Quem Patrocina o Lucro da Iniciativa Privada?

Publicado em: 03/03/2011 às 22:34
Quem Patrocina o Lucro da Iniciativa Privada?

Por Leonardo Barbosa Silva.

 

Fonte: Agecon

 

No Brasil existe um grande problema comercial relacionado à logística, que dificulta o escoamento da produção e também a entrada de produtos importados, tornando-se uma aresta para o crescimento econômico. Para os neoliberais uma das explicações para o baixo crescimento econômico do Brasil está relacionados ao pouco investimento do governo em portos, estradas, linhas férreas e outros tipos de mecanismos que facilitem o escoamento dos produtos de um lugar para o outro. Resumindo “a união deve com o dinheiro público patrocinar a lucratividade da iniciativa privada”.

 

A Vale do Rio Doce, por exemplo, obteve um faturamento em 2010 de 30 bilhões,4 bilhões foram transformados em dividendos para os investidores e apenas 2% é pago em forma de royalties.Mas se recusa a investir 5% do lucro liquido, US$ 1,5 bilhões, em uma laminadora de trilhos no Brasil ,uma vez que os trilhos são importados da china.

 

Não precisa ser inteligente para sacar a lógica de exploração pela iniciativa privada, o superfaturamento das grandes corporações, a exploração dos recursos naturais, e a minúscula distribuição de renda.

 

O olho dos investidores, principalmente os neoclássicos nas empresas do Brasil, visa a principio questão de logística. A escassez desse elemento eleva os custos de produção e espanta os investidores. Entretanto fica clara a pergunta: por que o estado deve investir em infra-estrutura?

 

Alternativas

a) a) Gerar empregos

b) b) Crescimento econômico

c) c) Aumentar a qualidade de vida

d) d) Para aumentar o lucro das multinacionais

 

Quem respondeu letra D, parabéns agora você sabe para aonde vai o seu dinheiro. Quem respondeu letra B ou C, agora me diga de que adianta o crescimento se a renda continua concentrada. Dessa forma nunca haverá aumento na qualidade de vida. Quem respondeu letra A, o que vai gerar e a exploração de mão de obra trabalhista.

Por Leonardo Barbosa Silva – alimentador da AGECON na Paraíba e coordenador do programa Conversa Franca – http://conversafranca-leonardo.blogspot.com

Imagem: http://charagoesquerdo.files.wordpress.com/2007/03/iniciativa-privada.jpg

 

Deixe uma resposta