Projeto literário realiza seleção de contos e poemas escritos por mulheres

As mulheres figuram papéis centrais em diversas funções, mas a literatura brasileira ainda oferece menos destaque para obras de mulheres do que escritas por homens. Por isso, a Editora Desdêmona, de Passo Fundo/RS, decidiu dar foco para as vozes literárias femininas com seu primeiro projeto de publicação. A coletânea “As coisas que as mulheres escrevem” vai selecionar contos, poemas e crônicas feitos por mulheres para serem publicados sem custo algum às autoras.

Essa iniciativa surgiu através da autora Luciana Lhullier, como forma de resposta ao perfil de escritores publicados que foram estabelecidos por grandes editoras. Nesse ano foi divulgado o resultado de uma pesquisa do Grupo de Estudos em Literatura Brasileira Contemporânea, vinculado à Universidade de Brasília (UNB), sobre o perfil do romancista brasileiro, que se mantém o mesmo em quase 50 anos, com 70% de autores homens, sendo 90% deles brancos e moradores da região sudeste do país.

Luciana Lhullier

Para Luciana, é preciso refletir sobre esses índices e como eles representam a literatura brasileira. “Seria esse um indicativo de que as mulheres não escrevem ou simplesmente não são publicadas? Ou que a literatura feminina ainda não tem um espaço completamente estabelecido para desenvolver sua voz? Acredito que as mulheres escrevam, mas suas oportunidades de publicação são menores que as dos homens, por diversas razões, inclusive a de não imaginar que isso seja possível”, afirma a autora.

A partir desse cenário, surgiu a Editora Desdêmona que busca publicar e incentivar escritoras mulheres. A editora e o projeto foram lançados em junho deste ano, e desde sua apresentação mais de 70 textos de mulheres foram enviados para participar da seleção da coletânea, vindos desde do Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Minas Gerais até de escritoras brasileiras que vivem fora do país.

Seleção para coletânea

Para quem quiser participar da seleção, a editora está recebendo textos até o dia 15 de outubro que devem ser enviados para o e-mail[email protected]. Os trabalhos precisam ser em formato PDF, acompanhados por uma fotografia da autora e uma biografia de até dez linhas. Serão aceitos contos de até 15 páginas, crônicas de até 05 páginas e poemas (um ou mais de um) que ocupem até 05 páginas. As autoras com trabalhos selecionados não precisaram pagar nenhuma taxa sobre a publicação, porém os direitos autorais serão cedidos à editora.

Confira todas as instruções para o envio no edital do projeto, no link: https://goo.gl/AUTmyT e acompanhe a página da Editora Desdêmona, no Facebook, para receber mais atualizações sobre o projeto.

Facebook: Editora Desdêmona

Instagram: https://instagram.com/editoradesdemona

Contatos para a imprensa

[email protected]

Telefone: (54) 3046-0030

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.