Projeto de reuso obrigatório de água das chuvas em edificações de Florianópolis é aprovado pela Câmara

Nesta segunda-feira (1), a Câmara Municipal de Florianópolis aprovou o Projeto de Lei Complementar nº 1.231/2013, que altera o Código de Obras e Edificações de Florianópolis e determina que todas as novas edificações comerciais e residenciais com área acima de 200m² construídas no Município deverão ter captação de água das chuvas para reuso de forma obrigatória.

De acordo com o projeto, o sistema de captação e reuso de águas pluviais deve ser submetido a tratamento sanitário com a finalidade de torná-las próprias para a reutilização em atividades que não exijam sua potabilidade, como por exemplo, pode ser usada para regar jardins, lavar calçadas e em vasos sanitários.

Segundo o oceanógrafo Raphael Autran, estudos técnicos constataram que a água da chuva vinda do oceano, na região de Florianópolis, é muito limpa, fato que pode, futuramente, ser uma fonte de captação para abastecer muitas casas, gerando autonomia e eficiência hídrica. “Como não temos indústrias no local, a água da chuva, dependendo da filtragem, pode ser própria até para beber”, ressalta.

Fonte: O Barato de Floripa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.