Proposta retira de Paulo Freire o título de patrono da educação brasileira

Por Murilo Basso.

Patrono oficial da educação brasileira, Paulo Freire pode deixar de sê-lo – se uma ideia legislativa apresentada no site do Senado prosperar.

A proposta revogaria a lei 12.612, de 2012, aprovada pelo governo e sancionada por Dilma Rousseff. São necessárias 20 mil assinaturas para que o tema seja debatido no Senado. Até a publicação desta reportagem, eram menos de 8 mil.

“Paulo Freire é considerado filósofo de esquerda e seu método de educação se baseia na luta de classes”, argumenta Stefanny Papaiano, autora da proposta, na página.“Os resultados são catastróficos e tal método já demonstrou em todas as avaliações internacionais que é um fracasso retumbante”, prossegue.

O educador e filósofo Paulo Freire é o criador da pedagogia do oprimido, fortemente influenciada pelas ideias marxistas.

O projeto de lei que transformou Paulo Freire em patrono da educação é de autoria da deputada federal Luiza Erundina (PSB-SP) e foi apresentado em 2005. Procurada, a assessoria de Erundina não se manifestou até a publicação desta reportagem.

O projeto de Erundina não chegou a ser apreciado pelo plenário: tramitou em caráter terminativo nas comissões de Educação da Câmara e do Senado – e teve unanimidade.

Divergência 

Célio da Cunha, professor da Universidade Católica de Brasília, classifica o projeto como “absurdo”. “Freire é não só o educador, mas o intelectual brasileiro que mais teve repercussão no exterior”, diz. “Seu legado é uma forma de educação que se aplica a todos os setores da sociedade; sua obra tem uma dimensão pedagógica a favor dos excluídos e segmentos pobres da população”, completa.

Mas para Miguel Nagib, fundador do movimento Escola Sem Partido, a lei precisa mesmo ser revogada. “Paulo Freire, de certo modo, é responsável pelo descalabro que é a educação no Brasil. Nesse sentido ele até mereceria ser citado com patrono”, ironiza. Nagib critica a lei proposta por Erundina: “O Escola Sem Partido apoia essa ideia. Foi uma leviandade do Congresso Nacional conceder esse título”.

Fonte: Gazeta do Povo

5 COMENTÁRIOS

  1. Se tirarem esse título do Paulo Freire, o Brasil terá chegado ao fundo do abismo da mediocridade e da indigência intelectual!

  2. Tomara que esse retrocesso seja o caos necessário para que o Brasil possa renascer das cinzas do atual desgoverno!

  3. O mundo é plural, as pessoas são diversas. Seja de que lado for você sempre terá um. Paulo escolheu o dele. diverso dos que insistem em afirmar que a neutralidade existe. Por si só eles desmentem sua própria tese. Por que sua ideologia deve ser seguida? Para que atenda as necessidades, os desejos de seu grupo. Para que o direito ao estudo seja exclusivo de uma fraçao da sociedade. Não importa se ao abrirem os olhos constatrem que há muitas diferenças, que o mundo é plural , que os os gostos são variados, que há vários ângulo em uma mesma paisagem…. Para esse grupo existe apenas uma verdade. A verdade deles. Muitos abraçam essa ideia sem ao menos se dar ao trabalho de ver com os próprios olhos, a preguiça e a falta de disciplina e talento para o estudo os tornam meros repetidosres de suas convicções. paulo ao contrário , em sua humildade, era capaz de ouvir , respeitar e entender o saber do outro. Independente de sua posição na sociedade. Mestre, sedento de liberdade e amor estimulava que fossemos ao encontro do nosso próximo, partilhassemos nossos saberes, construissemos novas hipóteses e estabelecessemos novas utopias. a uva é boa! a uva é gostosa! ela também é diversa, carrega em si as riquezas de sua origem…. da uva tudo se aproveita. aqueles que a cultivam podem saborea-la? Quantas especieis conhecemos? O que podemos produzir a partir desse fruto? Quais é a sua constituição? Quais as contribuições para nosso organismo? e para a economia? Interfere na nossa cultura/ vovô viu a uva. Onde? O que foi feito dela? A quem satisfez? que mistérios há nesses pequenos frutos? A raposa queria ou não aquela uva?
    Paulo ousou pensar, ousou propor o pensar coletivo, ousou afirmar que todos tem valor, todos são igualmente importantes, no diálogo, coletivamente vamos tornando nosso conhecimento mais amplo.
    com certeza seria mais fácil voltar à Idade Média sem a interferência de seu pensamento, crítico, criativo, que desperta em todos a curiosidade por toda a beleza que nos envolve.
    O que era comum na Idade Média? O que era feito aos que ousassem pensar e fazer novas descobertas? Podemos admitir que esse grupo faça a opção de atuarem como avestruz, sim afundem a cabeça ao solo e não vejam suas maravilhas. a liverdade é um valor.
    Mas estamos no século XXI, já conhecemos a lua, Marte, os satélites nos dizem por onde podemos ir com mais “segurança”… O mundo de fato não é plano!
    Apesar dos meus órgãos serem identificados como deste ou daquele gênero, a humanidade , sempre, abrigou pessoas cujos sentimentos são diversos.
    Medo, insegurança, hipocrisia, violência, egoísmo, exclusão, isolamento, fechamento, prisão… vaidade… juntos ou isolados só geram morte!

    Paulo Freire vive! Faz viver: boniteza, liberdade, criatividae, respeito, encontro, coletividade, fraternidade, cores, luzes, caminhos, dança, musica, ciranda… Amor pela vida!

    e você o que leva de Paulo Freirre?

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.