Pró-Música apresenta atração internacional na noite de hoje, feriado de 7 de setembro

Foto: Divulgação

A capital catarinense receberá o violoncelista Antônio Meneses e o pianista Cristian Budu em espetáculo gratuito no Teatro Pedro Ivo

Após quatro grandes apresentações de sucessos nos últimos meses – Ballet Giselle, Sonhos, Concertgebouw Chamber Orchestra & Sarah Chang e Pichas Zukerman & Angela Cheng – a Pró-Música de Florianópolis promove mais um espetáculo internacional na noite de feriado (07). Os prestigiados artistas Antônio Meneses e Cristian Budu encantarão a plateia com um programa que terá sucessos como Sonatas no 1 e 2 de J. S. Bach, Cantilena, Trenzinho Caipira de Villa Lobos e, o ponto alto da noite, a magistral sonata para violoncelo e piano de Rachmaninoff.

Um dos mais ativos e renomados violoncelistas da atualidade, Antônio Meneses começou a estudar violoncelo aos dez anos de idade e aos dezesseis conheceu o italiano Antonio Janigro, famoso violoncelista de quem foi aluno em Düsseldorf e Stuttgart. Em 1977 venceu o Concurso Internacional ARD, em Munique e em 1982 recebeu o 1.° Premio e a Medalha de Ouro no Concurso Tchaikovsky, em Moscou. Antonio Meneses apresenta-se com as mais prestigiadas orquestras nos palcos da Europa, das Américas e da Ásia, com maestros de renome como Claudio  Abbado, Gerd Albrecht, Herbert Blomstedt , Semyon Bychkov, Riccardo Chailly, Andrew Davis, Charles Dutoit, Neeme Järvi , Mariss Jansons, Riccardo  Muti, Andrè Previn, Kurt Sanderling, Yuri Temirkanov e Christian Thieleman.

 

Antônio foi membro do lendário Beaux Arts Trio durante dez anos (1998-2008). Realizou duas memoráveis gravações com Herbert von Karajan e a Orquestra Filarmônica de Berlim – Duplo Concerto para Violino e Violoncelo de Brahms, com Anne Sophie Mutter e Don Quixote de R. Strauss. Entre as suas gravações, destacam-se ainda as integrais das obras para violoncelo de H. Villa-Lobos, David Popper e C. P. E Bach, as Suítes para Violoncelo solo de J. S. Bach, peças para violoncelo e piano de Schubert e Schumann, com Gérard Wyss e também a obra completa de E. Elgar e H. Gál, com a Royal Northern Sinfonia, sendo esta última gravação indicada para um Grammy. Antonio Meneses é professor no Conservatório de Berna (Suíça) e orienta cursos de aperfeiçoamento na Europa, nas Américas e no Japão.

Cristian Budu, em 2013, tornou-se o primeiro brasileiro a vencer o 25º Concours International de Piano Clara Haskil, na Suíça. Esse prêmio tem sido considerado pela crítica no Brasil como a mais importante premiação a um pianista brasileiro nos últimos 20 anos. Além do grande prêmio, Cristian também arrebatou o prêmio do público e o prêmio Children’s Corner, vencendo também o concurso “WIld Card Ensemble Honors Competition” do New England Conservatory em Boston.

Cristian aperfeiçou seus estudos com Elsa Klebanovsky, discípula direta do renomado pianista Wilhelm Kempff. Brasileiro de origem romena, o jovem pianista é considerado um dos expoentes de sua geração. Dotado de musicalidade genuína e uma calorosa força de comunicação, sua personalidade artística e sensível pianismo vêm sendo internacionalmente reconhecidos. Foi laureado também com o primeiro lugar em diversos concursos nacionais, como o Concurso Nelson Freire (2010) e o Programa Prelúdio da TV Cultura (2007).

O evento  Antônio Meneses – Cristian Budu faz parte do movimento cultural Embaixador Pela Cultura, mantido por pessoas físicas e jurídicas de nossa comunidade e tem também o patrocínio do Ministério da Cultura, Engie, Oncologia Clínica Florianópolis e o apoio do Costão do Santinho Resort.

Para que este projeto inédito tenha continuidade, a Pró-Música precisa do apoio da comunidade. Todos estão convidados para que sejam também um dos embaixadores  ou colaboradores desta importante ação sociocultural, verdadeira democratização da cultura que permite o acesso gratuito de todos a um calendário artístico da mais alta qualidade.

 

Informações sobre o projeto EMBAIXADOR PELA CULTURA :

Neyde Coelho(48) 99971 1398  – [email protected]

Joice Dela Rocca (48) 99176 3498

Serviço

Antônio Meneses e Cristian Budu

Quando: 07 de setembro, às 20h30

Onde: Teatro Governador Pedro Ivo

Entrada Franca

Link evento Facebook: https://www.facebook.com/events/1789273344524164/

 

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.