Projeto expõe 20 instrumentos históricos da Astronomia e da Física

Quando: até 20 de novembro
Onde: Museu de Arqueologia e Etnologia (MArquE), UFSC
Quanto: Gratuito

O projeto de extensão da UFSC “Astronomia e Física vão à escola e à comunidade”, em parceira com o Museu de Arqueologia e Etnologia Oswaldo Rodrigues Cabral (MArquE), realiza exposição, gratuita e aberta ao público, composta por 20 instrumentos históricos da Astronomia e da Física. Venha, conheça e pergunte, de 3 a 20 de novembro, de terça a sexta, das 9h às 17h, na sala Elisabeth Pavan Cascaes, terceiro piso do Museu.

A exposição é feita de instrumentos que geram interações com o público de ordem manual (hands-on) e mental (minds-on). São instrumentos com contribuições importantes na história da Ciência, sendo escolhidos pelas suas potencialidades didáticas em relação aos fenômenos naturais. A partir da mediação, promovem curiosidade, surpresa e perguntas.

Os dez instrumentos históricos da astronomia dividem-se em três grandes categorias para interação: Medição de tempo, Medição de Ângulos (localização) e Predição de fenômenos astronômicos. Estes levarão ao público questionamentos e conhecimentos básicos sobre Astronomia, reforçando a importância dessa ciência para a história de diversas civilizações, bem como sua relação com a vida comum.

Os dez instrumentos e experimentos históricos da física aproximam o público aos conceitos relacionados com a cinemática e a dinâmica dos corpos. O objetivo com esses instrumentos, além de criar condições diretas de aprendizagem, é gerar perguntas que levem o público a pensar no funcionamento da natureza física que os envolve.

Alguns pensadores, inventores e cientistas na história do conhecimento humano, como Galileu, Arquimedes, Tycho Brahe, Papa Gregório, Iluminatus, Newton, Hiparco de Nicea, Ptolomeu, Copérnico, Aristhilos e Timocharis são representados nesta exposição.

Fonte: Calendário Floripa

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.