Quem comunga com a violência é a favor dela

Por James Ratiere.

Depois de um dia lindo, cheio de arte e cultura no evento Floripa, Cidade Utópica 2018, fui impactado com a noticia de que um dos escritores que partilha sua arte em um Coletivo de literatura que fundei chamado CronicArte, foi agredido por eleitores de Jair Messias Bolsonaro. Meu amigo estava em um bar, e depois de dar comida a pessoas necessitadas, expressou seu posicionamento político e foi retalhado por empregados deste bar. Sua sorte foi o socorro de um de seus amigos que chegou e tirou ele da confusão.

Como uma pessoa preta, LGBT e adepto do culto africanista, estou apavorado e com raiva dos acontecimentos que vem sucessivamente se passando por nossos olhos e chegando como notícias tristes aos nossos ouvidos, esses relatos enchem nosso peito de medo, mas ao mesmo tempo de uma vontade imensa de lutar contra o fascismo que se instala como doença que cega, ensurdece e emburrece parte de nossa população.

Até quando vamos tolerar esse tipo de acontecimento fechando os olhos ? Estamos há 8 dias das eleições, e as disputas vem se acirrando cada vez mais, nada poderá ficar silenciado, nada poderá estar debaixo do pano, vamos usar nossa arte e nossa informação para conscientizar a quem não sabe o que fazer a se posicionar a favor do direito de viver, respirar e ser. Abaixo reproduzo a nota da CronicArte se posicionando contra a violência e o fascismo:

Boa noite!
Um de nossos escritores foi agredido por eleitores do candidato Bolsonaro por apenas manifestar seu posicionamento político.
Nós da CronicArte prezamos pela democracia e principalmente pelo direito da livre manifestação da liberdade de expressão! Somos a favor de conversas e discussões para acrescentar no entendimento e nos valores de cada um, mas repudiamos qualquer tipo de violência seja verbal, física ou moral.
Por isso vamos nos posicionar pelo anti-fascismo e pela não legitimidade da violência em que o tal candidato além de incentivar ainda se omite falar!
#SemViolencia
#LiberdadedeExpressãoJa
#BolsonaroNão
#ForaFascismo
#LiteraturaSim
#PoesiaSim
#EleNão

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.