Privatização da Saúde em SC está em debate

Enquanto o governo de Raimundo Colombo anuncia novas medidas de privatização e terceirização dos serviços públicos, a comunidade catarinense se organiza na defesa dos serviços prestados pelo Estado. Para preparar a continuidade da luta pela reabertura do Hospital Florianópolis sob 100% gestão pública, dia 12 de junho foi realizado o Seminário contra a privatização do SUS no auditório do Hospital Florianópolis, na capital.  O Seminário foi organizado pelo Fórum Catarinense em Defesa do SUS e Contra a Privatização da Saúde, do qual o Sintespe faz parte, e reuniu 70 pessoas, desde trabalhadores do hospital, representantes de sindicatos, do MST, parlamentares e comunidade organizada.
Os diretores do Sintespe Sebastião Amorim e Marileia Gomes participaram da atividade e coletaram adesões em abaixo assinado que pede à presidenta Dilma a revogação da Lei das OSs e contra a privatização do SUS e SAMU.
Após exposição da presidente do Sindsaúde –SC, Edileuza Fortuna, e do professor da UFSC, Irineu Manoel de Souza, ficou claro a todos os participantes que a hora é de ações da população que impeçam o desmonte da saúde pública. Pois, enquanto os banqueiros levam quase 50% do orçamento federal para salvar seus lucros ao ano, à Saúde restam pouco mais de 3% desse dinheiro. Em Santa Catarina, ao setor são destinados no máximo 12% do orçamento ao ano.

Privatização do Hospital Universitário em Debate

A tentativa de privatização do Hospital Universitário da UFSC, cuja gestão pode ser transferida à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, de capital privado, também foi debatida entre os presentes. De acordo com o professor da UFSC, Irineu Manoel de Souza, o Conselho Universitário tem até dia 30 de junho para decidir sobre o repasse da gestão.

Próximas Ações

Entre as ações definidas estão um novo seminário sobre a privatização do hospital da UFSC, que será realizado na terça-feira, dia 19/06, às 9 horas, no HU; o planejamento de um júri popular sobre as privatizações na Saúde e  a coleta de mais adesões no abaixo-assinado contra as privatizações. Uma nova reunião para discutir ações do Fórum para o Hospital Florianópolis contra as Privatizações está marcada para o dia 20/06, às 19horas, no Colégio Otília Cruz e outra geral para dia 27/06.
Em Joinville, dia 26/06, onde o governo anuncia a entrega da Gestão do Hospital Regional Hans Dieter Schmit para uma OS, haverá Audiência Pública na Câmara Municipal para debater a privatização na Saúde. No dia 27/06, o Conselho Municipal de Saúde também debaterá o tema.

Por Silvia Agostini Pereira (MTB/SC – 3890 – JP)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.