Querem nos trancar na senzala!

Ilustração: Anderson Awvas

Por James Ratiere, para Desacato. info.

Viva a senzala!

E o velho preto olha com dor quando lembra dos chicotes no lombo. Tanto tempo colhendo algodão, café moendo açúcar. Moído na verdade era seu coração que precisava esconder a fé nos deuses de África.

O velho preto via as mulheres lamentando-se na labuta “Olha meu cativeiro, meu cativeiro meu cativeirar” diziam com o coração.

Ele sabia, sinhozinho tinha emprenhado a mucama novamente. Outro preto nasceria, e o velho veria mais um dos seus virar as costas para a origem.

“Pretos ainda pensam nesse tempo, vivem na senzala, sempre quando tem chance voltam pra lá” dizem eles.

Mas quem bateu no preto? Quem matou? Quem proibiu o preto de estudar? Quem soltou o preto nas ruas, sem abrigo, sem facilidades para plantar como os brancos europeus que chegaram para “embranquecer a sociedade”?

Agora é moda querer voltar pra colônia, brancos tem saudade de ser senhores, olhar para Pretos e fazer chacota de Black face. E não saiu de moda matar preto a tiros ou asfixiado na porta de um mercado.

E o velho preto coça a barba branca pensando em tudo aquilo que tá engasgado na garganta. Jovens negros estão se matando pela solidão e lideram os índices de suicídio. Violência policial é contra periféricos pretos, matando-os como execução. Pretos são acusados de crimes sem nenhuma prova concreta. E o velho olha pro chão, sopra a terra, reza pra Oxalá dar paciência.

Nunca curaremos o racismo estrutural, enquanto brancos colocarem Pretos como inferiores e continuarem achando que Brasil é Europa enquanto brancos não se colocarem como culpados por seus ancestrais e se retratarem pelo que fizeram aos pretos. Nosso pais é o único que não que enxergar suas vísceras podres, enquanto isso, vamos morrendo. A colônia já passou, mas ainda está velada (ou agora escancarada) nos atos da sociedade brasileira.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.