e o candidato da Frente Farabundo Martí para a Liberação Nacional, Salvador Sánchez Cerén disputam a presidência da República.

Imagem: Site do FMLN.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.